Conheça a história de cada proescker
Acompanhe a trajetória de quem inova a educação todos os dias na Proesc em atualizações mensais!
Acompanhe a trajetória de quem inova a educação todos os dias na Proesc em atualizações mensais!
Ricardo Matos, engenheiro de Dados Sênior, chegou à Proesc em maio de 2025 com um desafio claro: ajudar a resolver uma dor crítica relacionada ao tempo de migração. Em pouco tempo de empresa, já transformou impacto em resultado e isso ficou evidente ao conquistar destaque em resultados no Proesc Awards (nossa premiação de destaques em cultura e resultados) do último ano.
Mas o que talvez nem todo mundo saiba é que sua relação com dados começou muito antes — ainda quando nem fazia parte oficialmente da área. Entre experiências, transições de carreira e uma paixão que foi crescendo ao longo do tempo, sua trajetória mostra como curiosidade e iniciativa podem transformar caminhos profissionais. Vem ler sobre essa história inspiradora!
Como começou sua trajetória na área de dados?
Na verdade, minha trajetória com dados começou há bastante tempo. Mesmo antes de ser remunerado por isso, eu já trabalhava com análise de dados em praticamente todas as minhas experiências anteriores. Desde a época em que atuava como representante comercial, analisava minhas próprias performances, identificava pontos de melhoria e buscava compreender melhor meus resultados. Inclusive, sugeri uma mudança de rota para beneficiar os interesses da empresa, tudo isso com base em dados.
Com o tempo, fui me aproximando cada vez mais da área até surgir a oportunidade de trabalhar com um sistema de gestão escolar, e aí virou uma paixão. Foi quando passei a atuar mais diretamente com dados.
A partir daí, aprofundei meus conhecimentos com cursos, bootcamps e formações mais intensivas. Sou formado em Engenharia, mas foi na prática e nos estudos complementares que me desenvolvi na área de dados. Para quem quer começar, recomendo fortemente aprender SQL. Existem muitos conteúdos acessíveis, inclusive gratuitos, como cursos no YouTube, por exemplo, os do Guanabara, além de plataformas pagas como o Alura.
O que você mais gosta no seu trabalho hoje?
Sou apaixonado pelo que faço, se deixar, trabalho o dia inteiro (risos). Mas o que mais gosto é transformar dados em informação relevante. Poder gerar insights que apoiam decisões e ajudam a automatizar processos é algo que me motiva muito.
O que você mais se orgulha de ter feito na Proesc?
A criação do Plyne é, sem dúvida, um dos projetos que mais me orgulho. Trata-se de um projeto automatizado de migração que reduziu muito o tempo de processo. Antes, uma migração que levava dias, hoje conseguimos realizar em poucos minutos.
Esse era um dos grandes objetivos quando entrei na Proesc, então conseguir concretizar isso em tão pouco tempo foi uma realização enorme. Mas não é só isso, temos vários outros projetos em andamento, com grande potencial, e estou muito animado com o que ainda vamos construir.
O que significa ser Proescker para você?
Ser Proescker é estar exatamente onde eu quero estar. Já tive experiências anteriores com dados, inclusive em empresas de outros segmentos, mas sempre mantive uma conexão muito forte com a área de gestão escolar.
Trabalhar aqui significa fazer o que eu amo, evoluir constantemente e contribuir com melhorias reais. É sobre criar, aprimorar processos e fazer parte de algo que faz sentido para mim todos os dias.
Você tem algum lema de vida?
“Seja a mudança que você quer ver no mundo.”
Acredito muito nisso. Não adianta esperar mudanças dos outros se eu mesmo não começo. Se quero ser melhor e ver pessoas melhores ao meu redor, preciso começar por mim.
Com qual valor da Proesc você mais se identifica?
Proatividade. Eu me considero uma pessoa muito proativa. Tenho para mim que, se eu não fizer, ninguém fará por mim. Esse é um princípio que levo para tudo o que faço.
O que Roberto Alves, colega de equipe, tem a dizer sobre Ricardo Matos?
" Trabalhar com o Ricardo é um prazer. É alguém que chegou no time e que veio de fato para somar. O tipo de pessoa que é sentida a presença dentro do ambiente, que eleva o nível e que faz a régua subir para todos que estão ao seu redor. A galera sente a diferença de alguém que já tem uma experiência, que vem pra somar, que vem com ideias positivas e que está sempre muito focado na solução. É um excelente profissional e que com certeza tem somado muito para a Proesc desde que entrou para a empresa. "
CONFIRA AS ENTREVISTAS ANTERIORES: