PREVENÇÃO DE CÂNCER GINECOLÓGICO, de MAMAS e próstata

ENSINO

Será organizada uma intervenção educativa no grupo sobre a temática em parceria com os professores do Departamento de Enfermagem (DEN/UEM), alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE/UEM) e/ou profissionais da área. Essa atividade pretende subsidiar as atividades de extensão e pesquisa, além de agregar conhecimento aos PETianos.

PESQUISA

ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NO CÂNCER DE MAMA E COLO DE ÚTERO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Trata-se de um projeto pesquisa em parceria com a Doutoranda Iara Sescon Nogueira do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), cujo objetivo é identificar na literatura brasileira as práticas de educação em saúde voltadas para a população feminina relacionadas ao câncer de mama e de colo de útero. Será uma revisão integrativa da literatura, a qual utilizará o fluxograma PRISMA para busca e seleção dos dados que serão coletados em bases eletrônicas, usando descritores inseridos no banco de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Gradinha (MeSH), respondendo a seguinte questão norteadora: Quais são as práticas de educação em saúde desenvolvidas para a população feminina brasileira na abordagem da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer de mama e de colo de útero?

EXTENSÃO

Elaboração de um quiz sobre fatores de risco, diagnóstico precoce, sinais e sintomas, tratamento e entre outros no tocante aos cânceres ginecológico, de mamas e próstata. O quiz será divulgado para a comunidade externa nas redes sociais do grupo e com base nos acertos serão realizados vídeos curtos para conscientização e informação durante os meses Outubro Rosa e Novembro Azul. Além disso, durante o Ciclo de Minicursos Pré-VII Simpósio Internacional de Enfermagem, pretende-se realizar um minicurso sobre o tema.

ação social

Será realizada uma campanha de arrecadação de cabelos visto que um dos principais efeitos colaterais do tratamento contra o câncer é a perda de cabelo, o que afeta o visual da mulher e sua autoestima. Por meio das redes sociais do PET, pretende-se divulgar a importância deste ato solidário, com o objetivo de arrecadar doações para auxiliar as mulheres que estão passando por esse momento em suas vidas.