ATIVIDADES


O Programa comemorativo do I Centenário do Nascimento da escritora Maria Ondina Braga contempla um variado conjunto de atividades, numa atuação plural em vários eixos, visando objetivos e públicos diversos, com a colaboração de diversos parceiros e instituições:


  1. Exposição documental: “Eu vim para ver a terra”: Maria Ondina Braga, um olhar nómada, Galeria do Largo do Paço, Universidade do Minho, 21 de junho a 28 de julho de 2022 (curadoria artística de Duarte Belo).


  1. Apresentação pública do volume I das Obras Completas de Maria Ondina Braga, Autobiografias ficcionais – Galeria do Largo do Paço, Universidade do Minho, 21 de junho de 2022.


  1. Investigação: realização de um III Colóquio Internacional Maria Ondina Braga: cartografias da memória, no espaço do Museu Nogueira da Silva (MNS), com a presença de investigadores de vários países, previsto para 14-15 de outubro de 2022.


  1. Edição das Obras Completas de Maria Ondina Braga, através da IN-CM (Imprensa Nacional-Casa da Moeda), com o apoio do Município de Braga, a partir de junho de 2022. Edição em 7 volumes, reunindo toda a obra literária da escritora de acordo com os diferentes géneros, incluindo textos inéditos.


  1. Evocação: realização de uma sessão comemorativa do Centenário da escritora no Palácio Galveias, Lisboa, organização da Associação Portuguesa de Escritores (APE), 20 de junho de 2022.


  1. Educação: divulgação da obra da escritora Maria Ondina Braga entre os leitores mais jovens (do Ensino Básico ao Secundário), bem como entre os docentes de Língua Portuguesa, em parceria sobretudo com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS).


  1. Edição da Fotobiografia de Maria Ondina Braga (edição da Universidade do Minho Editora), em 2023.


  1. Multimédia: realização de breves documentários vídeo sobre a vida e obra de Maria Ondina Braga (realização/direção de José Miguel Braga; apoio da Câmara Municipal de Braga).


  1. Exposição “As mulheres de Maria Ondina Braga”, de Patrícia Ferreira (desenhos), sala Jorge Barradas, Museu Nogueira da Silva, outubro de 2022.


  1. Prémio Literário: 5ª Edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, parceria entre a Associação Portuguesa de Escritores (APE) e o Município de Braga, novembro de 2022.


  1. Divulgação: programa da TSF com apontamento sobre Maria Ondina Braga, disponível em 10 de abril de 2022.


  1. Divulgação: maratona de leituras simultâneas, nos países onde a escritora viveu (Reino Unido, França, Angola, Índia, Macau, China), iniciativa com os estudantes do Mestrado de Língua Não Materna / Grupo PLP (CEHUM).


  1. Divulgação: sessão de apresentação do vol. I das Obras Completas da escritora (IN-CM), 9 de julho de 2020. Apresentação do livro em outras Feiras do Livro (Porto e Lisboa).


  1. Divulgação: criação de um dossiê temático pelo Instituto Camões (materiais de e sobre a escritora Maria Ondina Braga), a divulgar pelos leitorados e cátedras do Camões pelo mundo.


  1. Educação: coletiva de Ilustração – tema “Braga 22.22 (22 de ilustradores): inclusão do canto do Centenário: ilustrações de Maria Ondina Braga, Agustina Bessa-Luís e José Saramago (org. de Pedro Seromenho; apoio da Câmara Municipal de Braga).


  1. Publicação de um dossiê temático na revista Colóquio-Letras (Fundação Calouste Gulbenkian). Colaboradores: Maria Graciete Besse; Isabel Cristina Mateus e Cândido Oliveira Martins (setembro 2022).


  1. Evocação da Escritora no seu Aniversário: evento artístico de encerramento do Centenário Maria Ondina Braga (com António Durães e Luís Pipa, Instituto Confúcio), no Salão Nobre do Teatro Circo, 13 de janeiro de 2023.