As cores estão ao nosso redor. Eles estão no mundo natural, nas casas em que vivemos, nos carros que dirigimos, nas roupas que vestimos e no entretenimento que assistimos. As cores também não são apenas partes insignificantes de nosso ambiente. Eles podem mudar a maneira como nos sentimos e reagimos a diferentes situações. A cromoterapia usa esses poderes da cor para nos curar, energizar e acalmar.
O que é cromoterapia?
A cromoterapia é uma terapia alternativa que usa cores e suas frequências para curar problemas físicos e emocionais no corpo humano. A cromoterapia também é conhecida como cromopatia, cromoterapia ou cura pelas cores.
Para que serve a cromoterapia?
O objetivo da cromoterapia é corrigir os desequilíbrios fisiológicos e psicológicos do corpo humano. Por exemplo, se você está estressado, a cromoterapia pode ajudar a acalmá-lo para que possa recuperar o equilíbrio psicológico. Se você está deprimido, a cromoterapia pode ser usada para revigorá-lo e dar-lhe mais energia.
Quando a cromoterapia começou?
A cromoterapia existe pelo menos desde a época do Egito Antigo. Os egípcios acreditavam no poder da luz e usavam diferentes cores de luz para promover a cura no corpo humano. A cromoterapia e sua conexão com o corpo humano continuam a ser importantes em algumas culturas. Mesmo nas sociedades ocidentais que tendem a preferir a medicina moderna e institucionalizada, os curandeiros naturais continuaram a usar cores para ajudar as pessoas a melhorar sua saúde física e emocional.
Embora a medicina ocidental não aceite tanto a cromoterapia, os pesquisadores ocidentais estão estudando as propriedades científicas da luz visível / luz colorida e as frequências de luz dentro dela. A cromoterapia ainda não "ganhou" um lugar na medicina ocidental, mas há uma forte possibilidade de que ganhe quando todos os resultados da pesquisa forem publicados.
Cores e Chakras
A medicina oriental é a fonte de muitas das chamadas terapias alternativas para tratar doenças do corpo humano no mundo ocidental. Na filosofia indiana, os chakras são considerados os centros de poder espiritual e o campo de energia dentro de nossos corpos. Existem sete chakras, e uma cor diferente representa cada um:
O Chacra Raiz, localizado na base da espinha, é representado pela luz vermelha ou vermelha. Este chacra tem a ver com nosso aterramento e conexão com a Terra.
O Chacra Sacral, localizado 2 ou 3 polegadas abaixo do umbigo, é representado por laranja. Diz-se que esse chakra está associado à reprodução, às partes do corpo físico, como rins e supra-renais, e ao prazer. É o chacra mente-corpo.
O Chakra do Plexo Solar, localizado entre o umbigo e o esterno, é representado por amarelo. Esse chakra está associado a partes do corpo humano como pâncreas, fígado, sistema digestivo e vesícula biliar, bem como positividade, fortalecimento e bem-estar.
Verde representa o Chacra do Coração. Está associado a partes do corpo físico, como coração, pulmões e sistema imunológico. Está associado à energia ou ao campo energético, ao sistema nervoso, ao foco mental, à compaixão e ao fortalecimento.
O Chacra da Garganta é representado pela luz azul ou azul e está associado à tireóide e ao metabolismo, bem como à expressão pacífica.
O Chacra do Terceiro Olho, localizado entre as sobrancelhas, é representado pelo índigo e associado à glândula pituitária e glândula pineal e influencia nossos ciclos de sono, auto-estima, clareza, sabedoria e intuição.
O Chacra Coronário, localizado no topo da cabeça, é representado por violeta e associado à glândula pineal, sensibilidade à luz, ciclos de sono, sonhos, clareza e espiritualidade.
Métodos de aplicação para cromoterapia
A prática alternativa de cura da cromoterapia depende da entrega das frequências de luz da cor ao corpo. A luz entra nos olhos para entrar no corpo humano ou pode-se usar equipamento de cromoterapia.
Através dos olhos
Uma maneira de aproveitar as vantagens da fototerapia é ver a cor de maneira simples. Você olha para a cor por alguns minutos e recebe os efeitos terapêuticos conforme a luz entra em seus olhos. Isso é tudo que há para a entrega. Você precisa ter cuidado com as cores que você escolhe. O verde é considerado a cor mais segura. Vermelho e laranja podem causar muito entusiasmo e agitação.
A cromoterapia também é individualizada. O que funciona para ajudá-lo pode fazer outra pessoa se sentir pior. Por exemplo, se você tem muita ansiedade e precisa se acalmar, a luz azul ou azul pode ser uma boa cor a ser usada. Se outra pessoa estivesse deprimida, porém, o azul não seria uma cor que deveria ser usada na cromoterapia. A luz vermelha geralmente está associada a emoções negativas, mas alguém que trabalha para processar a raiva pode achá-la potencialmente útil.
Via equipamento de cromoterapia
Existem vários tipos de equipamentos de cromoterapia. Alguns deles podem ser feitos facilmente, enquanto outros podem ser encomendados para uso de um terapeuta da cor. Este equipamento utiliza a projeção de luz visível colorida a partir do espectro visível. Às vezes, a cor é projetada em uma tela e você olha para ela. A luz vem de lâmpadas específicas de no máximo 500 watts. Com o equipamento de cromoterapia, a luz colorida pode ser direcionada para a sua pele usando equipamentos modernos e, às vezes, de alta tecnologia que permitem que a tonalidade e a intensidade da cor sejam ajustadas com precisão.
Efeitos psicológicos de cores diferentes
A terapia das cores é ideal para você?
As cores afetam nossos processos mentais e podem mudar nosso humor. A luz colorida entra pelos nossos olhos e pode produzir um certo efeito psicológico no corpo humano. Cada cor tem um efeito diferente, portanto, cores diferentes são usadas para diferentes condições mentais e problemas de humor. A lista a seguir descreve como cada uma das principais cores usadas na cromoterapia nos afeta e o que elas podem fazer por você.
Verde
O verde é o mais equilibrado de todas as cores. Os cromoterapeutas geralmente consideram o verde a cor mais segura e normalmente iniciam a cromoterapia com ele. Quando você está se sentindo triste, sem esperança ou deprimido, o verde pode melhorar seu humor. No entanto, é importante ter uma cor verde pura, pois o verde claro pode causar ansiedade.
Diz-se que o verde aumenta as emoções de amor, alegria e paz interior. Pode trazer esperança, força e serenidade. Diz-se que o verde aumenta sua sabedoria e facilita a mudança e a independência.
Azul
O azul é uma cor que deve ser usada com cuidado extra, pois pode esgotar sua energia se você estiver se sentindo deprimido. No entanto, o azul o ajuda a expressar seus sentimentos e está relacionado à sua verdade interior. O azul é uma cor fria que pode ser usada para ajudá-lo a ficar mais tranquilo e relaxado. O azul primário é frequentemente usado em configurações de terapia usadas para meditação e relaxamento.
O azul também pode ser associado à sabedoria, criatividade, lealdade e espiritualidade. Muito azul ou muito azul escuro pode causar tristeza, depressão e uma sensação de vazio. O azul claro promove serenidade. Também pode ser usado para ajudar com insônia.
Amarelo
O amarelo pode ser usado em cromoterapia para trazer energia e estimular a ação. Essa cor pode fazer você se sentir mais feliz. Pode revelar sua inteligência e sabedoria. Amarelos demais ou muito brilhantes estão associados a traição, crueldade e engano. Pode nos lembrar de nossa mortalidade. O amarelo é a cor mais intensa do espectro.
laranja
Laranja significa abundância, prazer, bem-estar e sexualidade. A laranja pode ser usada para estimular diferentes órgãos do corpo humano para a cura física. Revitaliza você e aumenta sua energia mental. Pode aumentar a sensação de conexão entre a mente e o corpo. No entanto, os cromoterapeutas geralmente evitam essa cor por você se você tem tendência à ansiedade.
vermelho
A cor vermelha é ainda mais estimulante que o laranja. Ele influencia questões emocionais como independência financeira e sobrevivência física. O laranja vermelho também pode produzir efeitos semelhantes. É usado principalmente para cura física porque seus efeitos emocionais podem ser extremos. Os cromoterapeutas evitam iluminar sua cabeça com luz vermelha, pois isso pode causar intensa agitação. O infravermelho também pode ser usado por um cromoterapeuta qualificado, se feito com cautela. Nem o vermelho nem o infravermelho são usados para pessoas com problemas mentais graves.
Roxa
O roxo está mais fortemente associado à beleza, espiritualidade e bem-aventurança. Na cromoterapia, o violeta é freqüentemente usado na testa e no pescoço para iniciar sensações de calma e relaxamento no corpo humano. No entanto, é recomendado para uso em qualquer parte do corpo.
O Uso da Cor na Arte Terapia
A cor também é uma consideração importante para os arteterapeutas. Eles podem instruir seus clientes a pintar com uma determinada cor que trará seus problemas ou os ajudará a lidar com eles. Ou, eles podem deixar a cor para o cliente e simplesmente perceber quais cores eles escolheram e como eles combinam a cor com as linhas.
Na arte-terapia, o uso de laranja pelo cliente pode às vezes ser uma indicação de que o cliente sofreu alguma forma de abuso sexual no passado. Gray pode mostrar que eles estão se sentindo deprimidos, sem esperança ou desligados de suas emoções.
Embora a terapia da arte não seja tecnicamente uma terapia das cores, os dois métodos reconhecem muitos dos mesmos efeitos de cada uma das cores no espectro visual.
Por que a terapia das cores é controversa?
Como ciência, a cromoterapia está em seus estágios iniciais, se é que nasceu no pensamento moderno. Algumas pesquisas estão em andamento e algumas foram concluídas. Até agora, os estudos não revelaram nenhuma evidência confiável sobre se e como as cores afetam o corpo físico.
Uma revisão de 2004 de estudos sobre o uso de cores em ambientes de saúde revelou alguns problemas interessantes com os conceitos por trás da terapia das cores.
Não há ligação direta entre cores específicas e saúde.
Provavelmente há uma conexão entre cor e humor, mas uma cor específica não está diretamente associada a um humor específico.
A cor muda a maneira como percebemos e nos comportamos, mas não está claro como isso nos afeta.
O pensamento atual sobre as cores parece uma simplificação exagerada de um tipo de influência muito mais complexo.
Em alguns países, a cromoterapia é reconhecida como um tratamento curativo e é regulamentada por lei. Em outros países, a cromoterapia é considerada uma farsa e uma perda de tempo e dinheiro. Conforme a pesquisa continua, a cromoterapia pode se tornar mais ou menos controversa. Por enquanto, cada pessoa deve decidir se a terapia das cores é algo que deseja seguir ou não.
A terapia das cores é ideal para mim?
A cromoterapia pode ser útil para você, mas pode não ser. É difícil dizer neste ponto. Ao decidir se deseja fazer a terapia das cores ou aplicá-la a você mesmo, considere estas questões:
Estou disposto a tentar algo que ainda não foi comprovado?
Quanto sou afetado pelas cores em meu ambiente? (A cor influencia mais algumas pessoas do que outras.)
Sei o suficiente sobre cromoterapia para experimentá-la sozinho?
Outro tipo de terapia resolveria minha situação de forma mais eficaz?
Não importa qual seja sua condição mental, existe uma terapia certa para você. A boa notícia é que você não precisa saber quando procurar ajuda pela primeira vez. Você pode falar com um conselheiro em ReGain.us imediatamente. Se você achar que deseja um tipo diferente de terapia, pode solicitar que seu terapeuta use outros métodos que façam mais sentido para você. Ou você pode mudar para um terapeuta diferente sempre que quiser.
A cromoterapia é proposta como um método de cura emocional e para o corpo físico. Quer você opte por seguir a terapia das cores ou alguma outra terapia apoiada pela ciência, a coisa mais importante que você pode fazer é conversar com um conselheiro para definir seu curso para a saúde mental e a felicidade.
O que é cromoterapia e como funciona?
A cromoterapia é o uso da cor de várias maneiras, a fim de receber benefício terapêutico. A cromoterapia pode assumir muitas formas diferentes, como já discutimos, e há muitas conexões culturais e espirituais diferentes para a cura pela cor em todo o mundo.
Uma forma comum de cromoterapia é o uso de luzes coloridas. Uma luz de terapia pode iluminar a sala durante uma sessão, por exemplo. A luz azul pode promover cura e relaxamento. A luz vermelha pode promover o fortalecimento mental ou físico. A luz visível também é frequentemente utilizada de outras maneiras, como simplesmente ver cores ou usar cores por meio de métodos criativos, como pintura ou desenho.
A cromoterapia e o tratamento com as cores ainda precisam ser integrados às formas mais típicas e convencionais da medicina ocidental, mas podem oferecer benefícios terapêuticos ou auxiliar na compreensão e na revelação das emoções. Quando se trata de usar as cores para impactar a saúde, a sociedade ocidental ainda não pegou totalmente, mas a cura pelas cores (e sua conexão com os centros de energia ou outros aspectos da espiritualidade) é uma parte importante de muitas práticas da medicina oriental. Muitas vezes é usado como uma conexão entre o corpo físico (ou corpo humano) e o poder de cura natural do mundo.
Qual é a cor da cura?
A cor da cura é geralmente considerada verde. O verde representa a beleza e a serenidade da natureza. Ele também representa a terra. Muitas culturas reconhecem o verde como a cor primária da cura devido à sua conexão com o equilíbrio e a estabilidade na natureza. Por causa das associações ligadas a ele, um indivíduo pode achar que o verde é calmante ou produz um efeito calmante.
A cor azul também é às vezes considerada como tendo propriedades curativas, já que estimula o relaxamento. A luz azul pode ser usada de várias maneiras na cromoterapia para promover um ambiente calmo e confortável. A luz azul pode ser usada para iluminar uma sala, por exemplo. A luz azul também pode ser fornecida por meio de dispositivos de cromoterapia específicos. Além da luz azul, outros usos podem incluir decoração ou mobília de quarto em azul, uso de azul em obras de arte ou outros.
O que um terapeuta da cor faz?
Um terapeuta da cor incorporará diferentes tipos de psicologia e medicina das cores ao tratamento terapêutico do corpo humano. Quais atividades e métodos específicos são usados podem depender da pessoa e / ou dos objetivos que ela espera alcançar.
A aparência do remédio ou da cura pela cor em ação pode variar. O vidro colorido ou a luz podem mudar a atmosfera de uma sala. Um terapeuta pode usar a arte-terapia e instruir o paciente a trabalhar com certas cores para lidar com emoções específicas. A arte-terapia abrange muitas das mesmas linhas de pensamento e potenciais de cura da medicina ou terapia das cores. Às vezes, a cor também é usada para tentar influenciar o humor ou as emoções.
Luz e cor podem ser facilmente combinadas com outros métodos terapêuticos. As evidências que explicam qualquer conexão entre o corpo humano e a cura pelas cores ainda são limitadas, mas alguns países consideram a medicina das cores uma forma legítima de tratamento.
Que cor ajuda a ansiedade?
Geralmente cores suaves e neutras (ou talvez até suaves) são consideradas benéficas para lidar com a ansiedade. Por causa de suas associações com a tranquilidade, tanto o azul quanto o verde são cores específicas que costumam ser referidas quando se procura promover relaxamento físico e mental.
O aumento do relaxamento pode impactar o corpo físico ou o corpo humano de algumas maneiras benéficas (curto prazo; não há nenhuma relação comprovada entre cor e benefícios de saúde em longo prazo por enquanto). Como a pressão arterial pode ser influenciada em parte pelo estresse ou ansiedade, reduzir os efeitos dessas emoções durante a cromoterapia pode diminuir ou estabilizar temporariamente a pressão arterial. A terapia de luz azul pode ser usada neste caso.
Qual é a cor da esperança?
O amarelo é frequentemente referido como a cor da esperança e este uso simbólico está frequentemente presente nas bandeiras. A cor verde às vezes é considerada uma representação da esperança, pois sua essência geral está ligada à paz e à tranquilidade em tempos de desordem. O brilho e a conexão do amarelo com outras partes de nosso mundo natural - o sol, por exemplo - podem ser uma parte benéfica do tratamento de cores com foco na melhoria do humor.
O que significam as cores na cromoterapia?
As interpretações e associações individuais com a cor podem variar de pessoa para pessoa ou de cultura para cultura, mas existem alguns significados gerais ligados a algumas cores. O vermelho, o azul e o verde são comuns, assim como o laranja. Conforme mencionado, a luz azul / azul e a verde costumam estar associadas à produção de efeitos calmantes, relaxantes e curativos. O laranja às vezes é associado à prosperidade e energia positiva, semelhante ao amarelo. O vermelho pode representar emoções negativas como raiva, raiva ou agressão. Também pode representar paixão ou poder. Outros tons frios e neutros podem promover paz ou relaxamento.
Os efeitos do tratamento das cores no corpo humano ou como as cores individuais são utilizadas na psicologia das cores ainda podem variar. Você pode ler sobre interpretações mais detalhadas sobre o significado das cores e como elas podem afetar a mentalidade ou o corpo físico anteriormente em nosso guia.
Quais cores são boas para a saúde mental?
Cores diferentes podem ser representadas ou referidas de maneiras diferentes ao longo do tratamento e da cromoterapia, mesmo que as cores em si não estejam associadas a memórias ou emoções positivas.
As cores que podem ser benéficas para a saúde mental ou para o corpo humano podem ser aquelas associadas à calma e relaxamento, como azul índigo ou verde, ou cores neutras que promovem efeitos semelhantes. A luz azul pode ser usada para focar na tranquilidade.
Na medicina oriental ou na cura natural, as cores também podem ser usadas com frequência para impactar o corpo físico. Pode ser usado em conjunto com outros métodos, como cura vibracional. A cura vibracional utiliza vibrações específicas e deliberadas em diferentes partes do corpo humano para promover a restauração e a estabilização dos campos de energia. A intenção da cura vibracional é equilibrar as vibrações que acontecem no corpo em um nível molecular (um “campo de energia”). Desta forma, acredita-se que a cura vibracional reequilibra o estado do corpo humano. Água carregada pode ser usada para promover resultados semelhantes. A água carregada costuma ser considerada em relação aos chakras, conforme discutido anteriormente em nosso guia.
Como é feita a cromoterapia?
A cromoterapia pode assumir muitas formas diferentes, às vezes em conjunto com outros métodos de tratamento terapêutico. Geralmente envolve alguma exposição física às cores do espectro visível. Ele pode ser combinado com outras práticas terapêuticas semelhantes, como a arte-terapia, para impactar o corpo humano. Veja “o que um terapeuta da cor faz?” para mais discussão sobre as diferentes maneiras de usar a cura pela cor na prática.
CHEGOU A HORA DA TERAPIA HOLÍSTICA SER ACESSÍVEL PARA TODOS !
Comece agora sua formação em Terapia Holística com certificado profissional e valor SUPER ACESSÍVEL !
Por que este curso é único?
Antes, para ter acesso aos conhecimentos da Terapia Holística você teria apenas duas
opções:
1. Se inscrever em cursos variados, caros e levar anos para concluir.
2. Ler livros por conta própria, sem orientação alguma.
Por isso, lançamos nosso curso completo com mais de 11 técnicas profissionais para você
que visa uma carreira estruturada como Terapeuta Holística(o), por meio de uma
formação séria, prática e didática.
E aí, ficou interessado(a)? Então clique em “SAIBA MAIS” embaixo da imagem e garanta sua
vaga com a Condição Especial de Lançamento.