O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 com o objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras, proporcionando uma formação acadêmica ampla e de qualidade aos estudantes de graduação. Inicialmente vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2000 o programa passou para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).
Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os primeiros grupos PET foram estabelecidos em 1991. Desde então, mais de 1.200 estudantes participaram dos diversos grupos PET na instituição, contribuindo significativamente para a melhoria dos cursos de graduação e para a formação de profissionais comprometidos com a cidadania e a responsabilidade social.
O PET Agronomia da UFPel, vinculado à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), é um dos grupos ativos que desenvolvem atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão.
Objetivo geral:
Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.
Objetivos específicos:
Estimular a melhoria do ensino de graduação através de: desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso; desenvolvimento de ações que procurem integrar o ensino, a pesquisa e a extensão; atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores, disseminando novas idéias e práticas entre o conjunto dos alunos do curso; interação dos bolsistas do Programa com os corpos docente e discente da instituição, inclusive em nível de pós-graduação, quando for o caso; participação em atividades características de programas de pós-graduação; desenvolvimento de atividades que promovam o contato dos bolsistas e demais alunos do curso com a realidade social em que o grupo/curso/ou IES estejam inseridos, estimulando o desenvolvimento de uma consciência do papel do aluno/curso/IES perante a sociedade.
Oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando a formação de um profissional crítico e atuante, através de: desenvolvimento de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo; facilitação do domínio dos processos e métodos gerais e específicos de investigação, análise e atuação da área de conhecimento acadêmico-profissional; envolvimento dos bolsistas em tarefas e atividades que propiciem o aprender fazendo e refletindo sobre, discussão de temas éticos, sócio-políticos, científicos e culturais relevantes para o País e/ou para o exercício profissional e para a construção da cidadania; promoção da integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária, através de interação constante com o futuro ambiente profissional; participação, com igual ênfase, em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
A constituição de um grupo de alunos vinculado ao curso para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão visa oportunizar aos bolsistas e demais estudantes a possibilidade de ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica. O programa tem por objetivo complementar a perspectiva convencional de educação escolar baseada em um conjunto qualitativamente limitado de constituintes curriculares. Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivência, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação.
O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes a se tornarem cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem. O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, em contraposição à fragmentação, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce.
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade. Este desenvolvimento terá uma interação dinâmica com o projeto pedagógico do curso, em processo de mútuo aperfeiçoamento.