Após quatro anos de execução da primeira etapa do PELD-CCAL, realizamos pesquisas e respondemos questões científicas que nos permitiram construir uma linha de base robusta e representativa dos padrões de estrutura e funcionamento da biodiversidade local.
Foto: do arquivo.
Hoje compreendemos muito melhor quais são os padrões espaciais (uso de habitat) e temporais (impacto da sazonalidade) da biodiversidade de comunidades bentônicas, corais, peixes, tartarugas e aves, mas também sobre seu uso e como participam na percepção dos usuários locais. Enfrentamos os desafios de lidar e entender as formas de uso dos recursos paisagísticos pelo turismo e os recursos pesqueiros pelas comunidades locais, evidenciando sua organização territorial segundo o perfil batimétrico entre a linha de maré e as águas profundas do quebra da plataforma marinha.
Objetivos gerais do ciclo 2
1: Implementar um sistema de monitoramento dos sistemas socioecológicos dos compartimentos (litoral-sublitoral-nerítico) do ecossistema costeiro, abordando as condições biofísicas (subsistema ecológico), socioeconômicas (subsistema social) e as interações resultantes do uso dos recursos naturais do domínio bentônico e nectônico pelas comunidades locais.
2: Identificar oportunidades oriundas das ameaças antropogênicas e naturais na escala local e global para propor um sistema de indicadores de resiliência e adaptabilidade dos usuários locais dos ecossistemas costeiros da APA CCAL
3: Promover a governança inclusiva, participativa e adaptativa da APA CC mediante o monitoramento, a capacitação e empoderamento dos usuários dos ecossistemas costeiros tendo como estratégia transversais o diálogo de saberes, pesquisa-ação e a coprodução.
4: Consolidar o sistema de comunicação e divulgação cientifica PELD CCAL, o intercâmbio de experiências na tríade gestor-sociedade-pesquisador, tendo o diálogo de saberes, a coprodução e a formação de recursos humanos, em todos os níveis, como estratégias transversais.
Foto: do arquivo.
Paralelamente, estudamos os mecanismo e determinantes da governança local e os serviços ecossistêmicos naturais e culturais, criando laços estreitos com a sociedade local, os empreendedores e operadores locais, e os gestores das diversas instâncias governamentais e não governamentais.
FRAMEWORK - CICLO 2
MONITORAMENTO DE SISTEMAS SÓCIO ECOLÓGICOS EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL