Em sua Portaria de criação, o PAREM prevê inicialmente dois tipos de instrumentos avaliativos:
Uma avaliação de desempenho que contempla a área de conhecimento em Língua Portuguesa;
Uma avaliação de desempenho que contempla a área de conhecimento em Matemática.
No ano de 2019, foi incluída a avaliação de produção textual para os alunos do 5º ano. Para o ano de 2022, além dos instrumentos descritos acima, será incluída a avaliação de produção textual para os alunos do 4º ao 9º ano.
As provas são estruturadas em competências e habilidades previstas no Currículo Paulista e nas Matrizes de Referência do Saeb. As competências e habilidades selecionadas são organizadas em quadros-síntese que servem tanto como base para a criação do banco de questões, quanto como grade de critérios para o processo de correção.
São avaliados pelas provas do PAREM:
Alunos do 1º e 2º ano da EMEIEF Meu Recanto;
Alunos do 1º ao 5º ano da EMEIEF Pedrinhas;
Alunos do 3º ao 5º ano da EMEF Britânia ;
Alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Monte Carlo.
As provas são aplicadas segundo critérios pré-estabelecidos em Plano de Aplicação de cada Unidade Escolar. Os alunos com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais também podem participar do PAREM, segundo as suas especificidades.
Para garantir a isenção do processo de aplicação, as escolas selecionam professores que não ministram aulas nas turmas para as quais foram designados. Após o término da aplicação, as provas, listas, atas e cartões respostas são lacrados e encaminhados para correção.