Recomendamos aos leitores, a excelente e emocionante matéria de André Gomes, publicada em 2021, após sua partida: A despedida e a história do professor Frazão.
A Coleção Didática-Pedagógica de Paleontologia Professor Augusto Frazão (CPAF) é uma coleção de fins puramente didáticos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Atualmente, a Uemasul não têm professor e laboratório de Paleontologia. A CPAF é de responsabilidade do Laboratório de Microscopia da Uemasul e da Profa. Niara, com colaboração da bolsista Ísis, que tem experiência com curadoria paleontológica. A coleção é pequena, contemos uma diversidade de invertebrados marinhos, peixes, vegetais, icnofósseis e rochas doados por universidades públicas do país (Veja em Agradecimentos). Além disso, temos réplicas para suporte.
O sonho de criar uma coleção didática de Paleontologia começou no período de 2022.2, na disciplina optativa de Paleontologia, ministrada pelo Prof. Me. Jociel Ferreira Costa à turma de Ciências Biológicas 2020.1 e alguns alunos de outros períodos (Ísis, Ana Júlia). O professor incentivou a turma a ir à Paleo Nordeste 2022 (Crato, CE) e conseguiu submeter vários resumos ao congresso. A partir disso, a turma e o professor se sentiram ainda mais incentivados em criar a CPAF, e enviaram uma carta à gestão superior para realizar tal feito.
O Professor Mestre Jociel Ferreira Costa é pedagogo e biólogo com Mestrado em Ciência Animal. No ano de 2022, ministrou duas disciplinas no curso de Ciências Biológicas da Uemasul, Evolução e Paleontologia. Foi ao se responsabilizar pela disciplina de Paleontologia que a CPAF nasceu, idealizada por ele, inclusive a homenagem ao professor Frazão. Jociel é um professor esperançoso (De forma que Freire afirma como o professor ideal deve ser), capaz de nos fazer perceber ser possível concretizar nossas aspirações e que possibilita tais.
Atualmente a coleção está sob espera da gestão superior da Uemasul, que após a reforma no Prédio II (Campus Centro), ganhará lugar no novo espaço físico do Laboratório de Microscopia. Enquanto isso, crescemos o número de espécimes na Coleção, preparando-a cada dia mais para os alunos da Universidade e de outras Instituições e Centros de Ensino.
Na Paleo Nordeste de 2022, o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (Urca), atenciosamente, foi a primeira instituição a nos doar fósseis, oriundos da Bacia do Araripe. Em 2023, o Laboratório de Paleobiologia da UFT, nos doou fósseis da coleção e permitiu à Uemasul adquirir seus primeiros fósseis coletados por Ísis junto aos paleontólogos da UFT. Também, em 2023, o Laboratório de Paleobotânica e Evolução Vegetal (UFPE) nos doou fósseis e rochas para integrar nossa coleção.
Ficam aqui nossos agradecimentos aos Laboratórios e Museu que contribuíram no avanço científico e educacional da Região Tocantina do Maranhão. Esperamos em breve estabelecer mais contatos e parcerias com universidades que possam contribuir para a CPAF.