Percursos (sem inscrição necessária e abertos à população)
PERCURSO ALAMEDA
IPDJ Instituto Português da Juventude
Exposição PELE... DE GALINHA
Trabalhos realizados pelos alunos de Artes Visuais do 11º ano onde se explora tema "Pele".
Instalação SUSSURRADORES DE HISTÓRIAS (DE LIBERDADE)
O Projeto Sussurradores Ilustrados nasce como proposta de dinamização de um exercício da Unidade Curricular de Ilustração do curso de Design de Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve (UALG), lecionada pela docente Daniela Garcia, para integrar a Bienal Cultura e Educação. Este projeto foi desenvolvido em parceria com o Agrupamento de escolas Pinheiro e Rosa, com a colaboração dos docentes André Lara e Dina Ferreira e contou ainda com o apoio, na criação das histórias, do narrador Luís Correia Carmelo. O projeto compõe-se de três momentos: o primeiro de criação de narrativas, sob o mote da liberdade, foi conduzido pela professora Dina Ferreira com a turma do 10º F de Humanidades, com o acompanhamento do contador de Histórias Luís Correia Carmelo. Daqui resultaram 7 contos breves que, em conjunto com outros contos de autores consagrados, foram sorteados pelos alunos do 1º ano do Curso de Design de Comunicação da ESEC-UALG. Num segundo momento, estes alunos foram desafiados a criar ilustrações para estes contos e a dispô-las em torno do objeto Sussurrador, que será também usado como dispositivo de narração do conto. O terceiro momento é o momento da exposição destes trabalhos físicos, mas também a apresentação do projeto de criação colaborativa em que as histórias são narradas por meio do próprio dispositivo de transmissão oral – o sussurrador – um tubo de cartão, decorado com elementos gráficos da história. Este projeto vai ser inaugurado a 24 de Abril, festejando a liberdade, na Galeria de Exposições da Direção Regional do Algarve do IPDJ, sob a coordenação do Professor André Lara e ainda no Algarve Design Meeting, sob a coordenação da Professora Daniela Garcia, integrado na exposição dos trabalhos realizados pelos Alunos. Deste projeto surge Instalação SUSSURADORES DE HISTÓRIAS (DE LIBERDADE).
Exposição FEIRA DE ARTE E CIÊNCIA
PERCEÇÃO VISUAL
Trabalho realizado pelas turmas do 9ºE e 9ºF em parceria com as disciplinas de Educação Visual e Físico Química tem por base o mecanismo da visão, a perceção visual, a figura e o fundo, figuras reversíveis e ilusões óticas.
A NOSSA PELE
Trabalhos realizados pelas turmas do 4º ano da Escola Vale de Carneiros, onde se associa as funções da pele e a sua tonalidade.
Exposição NA PELE DO OUTRO
Mochilas transparentes, criadas pelos alunos do 2º ano da Escola Vale de Carneiros, perante o desafio "Se tivesses de fugir para outro país, o que levarias?".
Biblioteca Municipal de Faro
Exposição À FLOR DA PELE
Exposição de Artes Visuais (Colagens/desenho/Pintura), que reflete o sentir, o pensar, ou seja, as vivências de alunos/as de 6º ano da Escola Neves Júnior, transpostas na criatividade e produção artística e estética sobre temas fraturantes da sociedade contemporânea e da sua própria identidade.
Exposição NA MINHA PELE
Um trabalho coletivo apresentado pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Produção de Eventos que nasce após realizarem um workshop de fotografia a cargo do Museu Zer0. Inspirados pelo tema a Pele deixaram a criatividade sair pelos poros com ajuda dos seus telefones. Para eles a Pele conta uma história muito importante, a Nossa! É a tela em branco que desde o dia em que nascemos pintamos com várias cores. Uma visão tão sensível como a pele, cheia de texturas, tonalidades, sinais e cicatrizes.
Exposição OS LUSÍADAS
Trabalho realizado pela turma do 9ºE da Escola Neves Júnior, em parceria com as disciplinas de Educação Visual e Português. Tem por base o património com a ilustração da obra literária Lusíadas de Luís de Camões, utilizando a técnica de lápis de cor ou grafite.
Exposição POESIA A DUAS MÃOS
Trabalho realizado pelas turmas do 9ºE e 9ºF da Escola Neves Júnior em parceria com as disciplinas de Educação Visual e Português. Tem por base a ilustração de poesias de poetas portuguesas como Sophia de Mello Breyner Andresen e Florbela Espanca utilizando a técnica de colagem.
Casa do Guarda Alameda
Exposição HISTÓRIAS DE EMPATIA E ALTRUÍSMO
As turmas 10º G e 11º F do Curso de Línguas e Humanidades participaram, em articulação com as turmas 10º A e 11º A do Curso de Artes Visuais, no projeto PELE - Percurso Artístico de Faro, com a atividade "Histórias a duas mãos". Desse modo, os alunos de Artes Visuais foram convidados a ilustrar pequenos textos escritos pelos discentes de Línguas e Humanidades a partir da palavra "Empatia" . Por fim, estes últimos realizaram uma breve atividade de escrita após observação dos desenhos produzidos com base no vocábulo "Altruísmo ". Dessa interação resultaram os trabalhos que aqui se apresentam.
Gaiola Alameda
Instalação BIKES TRANS
As BIKES TRANS nasceram da interação entre o projeto BIKE ME e o Projeto Cultural de Escola que, transformando a estética, levam a arte a passear de bicicleta. O processo de criação e construção foi dirigido pela artista plástica Joana Rocha, possibilitado pelo apoio da Câmara Municipal de Faro, numa residência criativa com os alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa. Já estiveram estacionadas nas lojas do comércio local. Estão agora numa grande gaiola alterando, felizmente, a sua função...
com ligação ao percurso Ermida de Santo António
PERCURSO CIDADE VELHA/BAIXA DE FARO
Galeria ARCO
Exposição ILUSÕES FILOSÓFICAS
No século XX, o existencialismo de Sartre condenou a nossa PELE ao livre-arbítrio, uma vez que nada de exterior ao ser humano decidiu o que sente, aquilo que vive ou aquilo que é. A própria filosofia cristã tem assumido a dádiva - de Deus- da vontade livre aos seres humanos. Por outro lado, a genética e as neurociências vêm constringir essa afirmação libertista à determinação da nossa constituição genética em toda a experiência humana, por exemplo: só ouvimos dentro das frequências para as quais estamos capacitados , só cheiramos moléculas para as quais temos recetores. E a experiência humana não é meramente condicionada por fatores genéticos e biológicos, da arquitetura e química cerebral mas também por fatores naturais-geográficos e histórico-culturais. Todos estes condicionamentos abrem o questionamento sobre a real possibilidade da escolha livre humana. No entanto, como nos diz a neurogeneticista Patrícia Maciel “por outro lado, o cérebro é uma estrutura construída para a plasticidade, altamente modificável por definição e quer o ambiente quer as nossas interações com ele, que geram modificações nos genes (epigenética) e na microarquitetura cerebral, abrem portas a uma grande diversidade de possibilidades. As nossas emoções, resultantes de estados fisiológicos, contribuem para valorar de forma diferente algumas das possibilidades, de forma a afinarmos peramentemente a nossa (inter)ação. Assim, embora o puro livre-arbítrio possa não existir, já que as nossas decisões dependem de um conjunto de eventos e das potencialidades físicas do nosso sistema nervoso, e ainda de uma componente de acaso, não existe nenhum fatalismo, nem as nossas ações estão todas determinadas à partida. Parece-me que existe certamente espaço para decidirmos entre um conjunto grande de possibilidades. Talvez nesse espaço resida o que nós chamamos de livre-arbítrio. “ Podemos assim perguntar a quem nos visita: Sente o livre-arbítrio na PELE? E se o sente, será real? Esta exposição, d@s alun@s de décimo ano da turma de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, convida-o a percorrer pela galeria e a refletir, conjuntamente com as obras e o seu contexto, sobre o livre-arbítrio. Boas contemplações e reflexões!
Museu Municipal de Faro
Exposição A ARTE INSPIRA-ME
Parte I. Trabalho realizado pelas turmas do 9ºE e 9ºF da Escola Neves Júnior, em parceria com as disciplinas de Educação Visual e História. Tem por base os movimentos artísticos do Séc. XX. Reproduziram uma obra de arte desse período, através da técnica de lápis de cor ou grafite.
Parte II. Trabalhos realizados pelas turmas ABCD do 9º ano da Escola Neves Júnior, no âmbito de alguns Movimentos Artísticos do século XX e dos ‘Direitos Humanos’, especificamente, ‘Saúde Mental’ e ‘Alimentação’. A exploração dos temas conduziu os alunos à associação de conhecimentos, de conteúdos específicos e de ideias, o que lhes permitiu criar composições visuais que representam o paralelismo com as próprias emoções, processos vivenciais do quotidiano, fantasias, medos e ainda representar os direitos fundamentais do ser humano, respeito, liberdade, alimentação saudável, entre outros.
Exposição LIXARTE - TRANSFORMAR O LIXO EM ARTE
Instalação de Peças de Arte Pública, no espírito dos princípios do Movimento Novo Bauhaus Europeu : belo, sustentável, para todos! ). Transformar o Lixo em Arte é um projeto de diversos parceiros da região do Algarve. Estas peças foram construídas a partir de materiais de desperdício recolhidos.
Exposição MENINOS DE TODAS AS CORES
Exploração artística da obra de Luísa Ducla Soares pelos alunos do 3º ano da EB de Vale Carneiros.
Lojas do Comércio Local
(Ruas de Santo António e Vasco da Gama)
Exposição NOVA COLEÇÃO PRIMAVERA, VERÃO!
Exposição de trabalhos com várias temáticas, nas lojas do comércio local:
JANELAS e PORTAS de FARO Trabalho realizado pela turma do 9ºF da Escola Neves Júnior, em Educação Visual. Tem por base o património com a ilustração de janelas e portas de Faro com as vistas das mesas por meio da técnica de lápis de cor ou grafite.
TEXTURAS As turmas A, B, C, D e E do 8º ano da Escola Básica Neves Júnior, na disciplina de Educação Visual, elaboraram um trabalho de criação de imagens através de colagem de papéis ou outros elementos de forma a criarem texturas. Com este exercício, pretendeu-se que os alunos desenvolvessem a criatividade através da elaboração de uma composição visual explorando a técnica de colagem. Foram reciclados os materiais que cada aluno considerou necessário para a realização do seu trabalho, como papel de revistas e jornais, plásticos, aparas de lápis, desperdícios de várias cartolinas ou lãs. Para esta mostra de trabalhos, foram selecionados apenas alguns dos trabalhos de forma a ilustrar a atividade que foi desenvolvida neste âmbito.
ARTIVISMO Divagação sobre A noite estrelada de Van Gogh e Painéis inspirados no artista plástico Keith Haring.
PRIMAVERA DOS CHAPÉUS Chapéus como estes não há muitos...
À FLOR DA PELE Exposição de Artes Visuais (Colagens/desenho/Pintura), que reflete o sentir, o pensar, ou seja, as vivências de alunos/as de 6º ano da Escola Neves Júnior, transpostas na criatividade e produção artística e estética sobre temas fraturantes da sociedade contemporânea e da sua própria identidade.
MANDALARTE Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos das turmas 6.ºA, D, E e F NJ aprenderam a arte de tecer Mandalas com fibras têxteis (lã, fio de algodão), que deram magia e cor à criativa exposição "MandalArte" que esteve patente nas escolas Neves Júnior/Escola Pinheiro e Rosa. A Mandala é originalmente um círculo que contém no seu interior desenhos de formas geométricas, figuras humanas e cores variadas. É o símbolo da integração e da harmonia, de cura e espiritualidade
Grande Montra (antiga Zara)
Exposição DESAFIOS DE ARTE
Exposição de trabalhos com várias temáticas e vários autores:
Professores e alunos aceitaram o desafio da APECV e da Faber-Castell “À maneira de …” e desenvolveram trabalhos de Artes Visuais (Desenho/Pintura) a partir da observação, interpretação e reflexão sobre obras de arte/movimentos artísticos de artistas nacionais e estrangeiros. Uma experiência criativa e estimulante que mobilizou diferentes manifestações artísticas, técnicas e científicas.
Mostra de Diários gráficos dos alunos das turmas de Artes Visuais (Secundária) e 9º E e F da Escola Neves Júnior.
"Não é a cor da pele que me define" – os alunos do 1º ano da Escola Vale de Carneiros, fizeram o seu autorretrato com a pele pintada de outra cor.
PERCURSO ERMIDA DE SANTO ANTÓNIO
Ermida de Santo António
Instalação O BIOCO de Joana Bandeira Rocha
O bioco é talvez uma das peças mais intrigantes que existiu até ao séc. XIX (apesar de se ter usado até inícios do séc. XX em Olhão) e servia de capa a muitas mulheres de diferentes contextos sociais. A sua real origem ainda é um mistério visto que a sua forma – capa preta e capucho preto – se via um pouco por toda a Europa e Africa (famosa burka) não havendo assim um consenso. Apesar de tudo é unânime adquirir um certo brilho a esta peça pela sua forma e cor
onde o preto total contrasta com o azul do céu parecendo ponto negros no branco da cal das paredes vagueando pela cidade. O mais impressionante na peça é que á primeira vista parece uma peça de alguém que se quer esconder mas contradiz-se pois esta peça não passava indiferente nem que fosse pelo "cloc cloc" dos passos. Pelo seu misticismo tornou-se numa peça ex-libris da terra e por isso faz todo o sentido despi-la do seu tradicional preto e revivê-la com novas cores, novos padrões novos tecidos e novos materiais por conseguinte todo um novo sentido sem nunca perder a sua identidade a sua característica. Apresento assim quatro visões de uma peça só, fazendo referências a personagens, épocas, estatutos num jogo visual entre a peça e o conjunto de acessórios aplicados. Cada um tem vida própria e apesar de sustentarem todos a mesma forma, possuem identidade própria e criam, em quemobserva, a dúvida: haverá alguém por baixo daqueles panos? Urso com tromba de elefante é uma das 5 formas de se colocar um lenço...fica ao critério de quem os contempla…
com ligação ao percurso Alameda
PERCURSO FÓRUM ALGARVE
Exposição MO(NU)MENTOS
O trabalho fotográfico levado a cabo por alunos do 2º e 3º Ciclos, tem por base o Concurso de Fotografia promovido pela Escola Neves Júnior no âmbito do seu Projeto Cultural e pretende dar a conhecer o Património do Concelho.
PERCURSO ESTOI
Ruínas de Milreu
ALMÁGUA - UM CAMINHO EM PROCESSO
parceria Amarelarte
Instalação/Projeção/Performance - Resultados de uma Residência Artística entre 15 de outubro a 15 de dezembro 2022 com o tema global da ALMA, colocando questões sobre a alma humana, sobre sonhos, vida em conjunto e respeito. Nestes caminhos artístico-pedagógicos pretendo dar enfase ao trabalho e ao pensamento dos alunos, da escola EN2,3 Poeta Emiliano da Costa.
"Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a ciência da liberdade.“ (Beuys, Leute)
ESTENDAL DOS DIREITOS HUMANOS
Os direitos humanos irão ser pendurados num estendal. É preciso vestir os nossos direitos como se fossem camisolas quentinhas no inverno.
Sítios de Estoi
Instalação SEM PELE Restaurante Belo Sol R. do Cemitério, 4
Estruturas naturais criadas com canudos de papel.
Instalação A PELE Farmácia Ossónoba Largo Ossónoba 22
Trabalho colaborativo entre todas as turmas, decoração de um busto. Instalação com a paleta dos tons de pele dos alunos da EB Poeta Emiliano da Costa.
Exposição TEXTURAS Restaurante Montenegro Rua de Faro 77A
Trabalhos bidimensionais com texturas naturais e artificiais.