Atividades

Potimáticas em AÇÃO!

A potenciação e a produção de jogos

Mão na massa e a produção de jogos de tabuleiros com tema potenciação e as suas propriedades pelas alunas e os alunos do 6º e 7 ano do CEDR. 

Os estudantes em grupos foram estimulados a criar um jogo de cartas ou de tabuleiro com base no tema das aulas anteriores. A proposta visava observar a aplicação das propriedades de potenciação  por meio da produção de jogos que demostrassem esse saber. 

Desafios lógicos e geométricos

O dia da matemática no Centro Educacional Dix-Sept Rosado foi marcado por uma gincana de conhecimentos algébricos, geométricos e lógicos, por meio de provas práticas e de agilidade. Sendo eles: construção de formas por meio do Tangram, prova dos nós por meio da observação de sequências e padrões e prova dos parafusos que cobrava agilidade e raciocínio lógico e geométrico das formas e tamanhos.

Operações básicas com alunas do 9º ano

Na Escola Estadual Professora Maria Queiroz as aulas de matemática são pensadas para o protagonismo das alunas, que devem se sentir seguras e confortáveis de está a frente do quadro elaborando e resolvendo questões umas para as outras em um comunicação direta e de partilha de suas dificuldades. Nas aulas, trabalhamos: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raízes quadradas, todos mesclados com a resolução de problemas.

Momento ciências com o 9º ano

Na Escola Estadual Professora Maria Queiroz as aulas de matemática são pensadas para  melhorar a compreensão das alunas sobre matemática, química e física. Em um desses encontros a dificuldade em compreender as expressões químicas de diluição passadas pelo professor chegou ao nosso encontro e como tínhamos acabado de ver expressões algébricas e equações, realizamos uma simbiose entre os temas e parte pratica, sempre buscando a compreensão de cada variável da expressão química estudada com a mão na massa. Realizamos uma sequência de aulas para reconhecer, identificar e associar cada elemento e sua significação no experimento como uma equação química, onde cada soluto e solvente é parte desta equação. 

OBMEP e OMRN

Na proposta de interiorizar a Universidade Publica na Educação Básica, levamos a medalhista e colaboradora do  Potimaticas Illa Maria para fazer uma roda de conversa sobre a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática) e a OMRN (Olimpíada de matemática do Rio grande do Norte). Illa contou um pouco da sua trajetória com conquistas e dificuldades e de como a matemática tem um ponto fundamental em sua vida. Para fechar o encontro tivemos a resolução de algumas questões e explanação de duvidas. 

A produção de vídeos e a referência feminina na Ciência

Com as TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ) em  destaque nos debates educacionais e fora dele, realizamos uma proposta interdisciplinar da produção de pequenos vídeos sobre a Biografia de Mulheres nas Ciências, tendo em vista que as ferramentas tecnologias estão presentes na vida da maioria dos estudantes como ferramenta de diversão. Nessa perspectivas, as alunas e alunos foram convidados a contar a biografia de mulheres na ciência exatas, as referências escolhidas foram: Hipatia, Sophie Germain, Emmy Noether, Marie Curie, Katherine Johnson e Gladys West.

2°  encontro no IFRN

O segundo encontro no IFRN (campus Ceará- Mirim) foi marcado por duas sessões de cinema do filme "Estrelas Além do Tempo" (2016). O filme mostra a história de três mulheres negras que trabalham na NASA nas áreas de matemática, engenharia mecânica e programação e foram de fundamental importância para a vitória dos Estados Unidos na Corrida Espacial em 1960.  Após a exibição do filme, foram feitas reflexões e discussões sobre os preconceitos vividos pelas mulheres negras ao longo do tempo.

1° encontro no IFRN

No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Ceará-Mirim, o Potimáticas realiza algumas atividades com as alunas para que elas possam vislumbrar carreiras nas áreas de ciências exatas. O 1° encontro foi para fomentar uma discussão sobre machismo, misoginia e racismo. Além disso, elas falaram sobre suas dificuldades acadêmicas e traumas anteriores. O encontro foi muito proveitoso, teve trocas de experiências e foi um momento acolhedor.

O instagram do Potimáticas

Na proposta de difundir o projeto, as meninas do potimáticas decidiram criar um perfil no instagram, o @potimaticasrn. Na página são feitas postagens que tem a finalidade de divulgar eventos que idealizamos, apresentar os trabalhos desenvolvidos nas escolas, expor os eventos que participamos, evidenciar mulheres que são importantes para a ciência,  entre outras ações.