A finalidade deste projeto é incentivar o aprendizado e a prática de Idiomas para os estudantes assistidos pelo EDUCAR, com uma frequência semanal de no mínimo 02 aulas por semana para todos os alunos. Uma parceria com o Núcleo de Conversão de Idiomas do CAP.
O objetivo desse projeto é promover oficinas práticas nas áreas de matemática, ciências (física, química e biologia) e até mesmo em engenharia para os alunos atendidos pela ONG, com uma periodicidade semanal, isto é, pelo menos 01 oficina por semana para todos os alunos. Dessa forma, espera-se motivar ainda mais o gosto pelos estudos, através de uma rotina diferente de uma aula tradicional.
A principal ação desse projeto é auxiliar os alunos atendidos pela ONG no desenvolvimento de suas tarefas escolares de todas as disciplinas (português, matemática, geografia, história, inglês, ciências e até mesmo física, química e biologia para os alunos do Ensino Médio). Para esse auxílio, na maioria das vezes, se faz necessário, revisitar e explicar o conteúdo relacionado à tarefa. Esse é o projeto que abrange a maior quantidade de tarefas, já que a ação deve ser diária, de segunda a sexta e abrange várias disciplinas. O desenvolvimento desse projeto conta com a ajuda de voluntários da UFSJ que são selecionados todo período, para que os reforços atinjam o maior número de crianças.
Este projeto tem como objetivo divulgar o CAP/UFSJ para os alunos e mostrar-lhes a grande oportunidade que eles possuem de melhorar as suas vidas através do estudo. Muitos não sabem o que é o ensino superior e, muito menos, que existe uma universidade federal gratuita e com ensino de qualidade bem ao lado deles. Além disso, o projeto prevê a promoção de uma mostra de profissões, rodada de palestras com professores e alunos do CAP, empresários e políticos da região, assim como funcionários de algumas empresas multinacionais presentes na região.
Já a principal ação desse projeto é a organização de uma gincana do conhecimento com periodicidade semestral. A ideia é dividir os alunos em 3 níveis de conhecimento, de acordo com suas faixas etárias e organizar um evento desse por semestre. A gincana consiste de uma competição entre equipes de alunos (que devem ser previamente escolhidas e organizadas) cujas tarefas são preparadas pela equipe responsável por esse projeto e podem variar desde um jogo de perguntas e respostas do tipo "torta na cara", até uma pesquisa na internet (a ONG dispõe de laboratórios de informática com acesso à internet) ou a construção de algum protótipo utilizando materiais recicláveis.