Workshop: A Ciência na Costa Amazônica

20 anos do Programa de Estudos Costeiros

Palestrantes:

A Organização solicita encarecidamente aos participantes um resumo das palestrar para que possam ser disponibilizadas no site do PEC.

Os resumos podem ser enviados para o email: workshoppec2017@gmail.com

Obrigado!

Apresentação

MENSAGEM DE BOAS VINDAS

Em comemoração aos 20 anos do Programa de Estudos Costeiros do Museu Paraense Emílio Goeldi, no período de 20 a 23 de junho de 2017, será realizado o Workshop intitulado “A CIÊNCIA NA COSTA AMAZÔNICA, 20 ANOS DO PROGRAMA DE ESTUDOS COSTEIROS - PEC” na cidade de Belém do Pará. Este evento comemorativo apresentará o estado da arte das pesquisas desenvolvidas pelo MPEG em parceria com outras instituições e as perspectivas para as próximas décadas.


DESCRIÇÃO DO EVENTO

O Workshop irá apresentar um retrato do estado atual do conhecimento da região costeira da Amazônia, incluindo a diversidade sociocultural e ambiental. Proporcionará aos participantes Palestras, Mesas redondas, Mini-cursos ministrados por pesquisadores que atuam na região, e que irão apontar os desafios futuros para o uso racional dos recursos e a preservação da cultura e do meio ambiente. Os participantes poderão divulgar os conhecimentos por meio de apresentações orais e painéis sobre as temáticas desenvolvidas pelo programa.


HISTÓRICO DO PEC

O Programa de Estudos Costeiros do Museu Paraense Emílio Goeldi (PEC/MPEG) foi criado em 1997 com a finalidade de congregar pesquisadores do MPEG de diversas áreas de conhecimento que atuam na costa norte amazônica. Contribuições marcantes de pesquisadores do MPEG, na costa Norte do Brasil, desde a década 1960’ nas áreas das Ciências Humanas (Antropologia e Arqueologia) e Ciências Naturais (Botânica, Geociências e Zoologia). principalmente, pela atuação do Projeto RENAS (Recursos Naturais e Antropologia da Sociedades Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas da Amazônia: Relações do Homem com o meio ambiente) e mais 10 outros projetos de caráter multidisciplinar que objetivam conhecer a estrutura e funcionamento dos ecossistemas costeiros sobre o enfoque das Geociências, Ciências Biológicas, Humanas e Sociais.


Crédito das fotos: Hely Pamplona e Inocêncio Gorayeb

Patrocínio e Apoio

CAPES – Patrocínio

Manguezais do Brasil

Organizador e Apoio – MPEG e Instituto Bicho D’Água