Este espaço foi pensado e constituído no intuito de compartilhar com professores da Educação Profissional e Tecnológica, bem como demais interessados no tema, uma sequência didática que visa proporcionar o desenvolvimento do pensamento computacional nos educandos, além da introdução dos conceitos básicos de programação, através da construção de aplicativos móveis no App Inventor.
A sequência didática se constitui como Produto Educacional de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado pelo campus Jaguari do Instituto Federal Farroupilha, enquadrada na linha de pesquisa 2–Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, a medida que se destina a identificar as dificuldades dos alunos nas disciplinas de programação e a procurar uma alternativa ao método de ensino tradicional.
Aqui é possível encontrar todas as informações relativas a pesquisa realizada junto a um grupo de alunos do curso superior de Licenciatura em Computação, especialmente a sequência didática utilizada durante a disciplina de Algoritmos para proporcionar o desenvolvimento do pensamento computacional e a introdução dos conceitos básicos de programação.
A resolução de problemas de maneira lógica é uma das habilidades a serem desenvolvidas a partir do ensino de programação. Por meio da programação o aluno amplia a capacidade de organizar e memorizar ideias, desenvolvendo o pensamento computacional na solução de problemas reais. No entanto, é comum discentes enfrentarem dificuldades para desenvolver o pensamento computacional e, consequentemente, as habilidades necessárias para programar, o que acaba por afetá-los, levando à desmotivação, reprovação e, em alguns casos, a evasão dos cursos de computação.
No intuito de auxiliar na mitigação desse problema, o que se apresenta como a justificativa deste trabalho, pretende-se compreender como a tecnologia móvel, especificamente a construção de aplicativos, pode auxiliar no ensino de programação na Educação Profissional e Tecnológica e no desenvolvimento do pensamento computacional.
A pesquisa teve por objetivo geral identificar as contribuições e/ou limites da construção de aplicativos móveis com o App Inventor, por meio de uma sequência didática pautada nos 3MP, para a aprendizagem de programação, bem como para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Quanto aos objetivos específicos, se pretendeu:
Analisar estudos sobre o desenvolvimento do pensamento computacional e as relações com a formação integrada;
Identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino de programação;
Desenvolver uma sequência didática com enfoque na programação para dispositivos móveis pautada nos Três Momentos Pedagógicos e identificar as contribuições e limites no aprendizado de algoritmos;
Analisar as possíveis contribuições da tecnologia móvel a partir da construção de aplicativos para o aprendizado de programação e o desenvolvimento do pensamento computacional.