Programa das 7 Palavras
Autora: Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida (2018)
Autora: Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida (2018)
MÉTODO COM ENFOQUE NA VIA LEXICAL DE ACESSO AO MATERIAL ESCRITO
O Método das 7 Palavras é um método que se foca nas duas vias de acesso ao material escrito: VIA FONOLÓGICA E VIA LEXICAL. É uma proposta para ser usada em intervenção especializada, ministrada por professor de Educação Especial, que tem como objetivo trabalhar áreas específicas da linguagem. Não tem, portanto, como objetivo substituir a abordagem usada em contexto de sala de aula.
Para aprender a ler numa língua alfabética como é o português, é fundamental aprender o código alfabético e conseguir automatizar o procedimento de conversão grafo-fonológico (Morais, 2012). Por esta razão, o uso de programas que se foquem em métodos globais, para além de terem de integrar momentos de treino de conversão grafo-fonológico, são opção - enquanto modalidade a privilegiar - apenas quando se constata que dificilmente se conseguirá aceder à leitura (à sua função: compreensão) com o recurso a estes métodos.
São conhecidos diversos métodos globais (Método das 28 palavras, Método natural).
A opção pela construção deste método - Programa das 7 Palavras - deveu-se à necessidade de se criar um programa pensado para alunos mais velhos, mas que pode ser usado a partir do 3.º ano de escolaridade, para ser usado em contexto especializado. A forma de se conseguir aceder à função da leitura (recordamos que é a compreensão) com alunos com défices gerais acentuados cognitivos e défices fonológicos é treinar com os alunos o máximo de palavras possível, palavras que eles irão encontrar frequentemente em textos atuais e futuros.
Para além disso, considerei que, sendo fundamental trabalhar o sistema linguístico na sua totalidade, níveis superiores e o nível mais baixo, o programa teria de contemplar essas duas vertentes.
Fátima Almeida | 2018