Cronograma do Evento


Conferência e Palestras

Conferência de abertura: “Zona costeira: conhecimento, passivo, antropismo”- Dr. Mario Soares (UERJ)

Palestra 1- “Linha do Tempo do PEC” – Dra. Lourdes de Fátima Gonçalves Furtado (CCH/MPEG)

Palestra 2-“Dinâmica dos processos naturais e antrópicos nas áreas litorâneas”- Dr. Marcos Pollete– UNIVALI

Palestra 3- “Biodiversidade, Conservação, interações com o homem” – Dr. Salvatore Siciliano - FIOCRUZ


Mesas Redondas

Mesa redonda 1- "Lacunas do conhecimento e prioridades de estudos na zona costeira Amazônica” - Coordenadora: Cristina do Socorro Fernandes de Senna (CCTE/MPEG). Palestrantes: Dr. Nelson Gonçalves - UEPA; Dra. Cristina S. Senna - MPEG.

Mesa redonda 2-"Estratégias de formação de recursos humanos em temáticas costeiras” - Coordenador: Ana Harada (CZO/MPEG). Palestrantes: Dra. Izildinha Souza de Miranda - UFRA; Virag Venekey - UFPA; Marcus Fernandes - UFPA Bragança; Maria Luiza Videira Marceliano - MPEG.

Mesa Redonda 3- “Políticas públicas aplicadas ao disciplinamento de uso e ocupação da zona costeira Paraense” – Coordenador: Amilcar Mendes (CCTE/MPEG). Palestrantes: Waldemara Londres Vergara Filho - ICMBio, Inocêncio de Souza Gorayeb - MPEG.

Mesa Redonda 4- “Lideranças comunitárias na gestão participativa da zona costeira” - Coordenadora: Lourdes de Fátima Gonçalves Furtado. Palestrantes: Dra. Francisca de Souza Miller - UFRN; Aladim de Alfaia Gomes - MOPEPA; Maria do Rosario Saraiva das Chagas - Secretaria de Pesca de Curuçá; Lucia Santana - MPEG.

Mesa redonda 5- "Lições Aprendidas e Novas Ações para pesquisa e conservação dos manguezais brasileiros” - Coordenadora: Regina Oliveira (CCH/MPEG). Palestrantes: Adraina Rusuenho Leão - Projeto Manguezais do Brasil - ICMBio; William Fernandes - Projeto Manguezais do Salgado Paraense - CR4 - ICMbio; Waldemar Londres Vergara Filho - Coordenador da área piloto Salgado Paraense - ICMBio.


MINI- CURSOS – “A CIÊNCIA NA COSTA AMAZÔNICA”

1- TÍTULO: Criando áreas protegidas no Salgado Paraense

Responsável (eis): Dras. Regina Oliveira e Benedita Barros

Data: 21 e 22 junho de 2017; Horário: 8:00-10h;

Carga Horária: 04 horas Nº vagas: 15

Público Alvo : estudantes e interessados

EMENTA: contexto histórico do ambientalismo no Brasil e no mundo e conservação da biodiversidade, tendo como foco as populações tradicionais e os conhecimentos ecológicos, com uma abordagem para a criação de unidades de conservação. As pesquisas científicas e sua contribuição na gestão da biodiversidade, na qualidade de vida e políticas públicas em unidades de conservação. O Salgado Paraense e seus ecossistemas, populações e recursos naturais. Métodos participativos e as etnociências para a criação e territórios protegidos. Conceitos básicos, debates e leituras dirigidas como parte do aprendizado. Apresentação de metodologia de estudos socioambientais e como acessar bibliografias pertinentes.

_____________________________________________________________________

2. TÍTULO: MÉTODOS DE ESTUDOS EM MAMÍFEROS AQUÁTICOS

Responsável (eis): Dras. Neusa Renata Lima/Alexandra Costa/Maura Sousa

Data: 21 a 23 junho de 2017; Horário: 8:00-10h;

Carga Horária: 06 horas Nº vagas: 20

Público Alvo: estudantes de graduação e pós-graduação.

EMENTA: Revisão sobre biologia e ecologia de mamíferos aquáticos voltado, principalmente, para o grupo de cetáceos e sirênios. Estudo da história natural e ecologia de espécies brasileiras e seus principais problemas de conservação. Discussão e treinamento de métodos de estudos com mamíferos aquáticos.

______________________________________________________________________

3.TÍTULO: INTRODUÇÃO À DIVERSIDADE E EVOLUÇÃO DE CRUSTÁCEOS

Responsável (eis): Dr. Cleverson Rannieri Meira dos Santos

Data: 21 a 23 junho de 2017; Horário: 8:00-10h;

Carga Horária: 06 horas Nº vagas: 10-15

Público Alvo: alunos de graduação e pós-graduação que tem interesse no estudo de invertebrados aquáticos.

EMENTA: O subfilo Crustacea e sua relação com outros Arthropoda. Morfologia básica dos crustáceos. Diversidade e evolução dos crustáceos.

______________________________________________________________________

4.TÍTULO: RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES PARA ESTUDOS DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS: SAMBAQUIS E TERRA PRETA.

Responsável (eis): Drs. Milena Carvalho de Moraes/ Paulo do Canto Lopes

Data: 21 a 23 junho de 2017; Horário: 8:00-10h;

Carga Horária: 06 horas Nº vagas: 20

Público Alvo: Estudantes

EMENTA: Definições conceituais de Sambaqui e Terra Preta: Tipos de sambaquis; Solos de Terra Preta Arqueológica; Características morfológicas interativas de Sambaquis e Terra Preta. Perspectivas e interdisciplinaridade.

OBJETIVO: Relacionar as pesquisas arqueológicas em Sambaquis e solos de Terra Preta, com o intuito de demonstrar a necessidade de estudos interdisciplinares no entendimento dos processos formativos e de interpretação analítica.

5. TÍTULO: PROTOGANIZANDO O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA NO MUNDO DOS MANGUEZAIS

Responsável (eis): Dra. Lúcia Santana da Silva/Maria das Graças Santana da Silva

Data: 21 a 23 junho de 2017; Horário: 8:00-10h;

Carga Horária: 06 horas Nº vagas: 30

Público Alvo:

EMENTA: Expressões artísticas de manguezais. Manifestações de Linguagens (Literatura) como estratégia de educação ambiental na zona costeira do Pará.

OBJETIVO: Apresentar como os manguezais aparecem em diferentes expressões artísticas, dentre elas a literatura, e de que forma essas manifestações de linguagens podem ser utilizadas como estratégias de educação ambiental nas zonas costeiras do Pará.

6. TÍTULO: Abordagem Etnopedológica em Estudos Costeiros

Responsável (eis): Dra. Idemê Gomes Amaral/ Ivete Herculano do Nascimento

Data: 21 de 2017; Horário: 8:00-10h;

Carga Horária: 02 horas Nº vagas: 20

Público Alvo: estudantes e profissionais de diferentes áreas de conhecimento, comunidades tradicionais e demais interessados.

EMENTA: Aspectos conceituais. Importância do estudo. Aspectos metodológicos. Aspectos utilitários. Indicadores (morfológicos, físicos, químicos e biológicos) de qualidade do solo (formal e local). Sistematização dos conhecimentos (formal e local). Análise de dados. Classificação