Planejamento

Professor, eu vou faltar aula que vem, tem algum problema?

Professor, eu não fui a aula do Senhor semana passada porque não tinha carro.

Saiba faltar. Aproveite bem o seu direito à falta. Se puder vir, venha, faça de tudo para estar presente, porque vai chegar o dia em que você precisará faltar de fato e não vai ter mais como, porque você gastou os 25% de direito em ausências perfeitamente contornáveis. A aula é um momento importante e único, valorize a sua conquista: a de estar estudando numa Universidade pública, uma das melhores do Nordeste. Priorize esse momento. Na aula, as ideias são ventiladas, discutidas, é o momento de participar, falar, comentar, tirar dúvidas, ouvir e socializar o conteúdo. Também é uma oportunidade para você observar outros elementos como a didática e a dinâmica em sala, afinal você está num curso de licenciatura.


Professor, ela estava aqui na primeira parte da aula, ela só foi bem ali, posso assinar pela minha amiga? Professor, eu vou ter que sair por causa do ônibus, tá bom?

A chamada será feita em dois momentos, no fim da primeira metade da aula e no final da aula. Fique atento ou atenta. A chamada é pessoal e intransferível, ajude seu colega de outras maneiras mas não assim. Horário oficial das aulas:


Manhã: 7:30h às 9:00h e 9:20h às 11:00h

Noite: 18:30h às 20:00 e 20:20h às 22:00h


Professor, o senhor acha que só tem a sua disciplina, é? É pra ler todo? É muita coisa! Eu trabalho.

Claro que não. Ainda bem que não existe só minha disciplina. Planeje bem seus estudos, não procrastine. Todo dia, veja as tarefas que você precisa cumprir, anote-as num caderno ou numa folha de papel. Aquelas tarefas que lhe dão maior prazer, deixe-as para o fim do dia ou quando você tiver terminado suas obrigações, para você curtir sem culpa, tranquilo, na paz. Procure encontrar também o sabor de aprender, é o único prazer que não se esgota! Observe quanto do seu tempo está ocioso e que poderia ser preenchido por uma leitura: fila de banco, espera de transporte ou de uma consulta etc. Leve sempre um livro com você. Agora, a dica mais importante: durma cedo e acorde cedo! De manhã, tudo se renova, inclusive os pensamentos. Sei que não é fácil, ainda mais se você estuda à noite, mas este é um hábito muito saudável. Caso não seja possível dormir cedo, veja como está o seu sono, tente melhorá-lo! O sono é muito importante para o cérebro processar o que foi aprendido. Encare as leituras indicadas como algo que vai ajudar a sua vida, encare-as como prazer e desafio, e não como uma obrigação insuportável!


Professor, meu computador quebrou e eu fiquei sem internet, posso entregar o questionário amanhã? Professor, tem que ser digitado?

Imagine se seu celular quebrar com todos os seus contatos do what's app! Acredito que virá uma solução rapidamente! Todos os prazos estão definidos no início do semestre, se você se programar, imprevistos como este será de fácil solução.


Professor, eu não vou poder participar do seminário, mas eu ajudei que só, como fica a minha situação?

A sua situação não é muito boa nestas condições. Quer dizer, você será avaliado apenas com um total de 05 pontos, os outros cinco você seria avaliado no seminário. Aliás, não falte também os seminários das outras equipes, tudo isto faz parte do aprendizado, tenha uma visão mais global da sua formação.


Corpo e alma!

Gente, não adianta estar pela metade nas aulas! Não quero que vocês estejam lá pela presença, só com o corpo e a cabeça noutro canto. Nem gostaria que vocês utilizassem nossas aulas para “aproveitar” o tempo e fazer alguma atividade sua que está pendente, seja do trabalho ou de outra disciplina! (Não folhei revista da Avon!) Tão pouco me interessa você estar em casa meditando na nossa aula! “Professor, eu não fui, mas minha cabeça estava na aula!” Você será muito bem-vindo ou bem-vinda desde que esteja com o coração aberto para participar.