Plantação de Igrejas no Pós-Pandemia

Plantação de novas igrejas? Porquê fazê-lo? Por onde começar? Que novos modelos e paradigmas posso e devo adoptar? Quais as especificidades do meu contexto e o que posso aprender com aqueles que já estão neste processo? Estas e outras perguntas serão debatidas num ambiente marcado pela partilha de ideias e encorajamento mútuo. Ao longo deste processo de mentoria cada mentoreado irá ser auxiliado a desenvolver ou a reformular o seu próprio projecto.

Sandro Baggio é missionário da Steiger International e serve como pastor no Projeto 242 em São Paulo. Formado em teologia com ênfase em missões pelo SEMITE-RJ, nos últimos 30 anos tem atuado em várias áreas missionárias, do campo ao preparo e mobilização. É autor de Música Cristã Contemporânea (Vida) e Intelectualidade Cristã em Crise (Fôlego) e professor convidado no Seminário Teológico Servo de Cristo.

André Paes é pastor e plantador da Comunidade Batista de Santo André (SP, Brasil). Doutor em Ciências da Religião (Univ. Metodista de São Paulo). Estudou teologia no London Institute for Contemporary Christianity (Londres, Inglaterra) e Sociologia (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Casado com Delaine, papai da Laura e Esther.

Sidson Rodrigues de Novais é missionário em Portugal desde o ano de 1995. É fundador e pastor sénior da Missão Cristã Internacional, uma igreja que já está presente na América Latina, África, Ásia e Europa, onde se encontra a sede em Sintra, Portugal. É casado com a Kênia e têm dois filhos, o Lucas e o Mateus. Sidson Novais é mestrando em História e Cultura das Religiões e é autor de cinco livros.

Revitalização de Igrejas: igrejas "entubadas" podem voltar à vida?

A necessidade de revitalização de uma igreja nem sempre está relacionada com o seu tamanho. Existem outras causas que podem despoletar esta necessidade. Aprenda a identificar os principais sintomas de uma igreja com a saúde debilitada e como tratá-los. Estas questões serão debatidas num ambiente marcado pela partilha de ideias e encorajamento mútuo. Ao longo deste processo de mentoria cada mentoreado irá ser auxiliado a desenvolver ou a reformular o seu próprio projecto.

Jorge Humberto Nobre é casado com Sara e tem dois filhos, o Gerson e a Nádia. Iniciou o ministério há 29 anos, como missionário em Castro Verde, tendo depois servido a Deus em Lagoa e em Silves. Há quase 20 anos que pastoreia a igreja em Almeirim. Fez formação teológica na Escola Bíblia das Assembleias de Deus, tendo formação académica na área das Ciências Sociais.

Foi presidente da AEP durante 8 anos, dois dos quais como interino. Faz parte da ACPC (Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos), do GTIR ( Grupo de Trabalho Inter-Religioso para o acompanhamento espiritual e religioso no SNS) e do CMN (Christian Men's Network)

Tem participado em conferências sob diversos temas, em vários países da Europa, da América e da Ásia.

Iraquitan Carvalho é pastor presbiteriano, missionário entre os indígenas do Brasil há mais de vinte anos.

Hoje, coordena equipes de plantio de igreja no Nordeste do Brasil, uma escola de Plantadores e Revitalizadores de Igrejas na Colômbia e a Aliança Evangélica Pró Indígena do Nordeste. Cooperando também com o Planters.

Fabrício Freitas é líder da área de Evangelismo da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, coordenando dentre os diversos projetos a disseminação e implementação da visão de Igreja Multiplicadora. Atualmente está plantando a Comunidade Batista HOPE no Distrito Federal. Formado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília, é Mestre em Teologia com ênfase Missiológica, pelo Southeastern Baptist Theological Seminary. Casado com Samara e pai da Ana Vitória e João Rafael. Comunicador, atuou como radialista por oito anos antes de se tornar missionário na área de plantação e revitalização de Igrejas em Minas Gerais e Goiás. É apaixonado pelo resgate histórico dos princípios e valores neotestamentários e autor do livro: “De volta aos Princípios: vivendo o jeito bíblico de ser igreja” lançado pela editora Convicção e Missões Nacionais em 2015.

O que a pandemia nos ensina sobre evangelização?

Quando falamos de evangelismo há uma série de pressupostos e preconceitos que rapidamente ocupam a nossa mente. Facilmente associamos a proclamação da nossa fé a modelos que nos causam um certo constrangimento. Sentimo-nos pressionados a ser “vendedores” de um produto para o qual “ninguém” parece estar interessado. A evangelização não precisa de ser vivida assim. A pandemia abriu novos horizontes de evangelização e nos exemplificou uma analogia de contágio interessante. Assim, neste track vamos ser encorajados a olhar a proclamação de uma outra perspectiva. Estas questões serão debatidas num ambiente marcado pela partilha de ideias e encorajamento mútuo.

Pedro Silva é pastor auxiliar na Igreja Baptista Vida Nova, integra a equipa de revitalização da Igreja Baptista de Belas e é professor no Seminário Teológico Baptista nas disciplinas de Estilo de Vida Ministerial, Evangelismo e Discipulado e da recente formação intitulada de “Igreja Missional para um mundo pós-pandémico”.

Membro da direção da Missão Evangélica Intercultural e integra a equipa de coordenação da Assessoria de Missões e a Equipa Executiva do projeto Paixão Global.

Jonathan Sharp é professor do Curso Básico e do Curso Avançado / Vocational Bachelor em Estilo de Vida Ministerial e em Evangelismo e Discipulado, ensina no STB desde 2013. É doutor na área de Missões (2009) pelo New Orleans Baptist Theological Seminary, com Mestrado em Missões (2002) pelo mesmo Seminário e licenciatura em Ciências (1999) pela Mississippi State University, EUA. Em Portugal é missionário da International Mission Board da Convenção Batista do Sul dos EUA.

Diogo Carvalho é casado com Daniele Cavallieri e pai de Ana Talita. Membro da Igreja Batista do Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil. Graduado em Direito e pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Sul do Brasil, Rio de Janeiro, e Master of Theological Studies pelo Southeastern Baptist Theological Seminary (EUA). Doutorando em Teologia na PUC-Rio. Gerente Operacional de Evangelismo da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira e professor de missiologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Membro da Comissão de Evangelismo da Aliança Batista Mundial. Autor do livro "Relacionamento Discipulador: uma teologia da vida discipular."

Missões no meu Bairro

A maior parte de nós olha para o seu bairro como locais onde apenas vamos dormir. Ignoramos toda uma vida que já existe, as relações construídas entre vizinhos, homens e mulheres que Deus colocou a viver ao nosso lado e que são literalmente o nosso “próximo” e que Deus nos chamou a amar. Estas questões serão debatidas num ambiente marcado pela partilha de ideias e encorajamento mútuo. Ao longo deste processo de mentoria cada mentoreado irá ser auxiliado a desenvolver ou a reformular o seu próprio projecto.

Manuel Rainho é missionário da Igreja Baptista Vida Nova, integra a equipa de plantação de igreja na zona histórica de Lisboa e é professor no Seminário Teológico Baptista nas disciplinas de Cosmovisão Cristã e Cultura Contemporânea e Apologética Cristã. Foi missionário na Guiné-Bissau, enquanto leccionava Filosofia na Escola Portuguesa daquele país. De regresso a Portugal, integrou a equipa de assessores do Grupo Bíblico Universitário. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ken McCord mora em San Francisco com a sua esposa, Kellie. É a sua convicção de que todo ser humano tem um papel numa história comum e tem potencial desbloqueado para tornar o mundo um melhor lugar. Enquanto Ken e Kellie consideravam o impacto da 4ª revolução industrial da humanidade, eles encontraram a história e fé a apontar de volta à necessidade humana de se identificar e de se enraizar no "lugar". A cidade e o bairro são o contexto para uma boa vida, um gerador de vida. Em um lugar, onde o drama de amor se desdobra, o Criador aparece, agraciando-nos com beleza, abundância e liberdade. Com sólidas raízes, a humanidade torna-se participante criativo no mundo emergente e em hipermudança.

Nos últimos 20 anos, os McCords criaram os seus agora adultos filhos, começaram igrejas, organizações sem fins lucrativos e negócios na cidade. Em 2010, a família se juntou à equipa de lançamento da Epic Church (Epicsf.com), onde eles atualmente servem como líderes leigos.

Com foco renovado, em 2018, Ken e Kellie fundaram uma pequena empresa Mission Blue (missionbluesf.com), e em 2020 com um grupo de amigos, lançou um organização sem fins lucrativos chamada Infusion (infusion.city). Ken trabalha para uma empresa líder em IA (DataRobot.com) e Kellie gerencia e trabalha na Mission Blue.

A minha causa: é possível mudar o mundo?

O pecado deixou e tem deixado um rasto de destruição. As consequências são demasiado óbvias e podem ser verificadas numa perspetiva social (pobreza, violência, entre outros), no espectro emocional onde a solidão é um exemplo gritante, mas também na vertente ambiental onde verificamos um desleixo cada vez maior com o nosso planeta e com os seres vivos que aqui residem. Todos nós temos algo que podemos fazer. Podem ser pequenas ou grandes iniciativas. O importante é dar passos concretos. Estas questões serão debatidas num ambiente marcado pela partilha de ideias e encorajamento mútuo. Ao longo deste processo de mentoria cada mentoreado irá ser encorajado a desenvolver ou a reformular o seu próprio projecto.

Moisés Lima é Graduado em Teologia, Graduado em Psicologia, Coordenador Adjunto do Cuidado Comunitário e Coordenador de Grupo de Ajuda Mútua de Dependência Química na Fundação Cidade Viva. É também pastor titular na Igreja Cidade Viva - Zona Sul e Membro do Conselho Pastoral da Igreja Batista Cidade Viva.

Possui experiência na área de prevenção, tratamento e reinserção e políticas públicas sobre drogas.

Saulo Ribeiro é doutorando e mestre em Ciências das Religiões pela UFPB, historiador pela mesma universidade e Especialista em Saúde Mental com foco em Dependência Química. Também é Diretor de Cuidado Social e da Área de Prevenção e Tratamento de Drogas da Fundação Cidade Viva, além de realizar treinamentos sobre transformação social para comunidades no Brasil. É também pastor da Igreja Cidade Viva e plantador da igreja em Brasília-DF. Atualmente é Diretor de Programas no Governo Federal trabalhando com o aperfeiçoamento de programas sociais prioritários.

Elsa Correia Pereira é licenciada em Sociologia e Planeamento pelo ISCTE. Sempre esteve ligada à área social através do voluntariado (Café Convívio - Desafio Jovem, etc.) e profissionalmente desde 2003, em organizações cristãs. Primeiro, colaborou num Lar de crianças e jovens, e, de há 13 anos para cá, colabora na Abla, uma missão evangélica (IPSS e ONGD) com intervenção nacional e internacional.

Fez formação teológica (EETAD e FAETAD) e frequentou a Pós Graduação em Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica (UAL). É parte dos órgãos sociais de algumas Associações Cristãs sem Fins Lucrativos. Colabora, há mais de 10 anos, como escritora em publicações de inspiração cristã. É autora dos livros "Diário de Uma Mulher Feliz" e "O Segredo do Arco-Íris". Tem colaborado voluntariamente com as Alianças Evangélicas Portuguesa e Europeia em awareness, sensibilização e advocay relacionadas com os temas  Refugiados, Tráfico de Seres Humanos, violência sobre mulheres e outras causas sociais. Tem participado em conferências e palestras no âmbito destes temas sociais e outros de inspiração cristã.

Uma Visão para a Nação

John Knox orava a Deus: “Dá-me a Escócia ou eu morro”. Todas as nações precisam de homens que são levantados por Deus, que intercedem pelo seu país, que possuem uma forte convicção de que no seu país “Deus vai mostrar a sua grandeza e toda a gente a verá.”

Neste “track” seremos desafiados a discernir o que Deus quer fazer na nossa nação e como Deus nos quer utilizar nesse processo. Estas questões serão debatidas num ambiente marcado pela partilha de ideias e encorajamento mútuo. Ao longo deste processo de mentoria cada mentoreado irá ser auxiliado a desenvolver ou a reformular o seu próprio projecto.


Pedro Barbosa é casado com Júnia e pai de 2 filhos, Simão e Sara. Natural do Porto e a viver em Lisboa desde 2009. Bacharelato em fotografia e cinema. Estudos teológicos no Seminário Teológico Baptista em Portugal.

Missionário da Agape Portugal desde 2003 onde trabalhou com adolescentes. De 2012 a 2020 fez parte da liderança de SHIINE Europa (ministério de AGAPE Europa com adolescentes). Serve como Diretor Nacional da Agape Portugal desde Janeiro 2017.

Paulo Gomes é Diretor Geral e Professor do Monte Esperança Instituto Bíblico, Fanhões (MEIBAD), Pastor Adjunto na Assembleia de Deus de Algés e Membro da Conselho Administrativo da MEVIC. Foi coordenador da Assessoria de Missões da AEP. Tem licenciatura em Teologia Aplicada e mestrado em Teologia Sistemática. É doutorando em Philosophy in Theology na Emil Brunner World University (EUA). Fez formação em Capelania pela International Union of Pastors and Volunteer Chaplains – UNIPAS (2015) e pela International Association of Evangelical Chaplains – IAEC (2016).

Oswaldo Prado é missionário da Sepal há mais de 20 anos. Pastoreou a Igreja Presbiteriana Independente do Ipiranga, em São Paulo. Coordena a área de mentoria de plantadores de igrejas do CTPI e do Child Fund Brasil.

Tem sido preletor nos últimos 30 anos em conferências e congressos missionários no Brasil e no exterior. Autor dos livros Do chamado ao campo e Sobre idas e vindas. Casado com Sirley, tem dois filhos e quatro netos.

Diferentes, mas juntos: inteligência intercultural, uma disciplina espiritual

É inegável que o nosso mundo tem sido afectado pela globalização e muitos são aqueles tem experienciado esta grande mobilidade populacional. Independente dos factores da mobilidade, muitas são as pessoas que tem saído para outros lugares e muitos são aqueles que recebem novos habitantes. Para dar uma resposta e uma preparação a esta realidade, este track de mentoria visa dar aos participantes a oportunidade de refletir biblicamente sobre a necessidade dos cristãos compreenderem e interagirem com pessoas de diferentes backgrounds culturais. Esta mentoria irá também fornecer elementos teóricos e práticos para desenvolver a inteligência intercultural no seu contexto comunitário e na igreja local. Apontará um possível caminho de uma igreja monocultural - seja ela nacional ou das diásporas (étnicas) - a se tornar uma igreja intercultural, e não apenas multicultural. Estas questões serão debatidas num ambiente marcado pela partilha de ideias e encorajamento mútuo. Ao longo deste processo de mentoria, cada mentoreado será auxiliado a aplicar os conceitos aprendidos ao seu próprio contexto.

Neil Mason é obreiro da OM e vive em Portugal desde 1989. Esteve 2 anos no navio Doulos com uma tripulação de mais de 40 países. Ele é formador no curso “Princípios da Comunicação Intercultural” na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e convidado frequente para dar orientação aos grupos de estudantes de mobilidade da mesma universidade.

É formado em Ciências da Educação (FPCEUP) onde colabora com o Centro de Investigação como especialista em Mentoria para escolas. Tem uma pós-graduação em Mentoria & Coaching pela Universidade de Gloucestershire na Inglaterra. Na OM, Neil é coach e formador na International Leadership Coaching Academy (www.ilca.website). É membro da International Coaching Federation (ICF) e o European Mentoring and Coaching Council (EMCC).


Jeferson F. Chagas é missionário e serve em contexto transcultural desde 1996. Tem vasta experiência em capacitar e elaborar materiais de conteúdo bíblico para cristãos ex-muçulmanos oriundos de contextos islâmicos e chineses. Também tem atuado como professor em Ciências Islâmicas, Comunicação Intercultural, e Religiões Mundiais em algumas instituições evangélicas ao redor do mundo. É engenheiro químico pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em engenharia mecânica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Teólogo e Pós-graduado em Ciência da Religião pela Faculdade Teológica Integrada (FATIN), e PhD em World Christianity pelo Southwestern Baptist Theological Seminary, Texas, Estados Unidos. É fundador do Hikmah International Ministries cuja missão é mobilizar a igreja global para servir na capacitação de cristãos vivendo entre os povos não-alcançados.


António Rodolpho é missionário na Europa desde 1997. Pastor da Igreja Baptista Vida Nova, professor do Seminário Teológico Baptista de Queluz, coordenador da Assessoria de Missões da Aliança Evangélica Portuguesa, membro da direção da Missão Evangélica Intercultural - MEVIC e integrante da Equipa Executiva do projeto Paixão Global 2030. Possui formação e especialidades em Engenharia Civil, Gestão e Teologia.