Arquivo de notícias

Seminário Caleidoscópio das ações afirmativas [2023]

Data: 19/09/2023 a 21/09/2023 (curso presencial)

Informações gerais:

https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/seminario-caleidoscopio-das-acoes-afirmativas

Mesa "Ações afirmativas na pós-graduação: algumas experiências"

Data / horário: 20/09/2023, das 16h20 às 18h20


Com participação de Eliane Alves, coordenadora Pós-Graduar. Não perca!


Inscrições e informações gerais:

https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/seminario-caleidoscopio-das-acoes-afirmativas

28º Congresso Nacional de Pós-Graduandos

No dia 25/06/2022, a Pós-Graduar esteve presente no 28º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, junto a mais 3 cursos populares preparatórios para a pós-graduação (Gemps/USP, Prolam/USP, Itéramaxé/USP).

Encontro importante para a construção de uma rede de cursos preparatórios comprometidos com a democratização do ensino superior e da universidade pública no Brasil.

Junt@s é que a gente se fortalece!

28º Congresso Nacional de Pós-Graduandos - USP Capital

No próximo sábado, 25/06, a Pós-Graduar participa do 28º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, em uma mesa  de cursinhos populares, preparatórios para a Pós-Graduação.

As inscrições ainda estão abertas, venham participar com a gente:

bit.ly/CongressoPosUSP

Será às 13h10, no Auditório A5 do Instituto de Geociências

Confiram também a programação do primeiro dia de congresso! (Sexta | 24/06)

Mais informações: https://bit.ly/ReleaseCongressoUSP

Divulgação - 10/05/2022

Admissão de alunos especiais - 2º quadrimestre de 2022

Publicada em 06 de maio a Portaria da Comissão de Pós-Graduação (CPG) Nº 091/2022, que define critérios para admissão de alunos especiais nas disciplinas da Pós-Graduação ofertadas excepcionalmente no modo remoto, no segundo quadrimestre de 2022.

Divulgação - 10/01/2022

"Pós-Graduar: camadas populares e acesso à pós-graduação"

Por Lídia Pancev Daniel Pereira, Maria Fernanda Degan Bocafoli e Eliane Alves da Silva

A experiência da Escola Pós-Graduar acaba de ser publicada no artigo: “Pós-Graduar: camadas populares e acesso à pós-graduação”.

O texto compõe o livro “Questões e práticas educacionais em tempos de pandemia”, que reúne diversos artigos voltados à discussão dos desafios enfrentados pela educação no contexto da emergência sanitária global.

Em seus onze artigos, o livro aborda experiências pedagógicas diversas, em seus múltiplos aspectos e os sujeitos que precisaram fazer frente às adversidades criadas pela pandemia para garantir processos de aprendizagem e garantia de direitos. Discussão fundamental não só como registro da experiência recente, mas também para fomentar a reflexão sobre seus aprendizados e os desafios que lançam para o futuro da educação.

O livro está em formato de ebook e pode ser adquirido nas principais livrarias.

Roda de conversa

Educação como prática de liberdade, pesquisa como prática transformadora: camadas populares na pós-graduação

10 de setembro de 2021 (sexta-feira), às 16h00


Participação de cursos preparatórios para a pós-graduação:


A atividade faz parte do curso 100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie, realizado em parceria entre Rede Emancipa e UFABC.


Formulário para inscrições


Inscreva-se e divulgue para seus contatos!!

Equipe Pós-Graduar

Ação afirmativa na pós-graduação da UFABC!

06 de agosto de 2021

Desde 2019, a Universidade Federal do ABC (UFABC) tem reserva de vagas na pós-graduação para pessoas com deficiência, negras e indígenas. No entanto, essa reserva não estava regulamentada e não se tinha, por exemplo, a definição de um número mínimo de vagas para cada grupo.

No dia 05 de agosto de 2021, na reunião da Comissão de Pós-Graduação (CPG), foram aprovadas regras gerais para toda a universidade e ampliou-se o alcance da política.

A partir da nova resolução, passa-se a ter, pelo menos, 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e, ao menos, uma vaga supranumerária para indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans e pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio, em todos os cursos de pós-graduação da instituição.

A ampliação das políticas de ação afirmativa na pós-graduação da UFABC é resultado da mobilização constante de diferentes setores da universidade pela inclusão de grupos discriminados e vulnerabilizados.

Trata-se, nesse sentido, de um passo fundamental na construção de uma educação superior mais democrática e capaz de contribuir para o enfrentamento das diversas desigualdades presentes na sociedade brasileira.


Agradecemos a todas as pessoas envolvidas nessa luta conosco!


Agradecemos ainda a atuação decisiva da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (Proap), nas pessoas dos seus respectivos pró-reitores, Charles Murphy e Acácio Sidinei Almeida Santos, bem como à reitoria da Universidade, na pessoa do professor Dácio Matheus.


Seguimos na luta!


Curso Intensivo União Europeia: palco dos Direitos Fundamentais

maio de 2021

O curso pretende analisar a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia à luz do Tratado de Lisboa, questionando a forma como esta contribui para o desenvolvimento da interdisciplinaridade na dogmática e na concretização prática dos direitos fundamentais. Visa, ainda, aprofundar o conceito de cidadania nas suas múltiplas dimensões.

Aulas: 17, 19, 21, 24, 26 e 28 de maio de 2021, das 19h às 21h

Ministrante: Profa. Dra. Isabel Maria Freitas Valente - Universidade de Coimbra

Inscrições: de 10 a 16 de maio de 2021

Programa do curso


Idealização / Comissão Organizadora:


Realização:

INFORMAÇÕES / CONTATO

posgraduar.ufabc@gmail.com