Infraestrura

A Universidade Federal do ABC (UFABC) é a primeira instituição federal de ensino superior público e gratuito a se instalar na região do ABC paulista. O corpo docente é formado exclusivamente por professores doutores, fato inédito no ensino superior federal de todo o país.

A UFABC tem um projeto acadêmico arrojado e inovador no qual os alunos ingressam na Universidade em uma das duas opções de bacharelado interdisciplinar: em Ciência e Tecnologia (BC&T) ou em Ciências e Humanidades (BC&H). Cada um deles tem duração estimada em três anos ou nove quadrimestres letivos - na UFABC o módulo de ensino é quadrimestral.


Os bacharelados interdisciplinares proporcionam o aprendizado dentro de uma visão ampla e geral, sem prejuízo da profundidade metodológica e científica.

Com uma carga de disciplinas obrigatórias inferior a 50% do total, o programa do curso atende à finalidade de oferecer uma ampla variedade de conhecimento em diversos recortes distintos, de acordo com os interesses de cada aluno.

A UFABC conta com uma excelente infraestrutura física, administrativa e de ensino e pesquisa. Há salas de estudos para os alunos, auditórios para realização de conferências, área de convivência para realização de trabalhos em grupo. Todas as nossas instalações, inclusive as salas de aula são equipadas com computadores e acesso à internet.


Em 2013, a UFABC chegou a liderar, entre as instituições brasileiras, o ranking Scimago, segundo o critério de publicações citadas. O Webometrics também coloca a UFABC no seleto grupo das melhores instituições de ensino superior do mundo. O indicador de qualidade dos cursos do MEC, o IGC, classificou as graduações e pós graduações da Universidade entre as melhores do Brasil.

Ademais, o programa de pós-graduação em Economia contará com um laboratório no Bloco L do Campus de Santo André que possui uma sala de computação, um espaço para pesquisa em grupo e um espaço para reuniões.

A Universidade Federal do ABC conta com uma ampla Biblioteca que atende aproximadamente 12.000 usuários. O complexo de Bibliotecas da Universidade é formado pelas unidades localizadas nos campi de São Bernardo do Campo e Santo André e por um importante sistema informatizado de base de dados digital para acesso online.

Para a visitação ao acervo físico da Biblioteca a Universidade dispõe de serviço de transporte diário e gratuito entre os campi, permitindo o fluxo de alunos e funcionários às suas instalações.

Adicionalmente, todos os usuários têm a possibilidade de efetuar empréstimos de livros e periódicos à distância pelo sistema de empréstimos via malote. Nesse serviço a biblioteca realiza o transporte dos exemplares solicitados para a outra unidade onde serão feitas as entregas aos usuários.


Atualmente, a Biblioteca conta com um acerto físico de aproximadamente 67.000 exemplares, sendo esses formados por mais de 45.000 títulos diferentes. A Biblioteca da UFABC possui uma página própria na internet onde disponibiliza avisos e informações aos usuários, como eventos e treinamentos realizados pelo pessoal interno e externo das editoras. A página também serve como portal de acesso à base de dados do acervo próprio e de instituições conveniadas.

A Biblioteca da UFABC possui associação com diversas instituições para o acesso a portais e sistemas eletrônicos de divulgação de conhecimento científico. Esses sistemas podem ser visualizados tanto pelo acesso interno como remoto, via domínio UFABC. Entre os sistemas e portais mais utilizados pelos usuários da Biblioteca, estão: o portal Sophia de acesso às informações do acervo, sistema Scielo que contempla uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, sistema Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), portal Periódicos Capes, portal Capes WebTV, sistema COMUT, portal Domínio Público, portal EBSCO host e os portais Wiley Online Library e Springer Link, que contém títulos no formato de E-Books. Em 2015 a Biblioteca da UFABC adquiriu 158 novos títulos da Editora Wiley em diferentes áreas do conhecimento de interesse da comunidade acadêmica e todas as coleções da Editora Springer de 2005 a 2014 em todas as áreas do conhecimento no idioma inglês.

A Biblioteca da UFABC e seu pessoal têm trabalhado incessantemente na ampliação do acervo físico e digital a fim de dar todo o suporte necessário aos cursos já existentes de graduação e pós-graduação e às futuras expansões da Universidade. Ademais, a biblioteca já conta com um arquivo na área de economia que contém dois terços da bibliografia básica das ementas apresentadas nesta proposta.

Localização

Campus São Bernardo

Alameda da Universidade, s/nº - Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo

Telefones: (11) 2320-6154/6157

Campus Santo André

Av. dos Estados, 5001 - Bairro Santa Terezinha - Santo André

Telefones: (11) 4996-0088/0099