TEATRO MARIA FLAMINGA (1º e 2º Ciclo)
IPDJ
24, 26, 27 e 28 de abril Inscrição prévia aqui
É um teatro. Um pequeno espaço onde cabe toda a nossa atenção. O que lá se vai passar foi feito especialmente para quem vai assistir, quem quer que seja. As associações ASMAL e AAPACDM, aceitaram o desafio de criar sem qualquer outra condição que não a dimensão. Vai ser um espetáculo do tamanho da sua dedicação...
DOCUMENTÁRIO “NA MINHA PELE”
Biblioteca Municipal de Faro
24, 26, 27 e 28 de abril Inscrição prévia aqui duração: 40 min. Lotação máxima 117
Este documentário é sobre a vida real, fala sobre o que nos faz ser quem somos, conta histórias sobre a pele, faz refletir e seguir em frente... Porque uma coisa é certa: um peixe, mesmo sem pele, continua a ser um peixe.
JANELAS EM ABRIL
RUA DE FARO, BLOCO B, 2ºF (ESTOI)
24 de abril às 10h30
Dinamização/decoração de janelas com músicas, poemas, cantares populares. Ao som da viola, será também cantado o hino da escola PEC, acompanhado por alunos do 5º ano.
RUA DE FARO, Nº 50
26 de abril às 10h30
Ao som do acordeão da Catarina...
FILME “O ÓDIO” de Mathieu Kassovitz (Ensino Secundário)
Parceria com Cineclube de Faro
AUDITÓRIO IPDJ
24 de abril 14h30 Inscrição prévia aqui lotação máxima: 131
Numa parceria com o Cineclube de Faro, O ÓDIO, será projetado no auditório do IPDJ, numa sessão dirigida ao público escolar (ensino secundário). "O Ódio", de Mathieu Kassovitz, é um filme polémico, devido à exposição do fenómeno da violência urbana, em particular a dos bairros degradados da periferia. Os protagonistas são três jovens de origem étnica diferente, um judeu, um árabe e um negro, que vivem nos subúrbios de Paris. Nessa noite, no bairro onde moram, houve distúrbios e um dos polícias perdeu o controlo da situação. Em consequência, Abdel (Abdel Ahmed Ghili), um amigo deles, foi brutalmente espancado e está às portas da morte. Vinz (Vincent Cassel) e os seus dois amigos, Said (Saïd Taghmaoui) e Hubert (Hubert Koundé), não têm nada para fazer e para passar o tempo, deambulam por Paris... Vinz jura que, se Abdel morrer, mata o polícia. Mathieu Kassovitz ganhou o prémio de melhor realizador do festival de Cannes de 1995. Para além disso, ainda recebeu o César de melhor montagem (com Scott Stevenson), melhor filme e o de melhor produtor (Christophe Rossignon). Como curiosidade, diga-se que Kassovitz, que também é ator, foi o protagonista de "Amélie Poulain". https://www.imdb.com/title/tt0113247/
INAUGURAÇÃO "SUSSURRADORES DE HISTÓRIAS (de Liberdade)"
Sala de Exposições do IPDJ
24 de abril às 18h00
O Projeto Sussurradores de Histórias, nasce como proposta de dinamização de um exercício da Unidade Curricular de Ilustração do curso de Design de Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve (UALG), lecionada pela docente Daniela Garcia, para integrar a Bienal Cultura e Educação. Este projeto foi desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.
ADN
Átrio Igreja Matriz Estoi
26 de abril às 10h30
Leitura de lendas, nas diferentes línguas maternas, dos alunos que frequentam a Escola Básica Poeta Emiliano da Costa.
TOMATE SEM PELE
Sopa Comunitária
Largo da Pontinha
26 de abril das 11h30 às 14h30
Vamos fazer uma grande sopa, uma sopa com sabores de cada um, mas para todos!
1 PESSOA = 1 KG DE LEGUMES
Atividades de animação e expressão plástica com as turmas de Artes Visuais da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.
PERFORMANCE REDE LÍQUIDA
parceria com a Associação Amarelarte
Ruínas de Milreu
26 e 28 de abril às 12h00 Inscrição prévia aqui
Estamos tod@s ligad@s, estamos a funcionar em rede… líquida porque ela se mexe, transforma-se, não é sólida, não tem forma fixa, com o nosso movimento transformamos a rede, a sua forma, as ligações e o seu movimento constantemente…
ADN CULTURAL
FNAC/Fórum Algarve
26 de abril 18h30
Apresentação do livro digital “Pintar com tesouras”
Um projeto de articulação entre Educação Visual e Português, em que os alunos foram em simultaneamente produtores e coautores do mesmo. Criaram narrativas visuais, inspiradas na linguagem plástica do Pintor Henri Matisse e produziram interessantes histórias a partir das mesmas.
Leitura em vários sotaques
Leitura em voz alta de textos literários em diferentes sotaques com o intuito de valorizar a diversidade de pronúncias existentes nas diferentes regiões do País ou noutros países e culturas.
Momento musical com Afonso Dias
PEGADAS PELO PATRIMÓNIO
PEDDY PAPER
Museu Municipal de Faro
26 de abril às 18h30 Inscrição prévia aqui
Numa interação entre o grupo Pegadas à 4ª e o Museu Municipal de Faro, surge um peddy paper, que pretende aliar a atividade física à descoberta do património da cidade.
DE TUVALU, COM AMOR...
Museu Municipal de Faro
26 de abril às 19h45
E se, subitamente, o nosso país estivesse prestes a desaparecer?! Se uma parte das nossas cidades, das nossas paisagens mais queridas, ficassem submersas?! Acreditámos que a natureza tinha uma infinita capacidade de regeneração, e não contabilizamos os custos de não fazer nada! Tuvalu... procurem-nos na memória dos dias passados! Foi esse percurso que nos conduziu a este projeto. Uma reflexão que se fez representação e uma representação que convoca à reflexão. Um questionamento crítico sobre as nossas escolhas coletivas quanto ao delicado equilíbrio ambiental. Como foi possível chegarmos a este ponto? Somos responsáveis por não agir? Que faremos com a memória dos dias passados?"
Apresentado pelos alunos do 12º ano opção de Teatro da Escola Secundária Pinheiro e Rosa: Beatriz Vargues; Carolina Almeida; Carolina Raposo; Diana Riço; Júlia Portela; Lara Silva; Leonardo Fonseca; Leonardo Vieira; Maria Bandeira; Mariana Fernandes; Robert Rezende; Sofia Guerreiro; Thaissa Oliveira; Tomás Leal.
CURTAS DE ANIMAÇÃO COMENTADAS (7º e 8 anos)
parceria CINANIMA/PNC
Auditório IPDJ lotação máxima: 131
27 de abril às 10h30 Inscrição prévia aqui
O cinema recria a vida ou leva-nos até ela com o seu olhar mágico? O festival Cinanima de Espinho tem já há anos um programa de divulgação para as escolas das suas curtas de animação. Com este programa pretende-se não só uma sensibilização do público jovem para esta dimensão artística como simultaneamente promover uma reflexão sobre as diferentes temáticas que realizadores de todo o mundo nos propõem.
E assim, talvez a beleza, a diversão e a emoção que estes filmes nos trazem, consigam fazer-nos sentir na pele aquilo que muitos julgam ser uma questão que lhes é alheia.
(W)RAP COM SABOR A MAR
Ermida de Santo António
27 de abril às 18h30 Inscrição prévia aqui
Comida encenada. Entre a terra e o mar, entre as palavras escondidas num capote e aquelas que se dizem para o ar, surgem sabores, que podes ou não identificar, mas fica a certeza de que, para a sobremesa, há um corridinho de alfarroba, laranja e amêndoa.
SARAU CULTURAL
Auditório do IPDJ
27 de abril às 18h30
Tendo como fio condutor a Arte, o Sarau Cultural apresenta-se como uma amostra do trabalho realizado dentro da sala de aula nas diferentes vertentes artísticas: Música, Poesia, Teatro, Dança e Artes Visuais. Dramatização da história de Luísa Ducla Soares «Meninos de todas as cores», levada a cabo pelos alunos do 6.ºF, na qual uma menina branca viaja pelo mundo e visita meninos de outras terras, culturas e etnias, cada um orgulhoso da sua raça. Esta viagem, faz com que ela comece a ver o mundo com outros olhos, onde todos são diferentes, mas todos são iguais porque a alma não tem cor. Pretende-se sensibilizar para a diversidade cultural, igualdade entre raças e inclusão. O Evento irá envolver alunos de diversas turmas da Escola Neves Júnior.
FEIRA DE ARTE E CIÊNCIA (mais informações aqui)
Auditório do IPDJ
24 a 28 de abril
Exposição
Posters Científicos - Alunos ES Pinheiro e Rosa
Maquetes Científicas Alunos ES Pinheiro e Rosa
"A nossa pele" - Associar as funções da pele e a sua tonalidade, pelo 4º ano da EB Vale de Carneiros
Ilustração Ilusões Óticas Alunos 9 ano EB Neves Júnior
27 de abril às 9h30
Conferência Estudantil de Adaptação às Alterações Climáticas ES Tomás Cabreira - dinamizada pela ES Tomás Cabreira em parceria com as Escolas Secundárias de Faro, Olhão e Loulé
28 de abril às 9h30
Conferência “Aplicação da metodologia CTEAM no desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”:
À NOITE NO MUSEU
Museu Municipal
28 de abril
20h00 Teatro de Sombras: “Água – Faz a diferença, não fiques na sombra”
O Teatro de Sombras é uma arte milenar que consiste em criar imagens projetadas através de silhuetas, objetos e/ou a sombra do próprio corpo. Nesta performance, os alunos do 9ºE da Escola Neves Júnior, pretendem alertar a Comunidade para a importância de um consumo consciente da água, por um planeta mais sustentável.
20h30 De Tuvalu, com amor...
E se, subitamente, o nosso país estivesse prestes a desaparecer?! Se uma parte das nossas cidades, das nossas paisagens mais queridas, ficassem submersas?! Acreditámos que a natureza tinha uma infinita capacidade de regeneração, e não contabilizamos os custos de não fazer nada! Tuvalu... procurem-nos na memória dos dias passados! Foi esse percurso que nos conduziu a este projeto. Uma reflexão que se fez representação e uma representação que convoca à reflexão. Um questionamento crítico sobre as nossas escolhas coletivas quanto ao delicado equilíbrio ambiental. Como foi possível chegarmos a este ponto? Somos responsáveis por não agir? Que faremos com a memória dos dias passados?"
Apresentado pelos alunos do 12º ano opção de Teatro da Escola Secundária Pinheiro e Rosa: Beatriz Vargues; Carolina Almeida; Carolina Raposo; Diana Riço; Júlia Portela; Lara Silva; Leonardo Fonseca; Leonardo Vieira; Maria Bandeira; Mariana Fernandes; Robert Rezende; Sofia Guerreiro; Thaíssa Oliveira; Tomás Leal.
20h45 A arte da fuga, ou como é que se sai daqui?
O que atormenta as nossas vidas? O que nos torna apáticos, sem força anímica para enfrentar um novo dia? Sem vontade de nos cruzarmos com os rostos previsíveis um e outro, e mais outro dia? A rotina. Esse rolo compressor de sentimentos e espontaneidade, que esmaga o sonho de felicidade de tantas vidas. Há um momento em que todos nós temos de perguntar: “Como é que se sai daqui?”
No espetáculo A Arte da Fuga, da autoria do Tapete Mágico, com encenação de Ana Cristina Oliveira, estarão a conduzir-nos os alunos Beatriz Barroso, Diana Ricardo, Joana Fernandes, João Baptista, Letícia Moreno, Luna Ruivo, e a participação especial de Thaíssa e Rita Roboredo.
PERFORMANCE CASCA e visualização do DOCUMENTÁRIO "UM CORPO QUE DANÇA - BALLET GULBENKIAN 1965-2005" de Marco Martins (Público em geral)
parceria CAMADA/Cineclube de Faro
Auditório IPDJ
28 de abril às 21h00 Inscrição prévia aqui (esgotado)
Numa noite de celebração da dança e numa parceria entre a CAMADA, o Cineclube de Faro e o AEPROSA, apresentamos CASCA e UM CORPO QUE DANÇA – BALLET GULBENKIAN 1965-2005, um filme de Marco Martins que documenta a vida desta importante companhia de dança.
21H00 CASCA - Mostra coreográfica jovem
A CAMADA comemora, anualmente, o Dia Mundial da Dança (29 de abril) através do CASCA. Com o objetivo de estimular e valorizar a criação artística nas camadas mais jovens, esta mostra pretende ser um encontro onde alunos de dança partilham e observam o trabalho uns dos outros. Destina-se a todos os alunos da formação CAMADA, onde poderão desenvolver e apresentar publicamente os seus próprios projetos coreográficos com mentoria da equipa docente. Este ano, ‘sairamos da CASCA’ e integram a programação de PELE – PERCURSO ARTÍSTICO, promovido pelo Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, no âmbito da Bienal Cultura e Educação (Plano Nacional das Artes).
21H30 Documentário "Um Corpo que Dança- Ballet Gulbenkian 1965-2005" de Marco Martins
A história de um país contada através da história de uma das suas grandes companhias de dança. É esta a proposta que Marco Martins nos apresenta no seu novo documentário, que acompanha o Ballet Gulbenkian desde a sua fundação em 1965, ainda num país sob ditadura, até à sua extinção, em 2005.
INSIDE BAIXA CRIATIVA (integrado na programação do Baixa Criativa)
Rua de Santo António
29 de abril
11h00 QUADROS VIVOS
Vamos conhecer ao vivo algumas obras do Universo da Pintura, recriadas por alunos do 6.º ano da Escola Neves Júnior e também da Escola Secundária Tomás Cabreira, aliando a criatividade, a beleza, a cultura e o humor, tão necessário nos tempos que correm...
11H15 BEAT WALK
Arruada por um grupo de percussão não convencional da Escola Neves Júnior.
FEIRA "A ARTE MEXE CONTIGO"
IPDJ
29 de abril das 12H30 ÀS 18H30
Atividades lúdicas e expressivas
Pronto a vestir (Eco escolas)
Feira Trocas e Baldrocas
Mercado de Artes
Pinturas na pele e não só
15h00 Workshops Dança
17h30 Sensibilização ao som Miguel Neto (Museu0)
RETRATOS DE ÉPOCA E TEAR A 2 MÃOS
FNAC/Fórum Algarve
29 de abril às 15h30
"Estúdio” equipado com um vasto guarda-roupa, trajes e adereços de outros tempos, onde se podem recriar fotografias artísticas (Séc. XIX e XX), que retratam pessoas como se vivessem noutros tempos. Esta atividade contou com a colaboração do Museu Municipal de S. Brás de Alportel.
Os visitantes poderão ainda experimentar a arte de tecer, pois terão à sua disposição um tear vertical. A tecelagem é conhecida por ser uma das formas mais antigas de artesanato, ainda presente nos dias de hoje.