O Prof. Carlos Alberto Gomes Cardim pertencia a tradicional família, nasceu em São Paulo, a 10 de fevereiro de 1875 e faleceu a 2 de junho de 1938. Foram seus pais, O Comendador e Maestro João Pedro Gomes Cardim , nascido em Setubal e Dona Ana Amélia Monteclaro Gomes Cardim, nascida no Rio Grande do Sul. Era casado com a Senhora Inês Lacerda Gomes Cardim e teve com ela 10 filhos: Dr. João Carlos Gomes Cardim, médico e assistente do Instituto de Educação; Dr. Carlos Alberto Gomes Cardim Filho, Engenheiro Arquiteto e Diretor do Departamento de Urbanismo da Prefeitura de São Paulo; Drs. Paulo Gomes Cardim e Sylvio Lacerda Gomes Cardim, advogados; Prof. Pedro Augusto Gomes Cardim, diretor do Grupo Escolar Júlio Ribeiro; Capitão Alcebiades Gomes Cardim; Oscar Gomes Cardim, compositor e perito em Belas Artes; Oswaldo Lacerda Gomes Cardim, diretor do serviço de fiscalização artística da secretária do governo e as professoras Amélia Gomes Cardim e Zilda Gomes Cardim.
Prof. Carlos Alberto Gomes Cardim iniciou os seus primeiros estudos no Externato Araújo. Em 1894, recebeu o diploma de professor pela escola normal de São Paulo. Conseguiu em 1895, por concurso, uma escola isolada em São Paulo.
Estava no exercício desta modesta escola isolada, quando recebeu o honroso convite de Miss Browne, para ir trabalhar na escola modelo Prudente de Morais, foi convidado por Gabriel Prestes, para trabalhar sob sua direção, como professor no curso complementar (hoje Escola Normal); trabalhou depois sob a direção de Alberto Sales, como auxiliar do Dr. Oscar Tompson, na Escola Normal e sob a direção do Dr. Rui de Paula Souza, passou a exercer o cargo de inspetor técnico.
Não só em São Paulo, o professor Gomes Cardim prestou seus valiosos serviços pois em 1908 foi convidado para ir ao estado do Espírito Santo afim de reformar o ensino primário e secundário. Voltando a São Paulo, em 1913, foi nomeado lente de psicologia da Escola Normal Secundária.
Em seguida, nomearam-se para sub-diretor da Escola Normal, foi vice diretor da Escola Normal do Braz, deixando esse cargo que exerceu de 12 de junho de 1922 a 10 de outubro de 1924, para ir assumir idêntico cargo na Escola Normal da Praça, à qual dedicou quase toda a sua vida. Depois, foi nomeado diretor desse mesmo estabelecimento.
Prestou inestimáveis serviços ao ensino público, tendo sido fundador da primeira Biblioteca Infantil, do curso primário, em São Paulo e no Brasil.
Foi ainda o Professor Carlos Alberto Gomes Cardim catedrático do curso dramático e diretor do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, continuando assim a obra de seu irmão, o Dr. Pedro Augusto Gomes Cardim, fundador daquela tradicional instituição de arte paulista.
Durante sua vida ativa e trabalhosa, ainda o Professor Gomes Cardim escreveu os seguintes livros didáticos: " Cartilha Infantil", uma das primeiras cartilhas analíticas, cuja primeira edição foi em 1908; "Tradições Nacionais", livro escrito para a mocidade de nossas escolas, de um brasileirismo puro; "As comemorações cívicas" e as festas escolares, livro em que encerrou suas comédias, monólogos referentes aos fatos cívicos escolares. "A música pelo metódo analítico"; "Compêndio de Algebra", "O Nefelibata", "Mistério Desfeito", "Clarinha", "Quem nasceu pra dez réis..." (comédias), "A vindita" drama fundado em fato histórico; "Iolanda" melodrama histórico e "Matando o tempo" fatos e impressões.
Representante de tradicional família paulista, o Professor Carlos Alberto Gomes Cardim gozava de grande simpatia no seio do professorado, tendo desenvolvido sua atividade educacional, por mais de 30 anos.
Faleceu em 2 de junho de 1938. O Sr. Diretor do Instituto de Educação da Universidade de São Paulo, (hoje, Instituto de Educação Caetano de Campos), logo que teve notícia do falecimento do mesmo, mandou suspender as aulas e hastear a bandeira em funeral, por 3 dias, tendo designado uma Comissão de Professores para representar o Instituto de Educação, nas últimas homenagens que foram prestadas ao extinto Prof. Carlos Alberto Gomes Cardim.
Dentre outras homenagens, o Governo do Estado, decretou que fosse dada a denominação de "Prof. Gomes Cardim" ao Grupo Escolar desta Capital, situado à Avenida Lacerda Franco, no Cambuci.
Biografia retirada do livro: Consagração Pública de um Emérito Educador Paulista - Professor Carlos Alberto Gomes Cardim 02/06/1950 - São Paulo.
Em 1915 , Carlos Alberto Gomes Cardim, sentado (oitavo da esquerda para direita) com a turma de professores que se formaram com ele em 1890, comemorando os 25 anos de formados. - https://caetanistas78.blogspot.com/2011/12/carlos-alberto-gomes-cardim.html
Em 1925, como diretor geral (terceiro da direita para esquerda) na ponta esquerda, o diretor Arnaldo de Oliveira, no dia da posse de Carlos Alberto Gomes Cardim, no prédio do Jardim de Infância demolido em 1939. - https://caetanistas78.blogspot.com/2011/12/carlos-alberto-gomes-cardim.html
Professor Gomes Cardim com os seus alunos do 4º ano em 1914 , na Escola Normal Primária. Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos/ CRE MARIO COVAS/EFAPE/SEDUC-SP.
Lembrança da missa de 7º dia, em 1875. Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos/ CRE MARIO COVAS/EFAPE/SEDUC-SP.
Capa da Cartilha Infantil pelo Méthodo Analytico (9* edição - 1919), de Prof. Carlos Alberto Gomes Cardim. Centro de Referência em Educação Mário Covas - EFAP/SEE - SP.
Capa de Cartilha Infantil pelo Méthodo Analytico (9* edição, página 14 - 1919), de Prof. Carlos Alberto Gomes Cardim. Centro de Referência em Educação Mário Covas - EFAP/SEE - SP.
Partitura com músicas pelo método Analítico de Prof. Carlos Gomes Cardim e João Gomes Junior, em 1926. https://caetanistas78.blogspot.com/2011/12/carlos-alberto-gomes-cardim.html
Inauguração do Museu em homenagem ao nosso patrono - Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos/ CRE MARIO COVAS/EFAPE/SEDUC-SP.
Inauguração do Museu em homenagem ao nosso patrono - Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos/ CRE MARIO COVAS/EFAPE/SEDUC-SP.