PROJETO BIBLIOTECA INTEGRADORA/QUALIDADE DE VIDA CONTEMPORÂNEA E SUAS VARIANTES NO ESPAÇO ESCOLAR.


" Ensinar não é transferir conhecimento, mas sim criar possibilidades ao educando para formação ou construção desse conhecimento". (Paulo Freire)



ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSE ANCHIETA - MIRASSOL D'OESTE - MT. “A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire)

1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Estadual Padre José Anchieta situada a rua XV de novembro, n° 1.151, bairro Cidade Tamandaré, situada no município de Mirassol D’Oeste é mantida pela rede Oficial de ensino do Estado de Mato Grosso, através da Secretária do Estado de Educação criada através do decreto n° 1289 de 12 de abril de 1985, com credenciamento na educação básica concedida pelo CEB n° 072/2019, Diário Oficial 03/04/2009 e CEB n° 189/2013. Oportuno frisar que o bairro em que a unidade escolar está situada é o mais populoso desta urbe, sendo composto por uma comunidade de médio e baixo poder aquisitivo, na qual os responsáveis por nossos educandos são trabalhadores braçais em sua grande maioria.

A Escola Estadual Padre José Anchieta, é pública, gratuita, laica, direito da população e dever do Poder Público e estará a serviço das necessidades e características de desenvolvimento dos educandos independente de sexo, raça, cor, situação socioeconômica, credo religioso, político e quaisquer preconceitos ou discriminações. Desenvolvendo e assegurando aos adolescentes e jovens formações comuns indispensáveis para o exercício da cidadania fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho em estudos posteriores, tendo por princípios: formação acadêmica de excelência, formação para a vida, formação de competências para o século XXI e tendo como centralidade o Protagonismo infanto-juvenil e o Jovem e Seu Projeto de Vida.

O projeto de vida é o fruto do foco de todos que compõe a equipe escolar é nele que o currículo e a prática pedagógica ganham sentido, é através dele que aprendemos no presente a projetar no futuro os nossos sonhos e ambições, é através dele que os jovens buscarão a sua realização pessoal. Observa-se que nossos alunos provem de diversos bairros da cidade e para se locomover até a escola poucos necessitam de transporte escolar, ficando essa locomoção sob responsabilidade dos pais ou até mesmo dos próprios alunos. Como instrumento de coleta de dados a fim de saber quais as expectativas dos pais em relação a implementação do ensino fundamental e médio em tempo integral a escola enviou a cada família um questionário socioeconômico aonde os pais puderam expor todas as suas expectativas acerca da nova organização e nova proposta pedagógica.

Os pais veem na escola um local em que os filhos irão ter uma boa preparação para o futuro, esperam que ao saírem do ensino médio os jovens estejam prontos para ingressar em uma universidade. A escola se coloca como chance de mais tempo dedicado aos estudos e de ajuda aos pais na tarefa de afastarem adolescentes e jovens de ambientes desagradáveis. Enfatizamos que a Escola Padre José Anchieta possuía no ano de 2018 um total de nove turmas com um quantitativo de 200 alunos matriculados, para o ano de 2019 estamos com 13 turmas e 285 alunos matriculados. O que demostra a aceitação da comunidade a esta nova modalidade de ensino e o empenho e dedicação de todos os profissionais da educação que passaram pela unidade e os que estão engajados na busca pela melhoria da qualidade de ensino, proporcionando um atendimento com excelência a toda comunidade escolar.

2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

A Educação nos dias atuais é um desafio grandioso para todos os profissionais da educação, o avanço tecnológico e a agilidade do fluxo de informações transmitidas via internet, transformam educandos e educadores em eternos aprendizes na busca por conhecimento. Neste contexto é preciso alinhar os métodos de ensino acadêmicos aos recursos tecnológicos, garantindo melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

O projeto “Biblioteca Integradora” está se consolidando e vem demonstrando que veio para ficar. Afinal o resultado alcançado é visível e reconhecido pela comunidade escolar como um diferencial para educação. O objetivo alcançado até o momento justifica a nossa busca constante por melhorias no projeto e ter uma visão crítica nos proporciona a capacidade de evoluir.

A missão de unificar o ambiente da biblioteca e laboratório de informática proporcionará aos alunos maior facilidade em acessar tanto o acervo bibliográfico quanto o digital, no qual é possível encontrar diversos periódicos online por meio dos sítios virtuais. Assim sendo, o projeto revela-se um dos propulsores na facilitação da persecução do conhecimento.

A facilidade no acesso ao material bibliográfico permite com que os envolvidos no projeto: professores, técnicos responsáveis e alunos alcancem as respostas em meio às pesquisas e debates sobre qualidade de vida contemporânea e suas variantes no ambiente escolar. O acesso aos inúmeros materiais pedagógicos oferecidos nesse espaço de conhecimento viabilizará meios para que haja um aprendizado eficaz envolvendo todas as disciplinas da base comum curricular.

Assim sendo, o projeto “Biblioteca Integradora” tem como princípio a integração de todos os mecanismos de informação como ferramenta pedagógica para uma educação interdisciplinar, fazendo-se necessário o suporte técnico de no mínimo dois profissionais para atender a demanda da modalidade integral, proporcionando acompanhamento em todos os turnos de funcionamento da unidade escolar para alunos, professores e comunidade.

3. OBJETIVO GERAL

Proporcionar a comunidade escolar as condições básicas para ampliar o contato dos estudantes com gêneros textuais que possibilitem a resolução de problemas relacionados à falta de qualidade de vida contemporânea e suas variantes no ambiente escolar, de modo a comtemplar as áreas de conhecimento, partindo-se de práticas, em direção a novas experiências. Utilizando os recursos multimeios que auxiliarão no reconhecimento da importância do domínio dessas práticas para compreensão do mundo físico e da realidade social, para o prosseguimento dos estudos e para formação profissional e o desenvolvimento de habilidade e aprendizagens de procedimentos envolvidos na leitura/escuta e produção de textos pertencentes a gêneros relacionados ao estudo, à pesquisa e a divulgação cientifica .

Além disso, o presente projeto busca proporcionar aos educandos o conhecimento adequado de como utilizar as tecnologias da biblioteca integradora para o desenvolvimento significativo do processo de ensino aprendizagem e na realização de trabalhos escolar, bem como no uso em diferentes mídias e esferas/campos de atividades humana. Aliás, as utilizações dos recursos da biblioteca integradora podem instigar e auxiliar os alunos a repensarem o uso desses espaços, com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade, formando jovens autônomos, solidários e competentes, razão pela qual é extremamente importante para escola o projeto “Biblioteca Integradora”.

Percebe-se, portanto, que a efetivação desse ambiente integrador é de extrema necessidade, pois será um espaço de auxílio na busca por conhecimento e informação, garantindo uma educação interdimensional aos nossos educandos.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Considerando o objetivo geral do presente projeto, podemos discriminar alguns que serão prioridades no desenvolvimento deste, quais sejam:

· Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos;

· Relacionar o texto com suas condições de produção, seu contexto sócio histórico de circulação e com os projetos de dizer: leitor e leitura previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas em jogo, papel social do autor, época, gênero do discurso e esfera/campo em questão;

· Fazer apreciações e valorizações estéticas, éticas, políticas e ideológicas, dentre outras, envolvidas na leitura crítica de textos verbais e de outras produções culturais;

· Analisar as diferentes formas de manifestação da compreensão ativa (réplica ativa) dos textos que circulam nas redes sociais, blogs/microblog, sites e afins e os gêneros que conformam essas práticas de linguagem, como: comentário, carta de leitor, post em rede social, gif, meme, fanfic, vlogs variados, political remix, charge digital, paródias de diferentes tipos, vídeos-minuto, e-zine, fanzine, fanvídeo, vidding, gameplay, walkthroug, detonado, machinima, trailer honesto, playlists comentadas de diferentes tipos etc., de forma a ampliar a compreensão de textos que pertencem a esses gêneros e a possibilitar uma participação mais qualificada do ponto de vista ético, estético e político nas práticas de linguagem da cultura digital;

· Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa;

· Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas;

· Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens;

· Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a

necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas;

· Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica;

· Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares;

· Oportunizar ao aluno da escola um curso de informática que atenda sua prática escolar.

4. METODOLOGIA

De acordo com os objetivos específicos, o técnico, juntamente como os professores, desenvolverá o projeto “Biblioteca Integradora” a partir de atividades interdisciplinares tendo como área de pesquisa a qualidade de vida contemporânea e suas variantes no espaço escolar no decorrer do ano letivo. O docente terá a biblioteca integradora como uma feramente de trabalho auxiliando-o na execução de um ensino de qualidade e inovador para nossos jovens protagonistas, possibilitando, assim, múltiplos caminhos para a construção de seu conhecimento. Sendo assim, esse espaço servirá de recurso pedagógico indispensável para a formação integral dos alunos que estão matriculados nesta unidade de ensino.

As atividades serão realizadas sob a coordenação do professor regente com o acompanhamento do profissional técnico designado para esta função, em horário específico agendado para as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Ao longo do bimestre será organizado cronograma da utilização dos computadores para manuseio adequado dos programas, trabalhos e pesquisas. Faremos um rodízio utilizando uma aula semanal entre as turmas na disciplina de Estudo Aplicado de Língua Portuguesa para que seja trabalhada no espaço “Biblioteca Integradora” pesquisas de textos diversos tendo como foco a qualidade de vida contemporânea e suas variantes no espaço escolar, proporcionado um leque de debates e problematizações entre os educandos acerca de suas vivencias.

Os alunos do Ensino Médio utilizarão uma hora aula semanal na disciplina de Estudo Orientado para a realização de leitura entre os acervos bibliográficos disponíveis e textos digitais para aprimorar o vocabulário, de modo a colaborar para sua produção escrita, sendo capaz de realizar assim uma excelente dissertação na prova do Enem. Todos os alunos serão estimulados a aprimorar o hábito da leitura por meio de incentivo e metas pré-estabelecidas, sendo condecorados com certificados ao final de cada bimestre. A turma que conseguir fazer a leitura e o roteiro do maior número de livros, será premiada.

A proposta a ser desenvolvida entre as turmas do 9º ano será a leitura das diferentes formas de manifestação da compreensão ativa dos textos que circulam nas redes sociais, blogs/microblog, sites e os gêneros que conformam essas práticas de linguagem, como: comentário, carta de leitor de forma a ampliar a compreensão de textos que pertencem a esses gêneros e a possibilitar uma participação mais qualificada do ponto de vista ético, estético e político nas práticas de linguagem da cultura digital. Assim essa prática contribuirá para a produção de um jornal estudantil que terá como editores os jovens protagonistas que farão a produção de textos informativos sobre as atividades desenvolvidas na escola, no decorrer do bimestre, para ser divulgado a toda comunidade.

O uso da Biblioteca Integradora é de suma importância para a aprendizagem da língua inglesa. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) traz um leque de ferramentas. É possível aprender e/ou reforçar conteúdos gramaticais, pronúncia, por meio de jogos online, como: duolingo, escola games e poki, bem como, filmes legendados e letras de músicas no Youtube. Na disciplina de Estudo Aplicado de Matemática, cada turma terá disponibilidade de uma hora aula semanal no espaço da Biblioteca Integradora, momento este de aprendizado a partir do acesso a jogos e problemas de raciocínio lógico, a construção de gráficos e o domínio do programa “geogebra”. O aplicativo “Google Earth” também será de grande valia para os estudos aplicados de geografia, além de despertar a curiosidade dos alunos para as diversas possibilidades do uso da internet. O ambiente da Biblioteca Integradora também será utilizado no horário do almoço ofertando curso de digitação e informática básica para os alunos através do Clubinho da informática, neste, os alunos terão a oportunidade de adentrar no mundo da informática, com o apoio de professores, técnicos e alunos protagonistas, o clubinho ofertará aos alunos as noções básicas do uso adequado do computador como digitar corretamente. Para este fundamento utilizaremos um jogo educativo denominado “Rapid Typing” que estimula o processo de digitação, assim como a criação de documentos utilizando os principais programas do pacote office, como: Word, Excel e Power Point.. Seguiremos estimulando os alunos e professores a participar de Concursos e Olimpíadas, tais como: Olimpíadas de Matemática, Olimpíadas de História e Geografia, Concurso de Redação como dos Correios, Senado e Assembleia Legislativa, muitos desses online propiciando novas abordagens para a construção do conhecimento coletivo e individual.

5. REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

CAMP, Mangueira: Uma Escola De Cidadania/ organizadora Lurdinha Castro. Rio de Janeiro. Mauad, 2004.

SEGEDUCA, Diário Eletrônico. Objetivos de aprendizagem. MATO GROSSO, 2018.

SEDUC/MT. Orientações curriculares. Área de linguagens: Educação básica. Secretaria do Estado de Mato Grosso Ed. Efanti, CUIABÁ-MT 2012.

LAJOLO, Marisa. A formação do leitor no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.


ATIVIDADES DO PROJETO: CONHEÇA.