Programa de Simulação Pedagógica

em Educação e Ensino


Apresentação

Histórico

Na Universidade de Coimbra a formação de professores conta com um longo e profícuo historial.

Num passado recente, que remonta a início dos anos de 1980, na sua vertente pedagógica foi integrada a estratégia designada por microensino, em resultado de um trabalho iniciado pelo Doutor Nicolau de Almeida Vasconcelos Raposo, professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, assessorado por uma equipa constituída por Maria da Graça Bidarra, Maria Isabel Festas, Alexandre Ramires, Maria Augusta Nascimento, Maria da Piedade Vaz e Maria Helena Damião. O "Laboratório de Microensino", então criado, ficou sediado no Departamento de Matemática da universidade.

A referida estratégia originou diversos percursos de formação, focalizados em tarefas de análise, planificação, ensaio e observação, com suporte em técnicas de simulação pedagógica associada à videoformação. Em paralelo, tem sido realizada investigação que incide nessas tarefas.


Ver em: Raposo, N. A. V. (1988). Formação psicopedagógica de professores: balanço e perspectiva. Psychologica, 1, 143-154.

No presente

O Programa de Simulação Pedagógica em Educação e Ensino, oferecido pela mencionada Faculdade, constitui um percursos da dita metodologia. 

Numa perspectiva de investigação-acção, é guiado por dois objectivos:

Área de formação

O Programa situa-se na área pedagógica da formação inicial e da formação contínua.

Em termos de formação inicial:

Em termos de formação contínua:

Na interligação entre formação inicial e contínua:

Módulos

São quatro os módulos que concretizam o Programa:

1.º Módulo. De aluno a professor. Na aproximação entre universidade e escola, entre estudantes e profissionais, debatem-se os fundamentos da docência a partir do conhecimento do sistema educativo, da escola, da sala de aula e do ensino.

2.º Módulo. Consciência crítica. Analisam-se concepções de educação patentes no discurso educativo susceptíveis de orientar a acção profissional, num exercício que inclui três passos (explicitação, argumentação e comunicação) e é apoiado em grelhas específicas.

3.º Módulo. Planificação. Experimenta-se a tarefa substancialmente criativa que é a planificação micro-curricular. O âmbito de conhecimento é o da Cidadania, entendido como âmbito da Ética. Usam-se procedimentos pedagógicos para sistematizar e ponderar informação, tomar decisões e  explicitá-las.

4.º Módulo. Microensino. Numa linha exploratória e em contexto laboratorial, trabalha-se em pequenos grupos o aperfeiçoamento de competências pedagógicas. A dinâmica traduz-se em ciclos de planificação, ensaio e observação-reflexão, sustentados em técnicas de role-play e videoscopia e no uso de grelhas específicas,

Iniciativas

Concluídas

No âmbito da formação inicial:

1.º Módulo. De aluno a professor. Módulo complementar de formação inicial docente 

3.º e 4.º Módulos. Planificação e Microensino

Co-organização do volume comemorativo do vigésimo ano de publicação da Revista Educação e Emancipação. Dossiê temático Formação continuada de professores da educação básica: investimento no processo de emancipação humana, vol. 15 n.º 3, set./dez de 2022. 

Previstas (para 2022/2023)

No âmbito da formação inicial:

2.º Módulo. Consciência crítica

3.º e 4.º Módulos. Planificação e Microensino

Co-organização de "caderno temático" da Revista Portuguesa de Pedagogia com o título "Formação inicial de professores: Finalidades da educação escolar, essência do ensino e estruturas formativas", a publicar em Junho de 2023.

No âmbito da formação contínua

Acções de formão acreditadas pelo Conselho Científico e Pedagógico de Formaçã