O projeto de arrecadação de livros para a Instituição de Longa Permanência para Idosos do Jaçanã decorreu da análise do escopo e do impacto social desejados pelos membros do grupo. A escolha desse projeto aliou duas intenções corroboradas pelo grupo: o potencial construtivo e transformador da leitura e o impacto sobre um setor populacional muitas vezes carente de atenção e de auxílio, pontos que foram reforçados por nossas impressões ao visitar a instituição.
A visita à instituição mostrou-se fundamental para adequação do escopo do projeto às necessidades da instituição e de nosso público alvo, sendo assim, o contato entre as partes demonstrou-se imprescindível para o entendimento e prosseguimento do projeto.
As aulas de Gestão de Projetos foram de essencial valia para que pudéssemos esquematizar e compreender como se constitui o projeto e como se dá o processo de realização do mesmo. A compreensão clara do escopo do projeto, divisão de funções entre os membros do grupo e a estruturação de datas e períodos para o cumprimento de macroatividades mostraram-se pontos cruciais para o desenrolar das atividades. As aulas possibilitaram o entendimento das interfaces entre desenvolvimento técnico e prático de cada atividade e a compreensão,a partir dessas, da importância da subdivisão de atividades e de atribuir responsáveis pelas mesmas, sem perder de vista seu conteúdo sistêmico.
Para além dos aspectos técnicos e teóricos da distribuição do projeto, serviu como aprendizado a extrema importância do diálogo e da abertura para a participação individual de cada integrante do grupo, contribuíndo para o desenvolvimento de ideias e, consequentemente para o aprimoramento do projeto e de seus resultados.