“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.”
Sêneca
O Bacharelado em Estatística da Universidade Federal do Ceará objetiva formar profissionais com amplo conhecimento das técnicas estatísticas e afins, pautando-se em disciplinas de estatística, probabilidade, matemática e computação.
Na sua estrutura, o curso conta com laboratórios de computação, laboratório de consultoria estatística, empresa júnior, programa de educação tutorial (PET) e centro acadêmico, que juntos contribuem para formar profissionais aptos a atuarem em setores públicos ou privados.
O curso funciona em período diurno, na modalidade presencial, com duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 6 (seis) anos. A forma de ingresso se dá mediante o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), onde são oferecidas 60 vagas anualmente para ingresso no primeiro semestre. Ao final do curso, o estudante estará apto a efetuar levantamentos e análise de dados; planejar e realizar experimentos e pesquisas em várias áreas científicas; formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes à melhoria de sistemas e à tomada de decisão.
O curso forma profissionais qualificados para atuarem na área acadêmica, em órgãos governamentais e em empresas públicas e privadas.
Criado em 30 de outubro de 1964, o curso de Estatística da Universidade Federal do Ceará (UFC) era integrado à Faculdade de Ciências Econômicas e tinha grande parte das disciplinas ministradas pelo Instituto de Matemática da UFC. Esse vínculo promoveu a incorporação do curso pelo Instituto, permanecendo até meados de 1973.
Em 1973, com a inauguração do Campus do Pici (hoje, Campus Prisco Bezerra), o curso de Estatística passa a integrar o então criado Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA). Em 1974, o curso obtém o reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação de acordo com os termos do Decreto 74.066 de 15/05/74 (DOU 16/05/74 pág. 9614).
Em 1981, é implantado o Laboratório de Estatística e Matemática Aplicada, Projeto de Extensão de Consultoria Estatística (Portaria nº 05/81/DEMA de 08/05/1981), permitindo que professores e alunos possam aplicar os conhecimentos estatísticos em problemas práticos demandados pela comunidade universitária e a sociedade.
Em 1988, é inaugurado o Bloco 910, melhorando significativamente a infraestrutura para realização das atividades administrativas e acadêmicas do curso e do DEMA.
O Centro Acadêmico 29 de maio do curso de Estatística foi criado em 1989. Em 1999, é criada a Gauss, Empresa Júnior do curso de Estatística.
O Programa de Educação Tutorial (PET) é aprovado e estabelecido no curso de Estatística em 2009. Destacamos, abaixo, algumas instituições nacionais e internacionais que têm contribuído com o curso de Estatística da UFC:
Formando docentes e acolhendo nossos egressos: IME/USP, ESALQ/USP, Unicamp/SP, COPPE/UFRJ, DE/UFPE, ITA, Imperial Colege, Paris XIII/França, Universidade de Grenoble/França.
Recebendo profissionais: IBGE, Instituto Euvaldo Lodi/FIEC, INEP/MEC, Banco do Nordeste, SINE/CE, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, Secretaria do Planejamento do Estado do Ceará, Unicamp/SP, IME/USP, UFCG, UFRN, Cagece, Grupo Edson Queiroz.
O Projeto Político Pedagógico (PPC) tem por finalidade gerar profissionais que se adequem às demandas requeridas da área, sejam ativos e proativos diante das questões relacionadas ao setor de atuação, éticos e que sejam capazes de desenvolver-se em áreas correlatas de forma integrada, caso desejem. Acesse o PPC aqui.
O Curso de Estatística acontece em período da manhã e da tarde, com duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 6 (seis) anos, em sistema de créditos semestral, com as disciplinas sendo ofertadas anualmente. Acesse a estrutura curricular aqui.