Representação da Cidade Industrial do século XIX
BENEVOLO, clique aqui para mais infortações
Representação da Cidade Industrial do século XIX
BENEVOLO, clique aqui para mais infortações
A cidade do século XIX é marcada pelas transformações causadas pela Revolução Industrial. O surgimento das industrias impacta a paisagem urbana com suas grande chaminés e a fumaça expelida que desce sobre a cidade.
A Revolução Industrial traz produtos mais baratos com a produção em massa. Este fator coloca em cheque alguns produtores artesanais, além disso abre a necessidade de manuseio do equipamento.
Pessoas que antes moravam no campo encontram nos centros urbanos a possibilidade de oportunidade, o que gerou um grande êxodo rural.
Entretanto, as pessoas que saíram do campo para a cidade em busca de trabalho não encontraram dignidade na sua permanência. O trabalho era extensivo e mal remunerado, as condições de moradia piores ainda.
O movimento campo-cidade superlotou os centros e o número de pessoas desempregadas aumentou. Todos estes problemas urbanos geraram uma série de reflexões ideológicas a respeito da sociedade do século XIX.
Representação da Cidade Industrial do século XIX
Retrato de Ebenezer Howard desenhado pelo autor.
Ebenezer Howard foi um urbanista que nasceu em Londres durante o ano de 1850. Sua percepção acerca da cidade o faz propor um modelo utópico, a cidade-jardim, o casamento entre cidade e campo.
Howard publica "Garden-cities of To-morrow" (Cidades-jardim do Amanhã), um manifesto acerca de como a cidade deveria ser.
Seus ideais formaram então o Movimento Cidade-jardim, onde diversos urbanistas da época irão se dedicar aos ideais propostos.
Howard faz o casamento da cidade e do campo com a Cidade-interior, um ambiente que irá conter as qualidade da cidade e do campo, o que suprimiria os defeitos destes espaços quando formados.
Desenho elaborado pelo autor a partir de croquis originais de Ebenezer Howard
A cidade então se organiza a partir de um arranjo radial. No centro teremos os equipamentos públicos, ao nos afastar um grande campo com o Palácio de Cristal que teria espaços de comércio.
Os espaços dedicados para habitação contam com extensas arborizações, como a formação do campo. Na extremidade da cidade encontramos então as indústrias.
A cidade também conta com bulevares e avenidas bem arborizadas. O plano de Howard também conta com o funcionamento do deslocamento da cidade, pois nela o transporte público seria protagonista no deslocamento dos cidadãos.
Desenho elaborado pelo autor a partir de croquis originais de Ebenezer Howard
Desenho elaborado pelo autor a partir das informações de croquis originais de Ebenezer Howard
Desenho elaborado pelo autor sobre como seria uma vista da Grande Avenida
Howard elege uma cidade central que contará com até 58.000 habitantes e cidades-satélites com 32.000. As satélites mais a cidade central totalizam 250.000 habitantes.
O limite populacional é um ponto importante para o desenvolvimento da cidade. Howard dizia que uma vez que o limite fosse acalçado, novas cidades precisariam ser construídas.
Estes novos assentamentos irão contar com afastamentos entre si, onde estarão localizadas as reservas ambientais, de abastecimento e também locais para desenvolvimento da agricultura e pecuária.
Mapa das cidades-jardim elaborado pelo autor com base nas informações de croquis originais de Ebenezer Howard
O movimento cidade-jardim se popularizou fortemente durante o século XIX. A primeira cidade que utiliza dos conceitos de Ebenezer é Letchworth, fundada com uma supervisão da Garden City Association (GCA).
A cidade segue os princípios de zoneamento industrial distante do centro urbano com o fechamento do cinturão verde.
Entretanto a cidade encontrou dificuldades nas aplicações dos ideais. Desde os fundos para a construção das habitações até o manter do limite populacional.
Desenho elaborado pelo autor a partir das informações de dados georreferenciados com o QGIS
Desenho elaborado pelo autor a partir das informações do projeto original de Letchworth
Desenho elaborado pelo autor a partir das informações do projeto original de Letchworth
Desenho elaborado pelo autor a partir das informações de croquis originais de Ebenezer Howard
A projeção de Brasília levou em consideração diversos debates modernos sobre o urbanismo. A capital conta com as aplicações das cidades-satélites e também do conceito de habitação e setorização proposto pela cidade-jardim.
O desenvolver das cidades satélites não foi o ideal, surgindo de maneira dispersa e não focado no desenvolvimento das mesmas.
Memória e Identidade: A formação de Brasília
A população também foi outro fator divergente dos ideais de Howard. O Plano Piloto possui sérias divergências com as outras cidades-satélites, tanto em sua forma quanto tipologia de moradias.
Mesmo com tipologia de apartamento, o Plano Piloto possui densidade demográfica inferior à Ceilândia, a cidade mais populosa da Região.
Informações da Codeplan