ARQUIVOS

COLEÇÃO DOCUMENTAL ABEL VARZIM


O que é?

A recolha de documentos sobre Abel Varzim que o Forum Abel Varzim tem realizado desde a sua constituição esteve na base de um protocolo com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (UCP-CEHR) para organização daquele acervo. Correspondência, obras impressas, colunas regulares em jornais diários, conferências, apontamentos de Abel Varzim ou a ele referidos foram descritos, reacondicionados com melhores garantias de conservação e, em alguns casos, digitalizados.

O resultado desses trabalhos foi a constituição da Coleção Documental Abel Varzim, composta por cerca de 1300 documentos.


Como consultar?

A Coleção Documental Abel Varzim encontra-se encontra-se na sede do Centro Social Cultural e Recreativo Abel Varzim, onde poderá ser consultada.

As descrições dos documentos poderão ser consultadas a partir de casa, assim como os mais de 300 documentos que estão disponíveis em formato digital.

Para o fazer, será necessário ir ao PAPIR, gerido pelo UCP-CEHR. Basta clicar na entidade detentoraForum Abel Varzim” e depois na “Coleção Documental Abel Varzim” e seguir a sequência de secções, séries e documentos. Em alternativa, poderão ser efetuadas pesquisas em texto livre na caixa “pesquisa rápida”.

As mesmas descrições e imagens digitais estão também disponíveis no Portal Português de Arquivos e no Archives Portal Europe. Também aí poderão ser consultadas.


Ampliação

A Coleção Documental Abel Varzim não está fechada. Pode ser aumentada com a introdução de mais documentos com interesse para o estudo da figura do Padre Abel Varzim.

A título de exemplo, apenas está disponível a 2.ª Série do jornal O Trabalhador. Acrescentar a 1.ª Série seria um óbvio enriquecimento para o acervo já reunido e descrito.

O Forum Abel Varzim encontra-se disponível para, mediante alguns critérios e em colaboração com o UCP-CEHR, avaliar a receção de originais ou, a título de empréstimo, proceder a digitalizações que enriqueçam a atual coleção de documentos.