Conheça a história de cada proescker
Acompanhe a trajetória de quem inova a educação todos os dias na Proesc em atualizações mensais!
Acompanhe a trajetória de quem inova a educação todos os dias na Proesc em atualizações mensais!
Aline entrou na Proesc em agosto de 2021, como estagiária de Suporte. Sempre curiosa e interessada em aprender coisas novas, ela começou a se encantar pela área de Produto, que estava em plena ascensão dentro e fora da empresa. Decidida a conhecer melhor esse universo, fez um curso na área e procurou sua gestora e o Renan, CTO da Proesc, para conversar sobre a possibilidade de migração.
A mudança aconteceu de forma gradual. Aline começou realizando algumas atividades e boxes voltados à área, até conquistar seu primeiro cargo como Product Owner. Hoje, atua como Product Operation Analyst, uma função que otimiza e garante a eficiência dos processos internos dentro do time de tecnologia, com foco na análise de dados e no aprimoramento contínuo dos fluxos de trabalho. Vem ver só o que ela nos contou!
O que você mais gosta no seu trabalho hoje?
Eu gosto muito da independência que tenho no meu trabalho. Tenho autonomia e liberdade para sugerir ideias, aprender coisas novas e colocar em prática o que penso. Grande parte das minhas entregas depende de mim, porque eu tenho os números e os dados ali comigo. Então, quando falo sobre algo, não é só opinião — eu mostro: “olha aqui, esses são os números que estou vendo”.
Um dos projetos de que mais me orgulho é a Universidade Proesc*. Dentro da esteira de Produto, eu era responsável por fazer o onboarding da galera, auxiliava todo mundo que entrava, fosse de Produto ou não. Todo o pessoal da área tech passava por mim. A gente fazia as validações do sistema ao vivo: eu perguntava, a pessoa respondia e mostrava no sistema. Mas começou a ficar muito trabalhoso, porque o número de pessoas aumentou bastante. Então decidi criar um ambiente onde isso não dependesse mais só de mim, e onde todos tivessem autonomia para aprender. No fim, não só o time tech, mas outras áreas também começaram a usar, e isso foi muito legal.
O que significa ser Proescker para você?
Ser Proescker é trabalhar em um lugar inovador e colaborativo. Aqui, todo mundo é ouvido e tem voz, independentemente da senioridade ou do cargo. Tudo o que você fala é levado em consideração. Eu sempre me sinto ouvida, e isso é um grande diferencial pra mim.
Qual o seu lema de vida?
Algo que levo pra minha vida é não acumular coisas, nem tarefas, nem pendências. Falo isso tanto pra vida pessoal quanto pro trabalho. Se eu tenho algo pra fazer, gosto de resolver na hora. Não gosto de deixar acumular, e confesso que até me incomoda quando isso acontece (risos). Gosto de deixar tudo organizadinho — chega a ser quase um toque! Mas acho que isso acaba me ajudando muito no trabalho.
Qual valor da Proesc você mais se identifica?
O valor com que mais me identifico é a proatividade. Acho que combina bastante com o que falei antes. Mesmo quando algo não é diretamente minha responsabilidade, se vejo que alguém está com dificuldade, eu me envolvo, ajudo. Não consigo ver a pessoa “batendo cabeça” e ficar parada. Pra mim, isso é ser proativo: se importar o suficiente pra agir, mesmo quando o problema não é seu.
O que a liderança tem a dizer sobre ela? Com a Palavra, David Frazão:
"Sempre penso na Aline por sua notável contribuição e excelência profissional, um padrão que se mantém consistente desde nossos tempos no Suporte e se fortalece em Produto.
A Aline sempre foi uma referência em eficiência, demonstrando um foco inabalável na resolução de problemas. Sua competência é valiosa e enriquece significativamente todo o processo e o desempenho do time. Contar com o perfil e a expertise da Aline é de extrema importância para o nosso sucesso. Conto com sua contribuição contínua e crescente em nossos futuros desafios!"
Sobre a Universidade Proesc
A Universidade Proesc é uma plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde os novos Proesckers passam por trilhas de conhecimento sobre o sistema Proesc. Dependendo da vertical — pública ou privada — eles estudam o conteúdo específico da área, assistem aos vídeos de treinamento e fazem leituras e atividades práticas. Depois, validam o aprendizado por meio de avaliações dos módulos. No final, se atingirem a média de aprovação, recebem um certificado de conclusão.
CONFIRA AS ENTREVISTAS ANTERIORES: