O projeto Leitura e Processos de Criação une mediação literária e práticas experimentais de criação artística a partir de obras da literatura infantojuvenil brasileira. A proposta visa incentivar a leitura e a criatividade, explorando diferentes técnicas e materiais e desenvolvendo a educação estética.
Em cada oficina, os participantes têm contato com uma obra literária de um autor contemplado e, por meio da mediação literária, são incentivados a interpretar as narrativas de forma sensível e a vivenciar processos criativos com o uso de diferentes linguagens artísticas, transformando suas percepções literárias em criações individuais.
Buscamos promover o acesso à literatura de qualidade, valorizar os processos criativos e atuar na difusão da leitura, do livro e da literatura infantojuvenil brasileira.
Gabrielly Sierra é educadora com experiência em projetos educativos e pesquisas voltadas para mediação literária e literatura para as infâncias. Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2020), mestre em Educação e Formação pela Universidade de Lisboa (2022), e especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de Caxias do Sul (2025). Além dos projetos de leitura, atua com formação de professores e bibliotecários. É mediadora do Clube de Leitura - Temas sensíveis na literatura para a infância e educadora no projeto Literatura, tempo e memória desenvolvido em Centros de Convivência do Idoso (CCI).
2025