A Constituição Sacrosanctum Concilium, veio lembrar que os leitores realizam um verdadeiro ministério litúrgico, e que, para o fazerem com piedade e do modo que convém, precisam de duas coisas: imbuir-se de espírito litúrgico e formar-se cada vez mais.
A responsabilidade dos leitores na Missa, após o Concílio Vaticano II, é proclamar a Palavra de Deus de forma digna e clara, servindo como um ‘elo’ entre o texto sagrado e a assembleia. Para isso, devem preparar-se profundamente, não apenas lendo em voz alta, mas meditando sobre o texto para transmiti-lo com a correta expressividade, e devem seguir as normas litúrgicas durante a celebração, que incluem um
comportamento respeitoso e a observação das regras de oratória.
Responsabilidades principais: proclamar as leituras da Sagrada Escritura (exceto o Evangelho); o Salmo
Responsorial (na ausência de um salmista, o leitor pode recitar o salmo responsorial); as Antífonas (podem ler as antífonas de Entrada e de Comunhão, caso não haja canto).
Preparação e formação: estudo da Palavra (a preparação vai além da leitura técnica, é necessário um aprofundamento na leitura orante da Palavra para que esta se reflita no dia a dia); formação litúrgica (é obrigatório receber a formação litúrgica correspondente para exercer este ministério); preparação da leitura
(ler o texto antecipadamente, ensaiar e vocalizar bem, para garantir a clareza da comunicação).
Por fim, comunicamos que, com a finalidade de nos imbuirmos cada vez mais no espírito litúrgico, e melhorarmos o exercício do nosso ministério, bem como fortalecer o espirito de Equipa e a tomada de consciência de que estamos a prestar um serviço e a dar resposta ao chamamento de Deus.
A Equipa de Leitores da Paróquia da Póvoa de Santa Iria, tem total consciência de que é Deus que nos chama a servi-Lo, a sermos ‘ponte’ entre a Sua Palavra e a Assembleia.
Se quiser saber mais e participar neste grupo de modo a melhorar a sua vida pessoal e a sua relação com Deus pode contactar a secretaria paroquial.