Bem-vindos ao movimento

Paixão Global 2030

MISSÃO COM PAIXÃO - AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO

O movimento Paixão Global 2030 é uma iniciativa missionária da Aliança Evangélica Portuguesa – AEP, em parceria com a Missão Evangélica Intercultural – MEVIC. Este movimento tem o objetivo de chamar o povo cristão de volta à paixão por Cristo e à compaixão pelos perdidos e pelos que sofrem nos países de língua oficial portuguesa, e não só. A partir deste resgate da paixão e da compaixão, e com base na oração constante, pretende-se motivar e mobilizar a comunidade evangélica lusófona para a plantação e revitalização de igrejas, ao despertamento de liderança jovem, à abordagem e colaboração multiculturais e outros assuntos com relevância para a expansão do Reino de Deus.

Jesus respondeu: "Ama o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente" e "Ame o teu próximo como a ti mesmo".

Mateus 22: 37 e 39b

Imagina centenas de cristãos evangélicos a convidarem os seus amigos não cristãos para conversarem informalmente sobre a Bíblia. Conversas estas que poderão acontecer em casas, cafés ou mesmo em parques.

Imagina estes mesmos cristãos a oferecerem refeições aos seus vizinhos, juntamente com uma carta que apresenta o amor de Deus. A gratidão estampada no rosto das famílias que serão surpreendidas com este gesto de simpatia e generosidade.

Imagina cristãos a combinarem entre si e a juntarem-se para sair à rua para fazerem inquéritos. A ouvirem, a anotarem respostas, a orar por pessoas e a convidá-las para uma conversa informal sobre a Bíblia, ou a utilizar estes mesmos inquéritos com o seu círculo de amigos.

Imagina centenas de evangélicos a convidarem os seus colegas de trabalho, escola ou faculdade para um café, de forma a escutarem atentamente as suas preocupações e ali perguntarem se podem orar pelas suas necessidades.

Tudo isto irá acontecer nos próximos dois meses e tu podes fazer parte disto!

Programa de Mentoria - Tracks

Um dos pilares do movimento Paixão Global 2030 é a mentoria. Queremos acompanhar cristãos dedicados e comprometidos com o Reino em programas de mentoria anuais - tracks - tendo em vista ao seu crescimento em maturidade e serviço.

Plantação de Igrejas no Pós-Pandemia

Plantação de novas igrejas? Porquê fazê-lo? Por onde começar? Que novos modelos e paradigmas posso e devo adotar? Quais as especificidades do meu contexto e o que posso aprender com aqueles que já estão neste processo? SAIBA MAIS >>

INSCREVE-TE AQUI>>

Revitalização de Igrejas: Igrejas "entubadas" podem voltar à vida?

A necessidade de revitalização de uma igreja nem sempre está relacionada com o seu tamanho. Existem outras causas que podem despoletar esta necessidade. Aprenda a identificar os principais sintomas de uma igreja com a saúde debilitada e como tratá-los.

SAIBA MAIS >>

INSCREVE-TE AQUI>>

O que a Pandemia nos ensina sobre Evangelização?

Quando falamos de evangelismo há uma série de pressupostos e preconceitos que rapidamente ocupam a nossa mente. Facilmente associamos a proclamação da nossa fé a modelos que nos causam um certo constrangimento. Sentimo-nos pressionados a ser “vendedores” de um produto para o qual “ninguém” parece estar interessado. A evangelização não precisa de ser vivida assim. A pandemia abriu novos horizontes de evangelização e nos exemplificou uma analogia de contágio interessante.

SAIBA MAIS >>

INSCREVE-TE AQUI>>

Missões no meu Bairro

A maior parte de nós olha para o seu bairro como locais onde apenas vamos dormir. Ignoramos toda uma vida que já existe, as relações construídas entre vizinhos, homens e mulheres que Deus colocou a viver ao nosso lado e que são literalmente o nosso “próximo” e que Deus nos chamou a amar.

SAIBA MAIS >>

INSCREVE-TE AQUI>>

A minha causa: é possível mudar o mundo?

O pecado deixou e tem deixado um rasto de destruição. As consequências são demasiado óbvias e podem ser verificadas numa perspetiva social (pobreza, violência, entre outros), no espectro emocional onde a solidão é um exemplo gritante, mas também na vertente ambiental onde verificamos um desleixo cada vez maior com o nosso planeta e com os seres vivos que aqui residem. Todos nós temos algo que podemos fazer. Podem ser pequenas ou grandes iniciativas. O importante é dar passos concretos.

SAIBA MAIS >>

INSCREVE-TE AQUI>>

Uma Visão para a Nação

John Knox orava a Deus: “Dá-me a Escócia ou eu morro”. Todas as nações precisam de homens que são levantados por Deus, que intercedem pelo seu país, que possuem uma forte convicção de que no seu país “Deus vai mostrar a sua grandeza e toda a gente a verá.” Neste “track” seremos desafiados a discernir o que Deus quer fazer na nossa nação e como Deus nos quer utilizar nesse processo.

SAIBA MAIS >>

INSCREVE-TE AQUI>>

Diferentes, mas Juntos: Inteligência Intercultural, uma disciplina espiritual

É inegável que o nosso mundo tem sido afectado pela globalização e muitos são aqueles tem experienciado esta grande mobilidade populacional. Independente dos factores da mobilidade, muitas são as pessoas que tem saído para outros lugares e muitos são aqueles que recebem novos habitantes. Para dar uma resposta e uma preparação a esta realidade, este track de mentoria visa dar aos participantes a oportunidade de refletir biblicamente sobre a necessidade dos cristãos compreenderem e interagirem com pessoas de diferentes backgrounds culturais. Esta mentoria irá também fornecer elementos teóricos e práticos para desenvolver a inteligência intercultural no seu contexto comunitário e na igreja local. Apontará um possível caminho de uma igreja monocultural - seja ela nacional ou das diásporas (étnicas) - a se tornar uma igreja intercultural, e não apenas multicultural.

SAIBA MAIS >>

INSCREVE-TE AQUI>>

A nossa História

O projeto Missão Global 2015 (MG 2015) desenvolvido pela Assessoria de Missões da Aliança Evangélica Portuguesa (AMIS/AEP), composto pelos subprojetos Portugal 2015 e Mundo 2015, representou um esforço de cooperação notável da comunidade evangélica portuguesa entre os anos de 2003 e 2015. O seu objetivo claro era claro: plantar igrejas em todo o país e, ao mesmo tempo, incentivar o envolvimento em missões transculturais.

Imediatamente após o término do MG 2015, em 2016, realizou-se um novo estudo sobre a realidade da igreja evangélica em Portugal. Este estudo revelou algumas das forças, mas também as fragilidades do movimento evangélico. Apesar de todo o trabalho realizado até 2015, verificou-se que, para cada igreja plantada em Portugal no período entre os anos 2000 e 2015, simultaneamente deixaram de existir cerca de 3 igrejas. Este estudo também deixou em evidência as áreas do país mais necessitadas de plantação de novas igrejas - o Quinto Minguante, composto pelos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco. Este estudo revelou também que se manteve o diminuto envolvimento da igreja portuguesa com missões transculturais.

Apesar das várias reflexões realizadas entre os anos de 2016 e 2018, bem como das iniciativas e algumas tentativas de um grupo de pastores e missionários em lançar um novo desafio para a comunidade evangélica portuguesa com a finalidade de prosseguir com o esforço realizado pelo MG 2015, não foi possível dar passos consistentes neste sentido.

Com a realização do seminário A Fé na Cidade no início de 2019 pela Missão Evangélica Intercultural (MEVIC), com o apoio da AEP, foi possível recomeçar um processo de reflexão a partir da nova realidade religiosa na Área Metropolitana de Lisboa (AML), demonstrada pela pesquisa realizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em 2018. Esta pesquisa constatou que cerca de dois terços dos cristãos evangélicos da AML são estrangeiros das diásporas que partilham connosco a língua portuguesa, com a predominância absoluta da diáspora brasileira. Pela primeira vez surge com relevância estatística em Portugal a figura do crente sem religião, aquele que crê em alguma coisa, mas que repele a respectiva institucionalização, entre outros factos de interesse.

Para aprofundar esta reflexão, em 2020 foi realizado um novo estudo pela AMIS/AEP, sobre as dinâmicas do movimento evangélico em Portugal antes da crise da pandemia da COVID-19. Este estudo confirmou o crescimento da assistência às igrejas evangélicas um pouco por todo o país, especialmente devido à nova onda migratória proveniente do Brasil. Mas também, em menor proporção, pelo aumento do número de batismos realizados.

Este estudo revelou novamente as forças bem como as fragilidades da igreja evangélica portuguesa. Tornou-se claro que existem agora novas áreas do país que necessitam de plantação de novas igrejas, o que chamamos de Quinto Profundo, composto pelos distritos de Bragança, Guarda, Portalegre, Évora e Beja.

Ainda em 2020 foram realizadas diversas reuniões realizadas através da plataforma Zoom para a apresentação, reflexão e debate acerca dos novos dados e informações resultantes do estudo já nomeado. Foi também enunciado a necessidade de cooperação entre as igrejas da diáspora (fenómeno europeu) e as igrejas nacionais para se alcançar Portugal. Surgiu novamente, de forma espontânea e clara, o desejo de se lançar um novo desafio para a comunidade evangélica em Portugal, o qual denominamos projeto PAIXÃO GLOBAL 2030 (PG 2030).

Mais dois inquéritos realizados pela AMIS/AEP em 2020 durante a pandemia revelaram os hábitos de evangelização da igreja evangélica em Portugal e as dinâmicas de interação dos evangélicos brasileiros residentes em Portugal com os nacionais, cujos resultados e recomendações também serão considerados no desenvolvimento do PG 2030.

O nosso Alvo

Os objetivos específicos do PG 2030 são decorrentes dos resultados dos estudos já mencionados, a saber, abraçar e promover a Missio Dei tanto para dentro como para fora de Portugal. Contudo serão aplicados novos paradigmas, fruto da experiência acumulada e da reflexão proporcionada durante a pandemia, e não só, considerando também a relevância cada vez maior do uso da internet e das redes sociais, do ambiente multicultural crescente e da criatividade das gerações mais jovens, sempre sob a direção e o poder do Espírito Santo.

Surgem então duas ideias:

PORTUGAL COM PAIXÃO 2030

Uma igreja para cada 3.500 habitantes, com prioridade para as áreas mais necessitadas. Esta ideia é original do projeto Missão Global 2015.

MUNDO COM PAIXÃO 2030

Em simultâneo, o projeto prevê dar visão e capacitação para a realização de missões transculturais em e a partir de Portugal. Especial destaque e apoio serão dados aos países de língua oficial portuguesa, o Lusofonia com Paixão 2030, visto que a missão da MEVIC, parceira deste projeto, é servir a Igreja de expressão portuguesa no cumprimento da Grande Comissão.

O projeto PG 2030 será, na sua essência, um processo permanente de aprendizagem, de mentoria e de trabalho a ser desenvolvido ao longo dos anos até 2030.

Este processo será uma combinação dos modelos de reunião presencial e online, com avaliações e reorientações periódicas em função de novos estudos e pesquisas que serão realizadas e/ou consultadas para este efeito.

Portanto, o PG 2030 será um processo de reflexão e avaliação contínuo, orientador das ações específicas por parte da igreja evangélica e do movimento missionário. Não existirá uma fixação de alvos meramente quantitativos e/ou geográficos, reconhecendo-se contudo a importância destes.

A equipa de coordenação executiva do projeto PG 2030 ficará a cargo de pelo menos 3 integrantes da direção da MEVIC, a qual trabalhará em parceria com a AMIS/AEP, e formará e orientará as equipas de implementação do projeto.


A nossa Metodologia

A partir das conclusões e recomendações dos estudos acima referidos estabelecem-se os cinco percursos - tracks - principais deste projeto.

1. MANTER O RITMO DE PLANTAÇÃO DE NOVAS IGREJAS

2. DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE REVITALIZAÇÃO DE IGREJAS COM UMA ASSISTÊNCIA INFERIOR A 25 PESSOAS

3. DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE NOVA LIDERANÇA

4. ESTABELECER UMA COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA ENTRE IGREJAS NACIONAIS E ÉTNICAS

5. CRIAR UM MOVIMENTO DE ORAÇÃO EM FAVOR DO ALCANCE DAS NAÇÕES