Academia Google Innovators BRZ19

Academia BRZ19 e uma ideia na cabeça


Em minha escola somos muito incentivados a termos ideias e a colocarmos em prática. Esforços não são medidos para nos proporcionarem cursos, oficinas, encontros... recebemos muito apoio para buscarmos melhoramentos acadêmicos. Do mesmo modo, as certificações são muito bem vistas, pois elas atestam nosso empenho em nos aprimorar.

Em 2019 foi aberto o programa de Certificação Google Innovator, que selecionou em todo o país 36 projetos educacionais, com a finalidade de apoiar os participantes que propusessem ideias de grande impacto, que promovessem o uso das tecnologias para a transformação no processo de aprendizagem nas comunidades escolares. A escola acreditou que nós poderíamos contribuir com nossas ideias e divulgou essa certificação para submetermos nossos projetos.

Inquieta com a situação que vivenciava em minha escola, de alunos cansados de minhas inúmeras tabelas de verbos e aula conteudista, pensei: "O que faço para mudar essa perspectiva de aula? Aprender línguas é tão importante...como faço para despertar o interesse em meu aluno?" Com o grande apoio que recebi dos companheiros de trabalho e de minha coordenação, com as diversas palestras que falavam sobre o protagonismo do aluno e observando o perfil do nosso corpo discente, de alunos que gostam de agir, elaborei uma proposta que privilegiasse a solução de problemas reais no processo de aprendizagem. Esses problemas poderiam ser sociais, ambientais ou econômicos, cujos produtos tivessem impacto na comunidade escolar.



A proposta em um minuto

Certa de que não iria passar, haja vista a qualidade dos trabalhos de meus amigos Innovators, fui surpreendida com o e-mail que me convidava para um encontro de três dias, que me auxiliaria a tirar do papel minha ideia.

A partir daí tudo mudou, inclusive a concepção do projeto. Mas isso fica para outra página...