FICHA TÉCNICA

MEMBROS DA EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

Paulo F. de Oliveira Fontes

Paulo F. de Oliveira Fontes doutorou-se em História pela Universidade Católica Portuguesa, onde é docente e desempenha funções de Diretor e investigador do Centro de Estudos de História Religiosa. Dedica-se à história da sociedade e do catolicismo português na época contemporânea, em particular a relação do movimento católico com os movimentos sociais. Dos seus trabalhos publicados, destaque para a participação no volume 3 da História Religiosa de Portugal, dirigida por Carlos A. Moreira Azevedo e coordenada por António Matos Ferreira e Manuel Clemente, e no Dicionário de História Religiosa de Portugal, de que foi um dos coordenadores, ambas as obras editadas pelo Círculo de Leitores (2000-2002) e, mais recentemente, Elites católicas em Portugal: o papel da Acção Católica Portuguesa (1940-1961), resultante da sua tese de doutoramento.

Nuno Estêvão Ferreira

Nuno Estêvão Ferreira nasceu em 1968. É licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; mestre em História Social e Contemporânea pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE); doutorado em Ciências Sociais, especialidade de Sociologia Política pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É assistente da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. As suas áreas de especialização e interesse são: história institucional e política em Portugal no século XX; os regimes autoritários da Europa do Sul no período entre guerras; o processo de decisão política no salazarismo.

Alice Borges Gago

Alice Borges Gago é licenciada em História (1994), mestre em História Medieval (2000), pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação, ramo Biblioteconomia (2006) e doutorada em História, especialidade de Arquivística Histórica (2019) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a tese Arquivos e práticas arquivísticas de famílias de elite (Portugal, séculos XV-XVII). É autora de trabalhos no âmbito de arquivos de família numa perspetiva interdisciplinar, ligando História e Ciência da Informação. Foi distinguida com o Prémio História Alberto Sampaio em 2020.

Atuais interesses de investigação: Arquivística, História Social.