Missão
O Orfeão Famalicense tem como missão a continuidade do legado secular da transmissão da arte, através do canto, promovendo a celebração da alegria, o encantamento e a evocação da beleza que reside em todos os amantes da divina arte.
Assumindo-se como um embaixador cultural de Vila Nova de Famalicão, o Orfeão projeta a sua voz e a sua identidade muito além da comunidade local, afirmando-se como referência regional e contribuindo para a valorização da tradição coral portuguesa em todo o território nacional.
Visão
O Orfeão Famalicense, num espírito de Celebração constante dos seus largos anos de dedicação ao canto orfeónico e coral, pretende a mobilização de energias individuais e coletivas dos seus orfeonistas, associados e sociedade local e geral. Tal como Camões ("cantando espalharei por toda a parte, se a tanto me ajudar o engenho e arte") também este Orfeão se mobiliza a levar a toda a parte a divina arte de cantar, dependendo assim do seu envolvimento e talento na aplicação dos nossos conhecimentos e saber em todos os momentos para os quais sejamos convocados.
Queremos que as características e habilidades únicas, desde o nascimento de cada orfeonista, transportem esta mensagem de levar o canto orfeónico a todos os locais e que busquem dentro da associação uma renovação contínua da alegria de viver, de transmitir mensagens de encantamento através da voz, e com estas mensagens celebrar a cultura de um povo, a nível local, regional e/ou nacional.
Continuando a parafrasear Camões ("E aquele que por obras valerosas, se vão da lei da morte libertando") queremos que se celebre cada um dos nossos orfeonistas, como um agente cultural que canta e difunde as obras do autor, ajudando a que este se imortalize, mas também que cada um, na sua singularidade humana, seja para sempre recordado pela sua notável voz ao serviço da divina arte de cantar.