O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é avaliação realizada pelos alunos concluintes de cursos de graduação que tem como objetivo mensurar a qualidade do processo formativo ofertado pelas Instituições de Ensino Superior.
Além da avaliação, os alunos precisam preencher o Questionário do Estudante, que nada mais é do que questões que buscam entender diversos aspectos da instituição, como a infraestrutura, os serviços oferecidos, o apoio da coordenação do curso, entre outros e ao final da avaliação, deve ser preenchido o Questionário de Percepção da Prova, contendo algumas questões sobre a sua percepção da prova sob os aspectos de dificuldade, tempo para responder as questões, entre outros.
A prova é aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) e é um dos critérios de classificação para os cursos em todo o país, gerando os indicadores Enade Contínuo e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Saiba mais sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
Sim, o exame é um componente curricular obrigatório da graduação. A situação regular, de participação ou não, é registrada no histórico escolar do estudante, na forma estabelecida no regulamento do processo. Se o aluno é convocado e não faz a prova, ele não poderá se formar até a regularização da situação, que só ocorre no ano seguinte à realização do exame.
Devem realizar o ENADE os alunoconcluintes dos cursos relacionados pelo MEC.
Para os cursos de Bacharelado: São os alunos de cursos de graduação de bacharelado que tiverem concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo até o término das inscrições, assim como aqueles que tenham expectativa de conclusão até julho de 2024.
Para os cursos Tecnológicos: são considerados concluintes os estudantes de cursos de graduação tecnológica que tiverem concluído 75% ou mais da carga horária mínima do currículo, ou aqueles com expectativa de conclusão do curso até dezembro
Sim, por determinação do MEC o preenchimento do questionário do estudante é obrigatório. Só após o preenchimento realizado pelo aluno é possível acessar o local da prova e imprimir o cartão de informação do estudante. O aluno que não responder o questionário não poderá realizar a prova e ficará irregular no INEP.
Sim, o cadastro do estudante concluinte inscrito deve ser realizado no Sistema Enade.
Os dados pessoais devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal. O estudante poderá optar por informar ou não o nome do pai que consta em seus documentos.
Importante: Informar o endereço de e-mail único e válido e o número de telefone fixo ou celular válido. O Inep poderá utilizar o e-mail cadastrado para enviar ao estudante informações relativas ao Exame.
Sim. Os alunos que fizeram ENADE como ingressante e estão dentro dos parâmetros estabelecidos para estudantes concluintes em 2024, deverão realizar o ENADE.
Sim. Como o exame de cada curso é trienal, alguns alunos podem não ser convocados por colarem grau antes do final das inscrições do ano em que será realizado o ENADE de seu curso. Nesses casos o aluno é considerado dispensado.
A instituição de ensino superior à qual o estudante está vinculado é responsável pela sua inscrição.
CAMPANHA ENADE 2023