Devoção dos Cinco Primeiros Sábados
Devoção dos Cinco Primeiros Sábados
A devoção dos Cinco Primeiros Sábados: o que é?
A Santíssima Virgem Maria tem vindo a intensificar a Sua presença no mundo e o que se verifica é que está tanto mais presente quanto mais o mundo se afasta de Deus, o que justifica tão grande número de aparições nos últimos séculos e em tantos lugares do mundo, entre os quais Fátima, Portugal.
Quando o mundo vivia a Primeira Guerra Mundial, a Santíssima Virgem Maria apareceu na remota aldeia de Fátima, centro de Portugal, a três humildes crianças - Lúcia, Francisco e Jacinta – a quem pede oração e penitência: ‘Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas” (Em Memórias da Ir. Lúcia pp. 178-179, relato da quarta aparição no mês de agosto)
São seis aparições entre maio e outubro de 1917, nas quais a Santíssima Virgem Maria comunica os meios para parar a guerra e alcançar a paz no mundo: a oração diária do terço, a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração e a devoção dos Cinco Primeiros Sábados.
A devoção dos Cinco Primeiros Sábados é, por isso, um pedido expresso do Céu e ultrapassa o desejo da conversão pessoal e individual de quem a realiza, pois é a continuação do “Sim” da Virgem Maria para conduzir não só a sua alma, mas também muitas outras almas para Jesus. Quem pratica a devoção dos Cinco Primeiros Sábados torna-se, assim, participante na ação co-redentora que Maria Santíssima assumiu quando, aos pés da Cruz, aceitou ser também nossa Mãe.
A devoção dos Cinco Primeiros Sábados: porquê cinco?
Numa noite em que a Irmã Lúcia estava em oração na Capela, Jesus revelou-lhe a razão de serem cinco sábados e como a vivência desta espiritualidade Lhe agrada e atrai sobre nós a Sua misericórdia. Ele disse-lhe:
“Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria”
Contra a Sua Imaculada Conceição;
Contra a Sua Virgindade perpétua;
Contra a Sua Maternidade Divina, recusando ao mesmo tempo recebê-la como Mãe dos homens;
Os que procuram infundir nos corações das crianças a indiferença, o desprezo e até o ódio contra esta Imaculada Mãe;
Os que A ultrajam diretamente nas suas sagradas imagens.
A devoção dos Cinco Primeiros Sábados: como praticar?
Nos cinco primeiros sábados, de cinco meses seguidos, realizar estas quatro práticas, sempre com a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria, dos nossos próprios pecados e os de toda a humanidade:
Confissão - Pode fazer-se em qualquer dia, antes ou depois do Primeiro Sábado, contanto que se receba a Comunhão em estado de graça
Comunhão reparadora - Deve formular a intenção no íntimo do seu coração no acto da comunhão
Oração do Terço
Meditação de 15 min. de um só mistério do rosário, de vários ou de todos
A devoção dos Cinco Primeiros Sábados: em Fátima?
O Santuário de Fátima empenhado na concretização do pedido da Santíssima Virgem Maria, tem todos os meses um programa para os apóstolos do Imaculado Coração de Maria que aí se dirigem para fazer a devoção dos Cinco Primeiros Sábados, a devoção confiada à venerável Irmã Lúcia, e aprovada pelo Bispo de Leiria a 13 de setembro de 1939, em Fátima.
Também na nossa Paróquia, todos os meses entre outubro e julho, deslocam-se até ao Santuário de Fátima um grupo de fiéis, apóstolos do Imaculado Coração de Maria e Seus soldados, com a arma do terço na mão, para cumprir o Seu pedido da Devoção dos Cinco Primeiros Sábados.
Este pedido do Céu é também para ti! Nossa Senhora chama-te a fazer parte do Seu exército, qual é a tua resposta?
Se quiser saber mais e participar num deste encontros de modo a melhorar a sua vida pessoal e a sua relação com Deus pode contactar a secretaria paroquial.