Nesse tema, conheceremos os principais movimentos dos corpos celestes e sua relação com as atividades de nosso cotidiano.
Você já percebeu que durante o verão, além da temperatura média ser mais alta, os dias claros são mais longos?
Você consegue ver a Lua no céu onde mora? Todas as noites a Lua tem a mesma aparência no céu?
Será que o ambiente interfere em atividades cotidianas dos seres vivos?
Apesar de não parecer, a Terra está em constante movimento. Quando tomamos o referencial Sol em repouso, temos dois dos principais movimentos da Terra:
clique nesse LINK para saber mais!
Rotação – A Terra gira em torno de seu eixo, no sentido oeste para leste. Esse movimento provoca a sensação de que o Sol e demais astros se movem de leste para oeste no céu – o movimento aparente. Movimento aparente é a sensação de que o Sol e demais astros giram ao redor da Terra. Uma volta completa tem duração de 23h56min, e resulta no ciclo de dia e noite: a região voltada ao Sol é dia, que depois de algumas horas estará na direção oposta e será noite.
clique nesse LINK para saber mais!
Translação – Volta que a Terra – e os demais planetas – dá ao redor do Sol em sua órbita elíptica. Tem duração de 365 dias e 6 horas, que corresponde ao ciclo anual. De acordo com a Primeira Lei de Kepler, o Sol está levemente afastado do centro da órbita da Terra, e isso faz com que em determinado momento a Terra se encontre um pouco mais próxima (periélio) ou um pouco mais distante (afélio) do Sol.
clique nesse LINK para saber mais!
O eixo de rotação da Terra está inclinado em 23,5º em relação à eclíptica. Eclíptica é o plano da órbita da Terra.
Essa inclinação faz com que regiões da Terra recebam quantidades diferentes de raios solares ao longo do ano, que, juntamente com a translação, são os principais responsáveis pela ocorrência das estações do ano.
clique nesse LINK para saber mais!
A forma como os raios solares incidem sobre a Terra durante a translação determina as estações climáticas, que mudam gradualmente em períodos de três meses:
clique nesse LINK para saber mais!
Solstício de junho – Acontece por volta do dia 21 de junho. Nessa data, o Hemisfério Norte recebe maior quantidade de raios solares, incidindo diretamente sobre o Trópico de Câncer e marcando o início do verão, com o dia mais longo e a noite mais curta do ano naquela região. Já no Hemisfério Sul ocorre o oposto, e inicia-se o inverno, com o dia mais curto e a noite mais longa do ano. No Polo Norte há regiões que recebem luz do Sol durante 24 horas sem interrupção, fenômeno chamado de Sol da meia noite. No Polo Sul, por sua vez, há regiões que podem ficar 24 horas sem receber a luz do Sol.
clique nesse LINK para saber mais!
Equinócio de setembro – Acontece por volta de 21 de setembro. Nessa data, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de raios solares, que estão incidindo diretamente sobre a Linha do Equador e as noites e os dias têm mesma duração. Inicia o outono no Hemisfério Norte, pois a duração dos dias se tornará cada vez mais curta em relação à noite, e a primavera no Hemisfério Sul, com a duração dos dias cada vez mais longa em relação a duração das noites.
clique nesse LINK para saber mais!
Solstício de dezembro – Acontece por volta do dia 21 de dezembro. É o dia em que o Hemisfério Sul recebe maior quantidade de raios solares, incidindo diretamente sobre o Trópico de Capricórnio com o dia mais longo e a noite mais curta, dando início ao verão. No Hemisfério Norte, esse é o dia mais curto e a noite mais longa, que marcam o início do inverno naquela região. No folclore mundial, temos a figura do Papai Noel nessa época, e ele veste roupas de frio em um cenário de neve e frio, devido suas origens: regiões da Finlândia, no norte da Europa, durante o inverno naquela região. Próximo da casa do Papai Noel, fica o Polo Norte em que há regiões que podem ficar 24 horas sem receber luz solar. Já no Polo Sul há regiões que recebem luz do Sol durante 24 horas sem interrupção, fenômeno chamado de Sol da meia noite.
clique nesse LINK para saber mais!
Equinócio de março – Acontece por volta de 20 de março. Os raios solares incidem igualmente nos dois hemisférios, diretamente sobre a Linha do Equador, e os dias e as noites têm mesma duração. Inicia a primavera no Hemisfério Norte, com a duração dos dias cada vez mais longa em relação a duração das noites, e o outono aqui no Hemisfério Sul, pois a duração dos dias se tornará cada vez mais curta em relação à noite.
clique nesse LINK para saber mais!
01. Por que vemos o Sol e demais astros se moverem no céu ao longo do dia ou da noite?
02. Qual é o movimento responsável pela formação dos dias? Como é esse movimento?
03. Se o eixo da Terra fosse vertical sem inclinação, como seriam as estações do ano?
04. O que caracteriza o solstício? Por quê é inverno em um hemisfério enquanto é verão no outro?
05. O que são equinócios? O que os caracteriza?
06. Por que a figura do Papai Noel é representada com roupas de frio se é verão durante o Natal?
Um copo, uma bola, uma caneta, tudo o que largarmos de nossas mãos vão para no chão.
Newton observou isso e formulou a Lei da Gravitação Universal: “se dois corpos possuem massa, eles sofrem a ação de uma força atrativa proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional a sua distância”.
clique nesse LINK para saber mais!
Quanto maior a massa de um corpo, maior será sua influência gravitacional sobre outros corpos, é o caso de estrelas e planetas. Quanto menor a massa de um corpo, maior será sua capacidade de ser influenciado gravitacionalmente, nós por exemplo.
A Terra e a Lua exercem forças gravitacionais, porém a força da Terra é muito maior do que a da Lua, já que nosso planeta tem 82 vezes mais massa que a Lua.
Um astronauta que esteja no espaço entre a Terra e a Lua será atraído gravitacionalmente para a Terra.
clique nesse LINK para saber mais!
A força gravitacional exercida pela Terra sobre a Lua torna possível que a Lua orbite a Terra sem se perder no espaço.
E a velocidade com que a Lua gira ao redor da Terra faz com que ela não caia em nosso planeta. A Lua se move a 3 700 km/h.
De acordo com a Primeira Lei de Kepler, a órbita da Lua é elíptica, e apresenta um momento de maior aproximação (perigeu) e um momento de maior afastamento (apogeu) da Terra.
clique nesse LINK para saber mais!
Pedaços de rochas espaciais que passam perto da Terra são atraídos pelo campo gravitacional de nosso planeta. Ao entrar na atmosfera, se incendeiam devido ao atrito com o ar, formando o que chamamos de estrelas cadentes.
Muitas rochas invadem nossa atmosfera por ano, e a maioria delas se queima por completo, às vezes em grandes quantidades, as chuvas de meteoros.
clique nesse LINK para saber mais!
Os foguetes são equipamentos com propulsores, capazes de levantar voo e vencer os efeitos da gravidade.
A maior parte de um foguete é preenchida com combustível e, à medida que o foguete sobe e consome o combustível, partes se desconectam, deixando o foguete mais leve e mais estável.
Para voltar a Terra, um foguete necessita de pouco combustível, já que a força gravitacional da Terra auxilia na reentrada e na descida até o solo.
clique nesse LINK para saber mais!
Satélites artificiais permitem o funcionamento de equipamentos de comunicação: telefonia celular, transmissão de canais de televisão, rádio e internet, e a navegação por GPS.
São lançados acoplados em foguetes e permanecem orbitando a Terra.
clique nesse LINK para saber mais!
07. O que faz com que a Lua orbite a Terra sem se perder no espaço ou cair na Terra?
08. O que é a Lei da Gravitação Universal?
09. Por que o astronauta que esteja entre a Terra e a Lua é atraído para a Terra e não para a Lua?
10. O que são estrelas cadentes? E como esses objetos se formam?
11. Por que os foguetes precisam de tanto combustível para funcionar?
12. Para que servem os satélites artificiais?
Você já reparou que o formato da Lua vai mudando com o passar das noites?
A Lua é o astro mais próximo da Terra, fica a cerca de 384 000 km, e é o nosso satélite natural.
clique nesse LINK para saber mais!
Assim como os planetas, a Lua não possui luz própria: a luz que observamos é a porção da Lua iluminada pelo Sol e refletida até nós.
As condições que a Lua apresenta não possibilitam que existam seres vivos morando nela.
Não há atmosfera, nem água líquida, e a temperatura varia entre 100 ºC positivos e 150 ºC negativos.
clique nesse LINK para saber mais!
A Lua gira em torno da Terra, de forma elíptica, no movimento de revolução. Ela também executa o movimento de rotação, girando em torno de seu próprio eixo.
Seu período de rotação é igual ao seu período de revolução, cerca de 29,5 dias, o que faz com que vejamos sempre a mesma face da Lua no céu.
Em sua órbita elíptica, há um momento em que a Lua está mais próxima da Terra, ponto denominado perigeu. Em outro momento, a Lua encontra-se mais distante de nosso planeta, chamado de apogeu.
clique nesse LINK para saber mais!
A órbita da Lua é inclinada em 5,2 graus em relação à órbita da Terra. Por isso, a Lua quase sempre recebe luz do Sol, sem que a Terra bloqueie essa passagem de luz.
Às vezes, a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol ou exatamente atrás da Terra em relação ao Sol, causando os eclipses.
clique nesse LINK para saber mais!
A porção iluminada da Lua muda com o passar dos dias devido aos movimentos de rotação e translação da Lua e da Terra.
Um ciclo lunar, que é o período entre uma lua cheia e a próxima lua cheia, tem duração aproximada de 29,5 dias.
Como a Lua se move, ela se posiciona em pontos diferentes no espaço, e como é o Sol que a ilumina, sua parte iluminada será vista da Terra de um modo diferente com o passar dos dias.
clique nesse LINK para saber mais!
Lua Cheia – A parte iluminada da Lua pode ser vista inteira daqui da Terra, e durante a noite toda. A Lua está posicionada do lado oposto ao Sol, e é nessa fase que podem ocorrer os eclipses lunares. A lua cheia que ocorre após o equinócio de março determina a data da Páscoa, que sempre será no primeiro domingo após essa lua cheia.
clique nesse LINK para saber mais!
Quarto Minguante – Vemos apenas parte da Lua iluminada, com o formato de uma letra D no hemisfério Sul, e ao longo dos dias ela vai ficando cada vez menor. A Lua pode ser vista entre a madrugada e início da manhã.
clique nesse LINK para saber mais!
Lua Nova – Conforme a Lua se movimenta, a face voltada para a Terra vai recebendo cada vez menos luz, até o momento em que não é possível vê-la no céu. Nessa fase, podem ocorrer os eclipses solares, pois a Lua se encontra entre a Terra e o Sol. Dias após o início dessa fase, já é possível voltar a observar parte da Lua iluminada.
clique nesse LINK para saber mais!
Quarto Crescente – A parte iluminada da Lua visível da Terra apresenta o formato da letra C no hemisfério Sul, e vai aumentando gradativamente ao longo dos dias. Podemos ver a Lua entre o final da tarde e início da noite.
clique nesse LINK para saber mais!
As marés ocorrem, principalmente, devido à atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra. A gravitação do Sol também influencia nas marés.
As marés são oscilações no nível dos oceanos, e ocorrem através da combinação ou anulação de forças gravitacionais entre a Lua e o Sol.
clique nesse LINK para saber mais!
Maré de sizígia – Resultado da combinação da atração gravitacional da Lua e do Sol, quando a Lua está na fase cheia ou nova.
Maré de quadratura – Anulação da atração gravitacional do Sol pela Lua, quando a Lua está na fase crescente ou minguante.
clique nesse LINK para saber mais!
13. A Lua é o objeto celeste mais brilhante no céu noturno. De onde vem o seu brilho?
14. Por que a Lua tem tantas crateras em sua superfície? Como são as condições nela?
15. Por que, mesmo a Lua estando atrás da Terra em relação ao Sol, ela continua recebendo luz solar?
16. Pesquise e escreva qual a relação entre o ciclo lunar e a duração das semanas e meses na contagem do tempo.
17. Observando a Lua, podemos notar que sua porção iluminada varia ao longo do mês. Por que isso ocorre?
18. Qual a relação das fases da Lua com as marés?
Quando a Lua está alinhada atrás da Terra em relação ao Sol, sabemos que a fase é de lua cheia. Mas como essa luz chega até a Lua se a Terra está em frente a ela?
A órbita da Lua é inclinada, recebendo luz solar mesmo quando está atrás da Terra.
Em algumas situações, a Terra bloqueia parte da luz solar, causando o eclipse lunar.
clique nesse LINK para saber mais!
Os eclipses lunares ocorrem somente à noite. Quando a Lua é encoberta pela sombra da Terra, ela fica com tons avermelhados, pois a atmosfera terrestre desvia esse tom de luz para a Lua.
Recebendo luz solar, a Terra projeta dois tipos de sombra: a umbra em que não há iluminação direta do Sol, e a penumbra em que parte da luz solar é bloqueada.
Dependendo da posição da Lua, podem ocorrer três tipos de eclipses lunares:
clique nesse LINK para saber mais!
Eclipse Lunar Total – Quando a Lua entra completamente na umbra, não recebendo luz direta do Sol.
Eclipse Lunar Parcial – Parte da Lua fica na umbra e parte na penumbra, vemos somente a parte da Lua iluminada, que está na penumbra.
Eclipse Lunar Penumbral – Quando a Lua entra na penumbra, a diferença de luz é mínima e não percebemos esse tipo de eclipse.
clique nesse LINK para saber mais!
A Lua é a protagonista do céu noturno. Além das suas fases, das marés e dos eclipses, outros fenômenos envolvem a Lua.
Lua Azul – Segunda lua cheia em um mesmo mês. Ocorre em intervalos de dois anos, devido a diferença na duração de um ciclo lunar e a duração dos meses (29,5 dias, 28 a 31 dias).
Superlua – Lua cheia durante o perigeu, mais próxima da Terra. A Lua se torna aparentemente maior e mais brilhante, podendo chegar a 30% essa diferença em relação ao apogeu.
Lua de Sangue – Lua durante o eclipse lunar, quando recebe tons avermelhados de luz. A Lua fica com coloração avermelhada, pois a atmosfera da Terra reflete tons avermelhados vindos do Sol.
clique nesse LINK para saber mais!
O alinhamento na seguinte ordem: Sol, Lua e Terra, podem causar o eclipse solar. Os eclipses solares ocorrem somente durante o dia.
No eclipse solar, a Lua encontra-se na fase de lua nova, e a luz solar é bloqueada a ponto de podermos ver estrelas no céu em pleno meio do dia. A Lua também projeta umbra e penumbra.
clique nesse LINK para saber mais!
Eclipse Solar Total – Ocorre quando a luz solar é encoberta pela Lua no perigeu, escurecendo o céu. A projeção da umbra da Lua dura apenas poucos minutos, e logo o dia clareia.
Eclipse Solar Parcial – Quando parte do Sol é bloqueado pela umbra da Lua, podemos ver o Sol com formato de C. Nesse tipo de eclipse, o céu não escurece, e dura poucos minutos.
Eclipse Solar Anular – Bloqueio da luz solar pela Lua no apogeu, sendo observado um anel luminoso ao redor da Lua. A Lua no apogeu se encontra mais distante da Terra, por isso não consegue encobrir todo o Sol, e o dia não escurece.
clique nesse LINK para saber mais!
Os eclipses solares são mais frequentes do que os eclipses lunares, porém só são vistos de pequenas regiões da superfície terrestre, enquanto os eclipses lunares podem ser visualizados por toda a metade da superfície terrestre, quando ocorrem.
clique nesse LINK para saber mais!
Os eclipses lunares podem ocorrer até três vezes por ano, inclusive em mesmas regiões. Em 2024, ocorrerão dois eclipses lunares: um na madrugada de 25 de março e outro na madrugada de 18 de setembro; ambos serão visíveis daqui de nossa região.
Já os eclipses solares podem ocorrer até cinco vezes no mesmo ano, mas em regiões diferentes. Em 2024, ocorrerão dois eclipses solares: o primeiro, dia 08 de abril, não será visível do Brasil; mas o segundo, dia 02 de outubro, poderá ser visto por volta das 17:00 daqui do Brasil.
clique nesse LINK para saber mais!
Os eclipses já foram associados a algo assustador por diversos povos, já que é um fenômeno raro e que muda a aparência do céu. Cada povo tinha sua explicação de acordo com seus conhecimentos.
Os incas acreditavam que a Lua ficava vermelha quando um jaguar a atacava e comia um pedaço, por isso batalhavam contra os jaguares.
Alguns povos africanos acreditavam que o momento do eclipse simbolizava uma briga entre o Sol e a Lua.
Os indianos acreditavam que a comida podia estragar durante os eclipses, então evitavam comer e beber naquele momento.
Os budistas acreditam que, durante um eclipse, suas boas ações e suas más ações são multiplicadas.
clique nesse LINK para saber mais!
19. Quais as condições necessárias para ocorrer um eclipse lunar?
20. Por que a Lua se torna avermelhada durante o eclipse lunar?
21. O que é superlua? Como esse fenômeno ocorre?
22. O que é umbra? E quais são os tipos de eclipse que ocorrem na umbra?
23. Por que temos a sensação de que os eclipses solares são mais raros do que os eclipses lunares?
24. Por que a maioria dos povos criaram interpretações assustadoras para os eclipses?
Mecanismo interno e fisiológico com atividade funcional correspondente a ciclos previsíveis, como dia e noite, momento de germinar, época para se acasalar, etc.
clique nesse LINK para saber mais!
Atua no movimento das folhas, no desabrochar das flores, no processo de fotossíntese, na abertura dos estômatos e na germinação.
Como a semente sabe a hora certa de germinar? Através de seu relógio biológico.
clique nesse LINK para saber mais!
O relógio biológico desempenha papel importante em atividades como alimentação, descanso, vigília, sono, reprodução e gasto de energia.
Chega o meio dia vai dando aquela fome, ou anoitece e o sono vem? É nosso relógio biológico atuando.
clique nesse LINK para saber mais!
Animais diurnos – São mais ativos durante o dia, tem olhos capazes de captar luz e cores.
Animais noturnos – Aqueles mais ativos durante a noite, os olhos captam apenas luz, mas a audição e o olfato são mais desenvolvidos.
Animais de cavernas – Alguns animais repousam nas cavernas, saindo para se alimentar. Outros vivem restritos às cavernas até a morte, apresentando adaptações, como visão reduzida e apêndices longos.
Hibernação – Estado de sono profundo, com diminuição do metabolismo, e com objetivo de poupar energia durante invernos rigorosos. Os animais se preparam para hibernar, comendo grande quantidade de alimentos e estocando gordura corporal e comida.
clique nesse LINK para saber mais!
25. Como a semente de uma planta sabe a hora certa de germinar?
26. Quais as adaptações que os animais diurnos e noturnos possuem? Cite dois animais diurnos e dois animais noturnos.
27. Para que serve a hibernação? Como um animal se prepara para hibernar?