Plug-In City
Ilustração autoral
Plug-In City
Ilustração autoral
"As características fundamentais da arquitetura futurista serão a dispensabilidade e a transitoriedade. Nossas casas irão durar menos do que nós, cada geração deverá fazer sua própria cidade."
Archigram
O mundo pós Segunda Guerra é marcado por fortes revoluções tecnológicas as quais moldaram fortemente a maneira de como a humanidade se relacionar com o mundo. As novas invenções tecnológicas como novos meios de transporte e novos meios de comunicação moldarão a sociedade do século XX.
O Archigram, um grupo formado por arquitetos recém formados irá surgir no contexto da metade do século XX. A partir de colagens e misturas da cultura pop dos anos 60, o grupo irá projetar novos futuros, ideias urbanas caricatas da evolução tecnológica e construtiva do período.
Começando com um pequeno folheto, o grupo logo ganhou reconhecimento e começou a produzir revistas. A cidade agora não é mais bidimensional, a partir da utilização de megaestruturas a cidade ergue-se e projeta um novo urbano, o explorar de uma nova dimensão urbana questiona o avanço da cidade e a cidade se forma a partir da sobreposição de camadas sobre si mesma.
Ilustração retirada do Archigram Paper One
Bloco Capsula
Ilustração autoral
As novas cidades projetadas pelo grupo acompanham novas modalidades de ocupação. Uma delas é a casa capsula, pequenos módulos de habitação encaixados em uma megaestrutura.
O principal objetivo é uma habitação que acompanhe as necessidades do morador ao longo do tempo, possibilitando combinações entre capsulas, além de um funcionamento interno futurista que permite a customização por completo.
Planta Módulo Padrão
Vistas Módulo Padrão
Planta Adaptada, Primeiro Pavimento
Planta Adaptada, Segundo Pavimento
Isométrica/ Isométrica Explodida
Bloco Capsula
Ilustração autoral
As capsulas encaixam-se em uma megaestrutura com um partido radial. As conexões de encanação e abastecimentos se interligam.
A repetição do pavimento consegue elevar consideravelmente a quantia de moradores. As capsulas podem ser desanexadas se necessário e embutidas em outras caso o morador deseje, o que traz uma versatilidade tremenda.
Planta do Pavimento Tipo
Megaestrutura fixadora das capsulas
Vista da janela de uma capsula
A cidade Plug-In surge a partir dos conceitos trabalhados de modulação em edifícios em altura. A expansão vertical traz a criação de um meio urbano denso, onde a cidade ganhará sua terceira dimensão.
A partir da elevação permitida por uma grelha diagonal, as megaestruturas conectam-se e alcançam a estabilidade estrutural. A paisagem urbana se molda pela mistura e ritmo trazidos pela composição da infra-estrutura da cidade.
Corte Urbano
Croqui da Paisagem Urbana
O grupo Archigram tem seu contexto em um período de corrida espacial, marcado por significantes evoluções tecnológicas, a humanidade desenvolveu formas de alcançar o que era até então inalcansável.
As obras produzidas possuem um caráter otimista, um momento em que a tecnologia se molda às necessidades da sociedade.
Entretanto, esta idealização de cidade é marcada por um caráter consumista, ao modo que há o afastamento do campo e o enaltecimento do novo e do centro urbano, a cidade não tem conexão com seu passado. Consequente de uma busca e ansiedade futurista, a cidade sobrepõe em si mesma as vontades e desejos de uma juventude.