Sobre o projeto:
A bicicleta, meio de transporte eficiente, barato, que não polui o meio ambiente, constitui uma forma agradável de se praticar atividade física, sendo atraente para todas as idades, revelando-se também uma atividade de lazer. Mas andar de bicicleta envolve riscos de traumas. Em 2018 foram registrados 407 acidentes envolvendo ciclistas que resultaram em morte ao longo de 2018, em municípios do Estado de São Paulo, já em 2019, somente nos meses de janeiro e fevereiro, foram registrados 63 óbitos.
Para garantir a segurança deles e tentar diminuir o número alarmante de óbitos, a equipe Zwei desenvolverá um colete em arduino que sinaliza, por meio de luzes de LEDs.
Ele contará com setas para a direita e esquerda e um pisca alerta para avisar os motoristas e até outros ciclistas.
Luvas com botões serão usadas para que o ciclista possa dar comandos de maneira eficiente.
Pilhas recarregáveis serão utilizadas pois conseguem armazenar muito mais energia e assim operar por mais tempo, além de ter um preço acessível.
O colete possuirá o maior conforto e leveza possível para que não atrapalhe o rendimento do ciclista durante o trajeto, Será perfeito para dia a dia, pedais noturnos e corridas.
Os materiais utilizados para a montagem serão: colete fluorescente para aumentar a visibilidade, luvas, placa ESP, led's pequenos nas cores vermelho e amarelo, botões e pilhas. O aplicativo "Tinker Cad" auxiliará a equipe (Serão feitos testes nesse aplicativo).
Levará cerca de 3 meses para a conclusão do projeto. Ao seu término, ciclistas serão convidados para testar o equipamento e darem suas opiniões.
Membros da equipe:
Orientador: