Assim como a Orquestra Filarmônica de Viena surgiu como uma espécie de sociedade de artistas contando com a existência duas sociedades de amigos da filarmônica de Viena, e a Orquestra Filarmônica de Berlim, fundada em 1882 por 54 músicos contando com apoio do famoso agente de concertos Herman Wolf associando-se também ao real conservatório, a Orquestra Filarmônica Estado de São Paulo também busca na sociedade e organizações empresariais apoio para construir a sua história, dando a São Paulo uma orquestra filarmônica genuína.
A Ofesp acredita indubitavelmente que podemos e temos plenas condições de incluir São Paulo nesse seletivo cenário mundial das grandes orquestras filarmónicas.
Com os nossos concertos, a Orquestra Filarmônica Estado de São Paulo busca iniciar exatamente esta missão, apresentando-se como uma opção, com alto nível técnico e artístico, de cultura e entretenimento para a capital paulista.
O que nos falta, se não pessoas apreciadoras desta requintada arte, que confia nesta proposta e nos apoiam por meio dos nossos programas de incentivos, para que juntos construamos uma história de experiências emocionais e culturais, não somente de orgulho para nós paulistanos, mas que em um futuro próximo, possa descrever dentre outros motivos, um que seja aplaudido em pé por austríacos, alemães e americanos.