Você sabe o que é o PET?
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem em todo o Brasil, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.
A atividade pretende identificar as principais fragilidades em cálculo na formação dos alunos participantes, ao considerar que no curso de Economia, as disciplinas da área de métodos quantitativos apresentam, em geral, elevados índice de reprovação, muitas vezes, em decorrência da fragilidade de formação discente durante o Ensino Médio. Em função disto, o grupo realiza aulas de revisão sobre determinados conteúdos de matemática do ensino médio, que são de suma importância para o processo de ensino aprendizagem ao longo do curso.
A atividade consiste em encontros que busquem discutir temas relacionados à questões de diversidade, gênero, raça, preconceito, saúde mental, dentre outros. Possui o objetivo de estimular a formação ética e cidadã dos petianos e demais discentes do curso, como forma de incentivar uma educação cada vez mais inclusiva, que respeite as diferenças e promova uma sociedade mais igualitária e democrática.
Trajetórias e Legados é uma iniciativa voltada a reunir egressos do PET em encontros presenciais ou virtuais, proporcionando um espaço para que compartilhem as práticas, desafios e conquistas de sua época no programa. Além de fortalecer o vínculo entre egressos/as e atuais petianos/as, a atividade busca inspirar os novos membros com relatos de como o PET impactou o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos integrantes, promovendo o senso de continuidade e legado do programa.
A apresentação de trabalhos e pesquisas ou mesmo a defesa de um ponto de vista é uma constante na vida acadêmica do petiano. Apesar disso, muitos alunos apresentam grande dificuldade para falar em público e expor seus argumentos. Pensando em contribuir para a melhoria das exposições orais dos discentes, a atividade busca desenvolver a oratória, além de promover um maior conhecimento dos integrantes do grupo e integração entre eles.
O Boletim PETECO de Conjuntura é uma publicação trimestral, online, do PET Economia da UFAL, que por meio de levantamento de dados em diversas instituições de pesquisa, realiza análises setoriais sobre a economia alagoana e, quando pertinente, estabelece comparações com a conjuntura nacional e regional. Essa atividade possibilita a toda a sociedade alagoana acompanhar a evolução e tendências de curto prazo da realidade econômica do estado.
O núcleo de estudos e pesquisa econômica do PET Economia (NEPE) é composto por três grandes áreas, distribuídos nos temas relacionados à Teoria Econômica, Economia Brasileira, Regional e Desenvolvimento Econômico, e por último, Economia Aplicada e Métodos Quantitativos. O papel dos núcleos de estudos e pesquisa é subsidiar o desenvolvimento das pesquisas científicas produzidas pelo Programa, tais como, Série de Estudos Econômicos, Boletim de Conjuntura, Pesquisas Coletivas, PIBIC, entre outras.
Consiste no desenvolvimento de pesquisas científicas individuais, sob orientação de diferentes professores, em linhas de pesquisas diversas. Possui o objetivo de fomentar o espírito de pesquisador entre os petianos; viabilizar a produção de conhecimento e proporcionar ampla formação aos integrantes do PET, através da investigação criteriosa de determinado tema, observando o conhecimento científico e o rigor metodológico.
O PET Economia promove todos os anos a Semana de Economia. O evento é realizado através de palestras, debates, minicursos, lançamentos de livros e apresentações de teses e trabalhos acadêmicos. O público-alvo são os graduandos do Curso de Economia e demais membros da comunidade acadêmica que se interessem pelos temas abordados. São convidados pesquisadores e profissionais da economia que se destacam em suas respectivas áreas de atuação para ministrar palestras sobre os temas nos quais são especialistas.
As visitas técnicas visam a complementação da formação acadêmica dos petianos, com o desenvolvimento de atividades extraclasse, estimulando o contato in loco dos graduandos em diferentes cenários, contribuindo para um processo educacional mais amplo. As visitas podem ocorrer em empresas e instituições que possam receber os alunos do PET Economia para conhecer suas instalações e funcionamento do mercado de trabalho em algumas áreas.
Os integrantes do PET Economia, além de já terem ministrados minicurso, como exemplo do Excel, também vem participando, internamente, de diversos minicursos, tais como manuseio de softwares e tratamento de dados (Python, Stata, R, entre outros), indicadores sociais e sidra (IBGE). O intuito é obter uma formação sólida e moderna em economia, estatística e ciência de dados, fornecendo, assim, uma visão integrada dessas habilidades em todos os ramos. Dessa forma, os petianos aprenderão a extrair e analisar a natureza das informações financeiras e socioeconômicas, por meio de técnicas modernas de gerenciamento de dados.