16h (PT) / 12h (BR) – Painel 1: Ser e Fazer Igreja no Pós-Pandemia

Ano de 2020. Todo o mundo foi surpreendido com o anúncio de uma pandemia que estaria a atravessar países, continentes. O número de infectados crescia assustadoramente. Os primeiros relatos de falecimentos começaram a surgir. Empresas, escolas e igrejas viram as suas actividades presenciais a serem suspensas. O mundo está a mudar? O que está a acontecer às nossas igrejas? Que transformações estão a surgir no seu meio?

Hoje já vemos uma luz ao fundo do túnel e o termo pós-pandemia já começa a ganhar força. Como será o mundo de amanhã depois deste tremendo abanão? E a Igreja? Neste painel iremos conversar sobre os principais desafios e oportunidades para as igrejas no pós-pandemia.

Jorge Humberto Nobre é casado com Sara e tem dois filhos, o Gerson e a Nádia. Iniciou o ministério há 29 anos, como missionário em Castro Verde, tendo depois servido a Deus em Lagoa e em Silves. Há quase 20 anos que pastoreia a igreja em Almeirim. Fez formação teológica na Escola Bíblia das Assembleias de Deus, tendo formação académica na área das Ciências Sociais.

Foi presidente da AEP durante 8 anos, dois dos quais como interino. Faz parte da ACPC (Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos), do GTIR ( Grupo de Trabalho Inter-Religioso para o acompanhamento espiritual e religioso no SNS) e do CMN (Christian Men's Network)

Tem participado em conferências sob diversos temas, em vários países da Europa, da América e da Ásia.

Oswaldo Prado é missionário da Sepal há mais de 20 anos. Pastoreou a Igreja Presbiteriana Independente do Ipiranga, em São Paulo. Coordena a área de mentoria de plantadores de igrejas do CTPI e do Child Fund Brasil.

Tem sido preletor nos últimos 30 anos em conferências e congressos missionários no Brasil e no exterior. Autor dos livros Do chamado ao campo e Sobre idas e vindas. Casado com Sirley, tem dois filhos e quatro netos.

Pedro Silva é pastor auxiliar na Igreja Baptista Vida Nova, integra a equipa de revitalização da Igreja Baptista de Belas e é professor no Seminário Teológico Baptista nas disciplinas de Estilo de Vida Ministerial, Evangelismo e Discipulado e da recente formação intitulada de “Igreja Missional para um mundo pós-pandémico”.

Membro da direção da Missão Evangélica Intercultural e integra a equipa de coordenação da Assessoria de Missões e a Equipa Executiva do projeto Paixão Global.

Marcos Amazonas dos Santos é pastor. Estudou teologia no Brasil e em Espanha, e possui um mestrado em aconselhamento. Desde 2007 divulga as suas crónicas no blog cabocloamazonense.blogspot.com.br.

Desde 2020, juntamente com a sua esposa e os dois filhos, iniciou um ministério chamado "Ministério à volta da mesa".