acompanhamento discente, COMBATE À EVASÃO ACADÊMICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

ENSINO

O PET Pipoca, uma atividade realizada regularmente pelo grupo, foi reformulado para ser desenvolvido por plataformas onlines. Acontecerá via Instagram e outras redes sociais, onde o grupo irá sugerir filmes e séries que abordem o feminismo, a comunidade LGBTQIA+, a população negra e a saúde mental. Juntamente à essas sugestões, os PETianos irão elaborar um pequeno vídeo de análise e comentário sobre o filme e/ou a série sugeridos, após estudo crítico sobre a temática. Essa atividade pretende subsidiar as atividades de extensão e pesquisa, além de agregar conhecimento aos PETianos.

PESQUISA

EVASÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR

Trata-se de um projeto pesquisa em parceria com a Professora Doutora Marcelle Paiano do Departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), cujo objetivo é compreender os motivos que levaram os universitários do curso de graduação em enfermagem a optar pelo desligamento do curso. Será um estudo de abordagem qualitativa, realizada com acadêmicos que evadiram o curso de enfermagem da Universidade Estadual (UEM) de Maringá durante o período de 2016 a 2019. Ademais, será elaborada uma avaliação contínua levantando as necessidades do curso e avaliando as disciplinas, os docentes e a experiência dos discentes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

EXTENSÃO

Pretende-se realizar a Semana de Recepção Acadêmica 2021 em parceria com o Departamento de Enfermagem (DEN/UEM) e o Centro Acadêmico de Enfermagem (CAEnf) visando a recepção e o acolhimento tanto dos novos integrantes do curso de enfermagem de 2021 como dos alunos dos demais anos da graduação. Também dar continuidade na atividade de apadrinhamento aos alunos ingressantes no primeiro ano de enfermagem, com o objetivo de acolhimento e acompanhamento ao longo do ano por alunos do segundo, terceiro e quarto ano do curso, que irão auxiliá-los nas questões de orientação quanto à Universidade e adaptação ao ensino remoto. Assim como o apadrinhamento dos alunos indígenas pelos PETianos, buscando ampará-los devido às maiores dificuldades enfrentadas neste grupo, principalmente no momento de ensino a distância. Ainda neste âmbito, será realizada a atividade intitulada “Apoio aos Alunos”, com a intenção de ajudar os discentes de enfermagem na adaptação ao ensino remoto e na aprendizagem das disciplinas por meio de monitorias ao longo do ano, com a parceria de alunos voluntários da graduação e de acordo com a demanda de dúvidas dos alunos. Será ofertado, também, um evento de extensão em parceria com o eixo Prevenção e Posvenção do Suicídio do grupo PET.