Atividades


Estrutura básica dos momentos síncronos: 


Workshop: 


Estrutura básica dos momentos com roteiros assíncronos:

 


 Avaliação:

A avaliação será contínua e feita através da frequência, participação e desempenho dos alunos em todas as atividades propostas, considerando-se: a presença e participação nos encontros temáticos e a entrega das atividades assíncronas (projeto educativo e portfólio reflexivo). Para fazer jus ao certificado, o cursista deverá ter frequência maior que 75% nos momentos síncronos e cumprir as entregas das atividades assíncronas.

 


Atividades propostas:

Elaboração de um projeto de uma ação educativa que seria realizada em uma escola ou ONG abordando algum tema da disciplina. A proposta de construção de um projeto educativo baseia-se na compreensão de projeto como:

(...) uma atividade didática de ensino-aprendizagem, organizada dentro dos princípios da metodologia da ciência, destinada a pesquisar um fato, estudar um assunto, realizar um trabalho, individualmente ou em grupo, pela aplicação de procedimentos específicos, visando a obter certos resultados ou confeccionar um produto final. (MARTINS, 2007, p.97).


Exemplos: elaboração de um projeto educativo voltado para a formação de professores sobre Prevenção de violência sexual na infância, projeto sobre Questões da Adolescência voltado para frequentadores de uma ONG, projeto sobre Sexualidade e internet com jovens de Ensino Médio, ...

O projeto será entregue no Moodle, com a seguinte estrutura:

I - Título do Projeto;

II – Público-alvo;

III – Disciplinas participantes (se for feito em escola);

IV - Situação-Problema;

V – Justificativa;

VI – Objetivo;

VII - Seleção dos conteúdos (se for feito em escola) ou temas, 

VIII - Metodologia: recursos humanos, materiais, infraestrutura e estratégias didáticas;

IX - Ação didática (descrição das etapas do projeto por aula ou encontro);

X - Avaliação;

XI - Resultados esperados;

XII - Cronograma;

XIII – Bibliografia.


Portfólio: é uma pasta de registro da trajetória evolutiva dos/as alunos/as na disciplina.

"É uma forma de registro do percurso da aprendizagem. É um elemento para descrever o processo constante de reflexão, a maneira como o/a cursista explica seu próprio processo de aprendizagem, como dialoga com as dificuldades encontradas e em que medida superou os entraves, como os reflete, os problematiza." (XAVIER FILHA, 2009)


Para quais fins é utilizado?

Existem diversas finalidades para o portfólio, desde avaliação escolar até entrevista de emprego. Para nós, o portfólio será uma forma de organizar e sistematizar as informações desenvolvidas na oficina. Isso irá facilitar as buscas futuras por informações, por exemplo, uma atividade realizada na oficina que você deseje replicar na escola.

O que deve ter?

Os itens esperados no portfólio são:

● Capa

● Texto pré-reflexivo (Feito no primeiro encontro)

● Cronograma (Disponível no site da oficina)

● Contrato de convivência (definido no primeiro encontro e disponível no site da oficina)

● Descrição e comentário reflexivo das atividades de cada encontro e sínteses dos textos lidos.

● Texto pós-reflexivo

● Avaliação do curso

● Apêndice: Projeto educativo

No entanto vários outros itens podem ser adicionados de acordo com a sua criatividade, como fotos, frases marcantes do encontro, imagens extraídas da internet, índice com as páginas de cada atividade, sugestões de filmes e livros para trabalhar na escola, etc.

Como fazer?

A estrutura deverá ser baseada no modelo de documento disponibilizado no Moodle. O projeto educativo também fará parte do portfólio.


Carga horária:

A oficina fornecerá certificado aos participantes com carga horária total de 30 horas, totalizando as 15 horas de momentos síncronos e as 15 horas de estudo dirigido e confecção de portfólio e projeto educativo.