Observatório Educacional em Rede (OER) /Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas (GEPPOPE)
O Projeto Arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores/profissionais da educação, estudantes, pais/mães de alunos (famílias) é um projeto de extensão em rede nacional que reúne instituições de diferentes unidades federativas em todo país, com o objetivo é produzir um acervo digital de relatos orais, dos mais distintos lugares do país, acerca da duração histórica presente com vistas à construção de uma "cápsula do tempo" como legado às gerações vindouras.
Esse projeto conta com a participação de mais de 30 instituições federais em todo o país e está sob a coordenação da Profa. Dra. Valdeniza maria Lopes da Barra da Universidade Federal de Goiás.
A Universidade Federal de Uberlândia participa por meio do Observatório Educacional em Rede (OER) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Formação e Práticas Educativas – GEPPOPE sob a coordenação da Profa. Dra. Valéria Moreira Rezende. Já a Universidade Federal do Triângulo Mineiro conta com a coordenação da Profa. Dra. Rogéria Isobe. Ao final do projeto as pesquisadoras pretendem fazer um levantamento e análise dos relatos específicos da nossa região. Saiba mais sobre o assunto clicando em: https://observatoriogeohistoria.net.br/capsula-do-tempo/
O propósito de desenvolver um projeto de grande abrangência é perscrutar a diversidade cultural e a riqueza plural dos relatos, expressa na vida cotidiana de cada sujeito. Os impactos da pandemia na vida comum das pessoas que normalmente passariam desapercebidas é a oportunidade de dar visibilidade à vida ordinária que poderá ser, ao mesmo tempo, objeto de pesquisa e um legado para a vida futura.
O teor dos relatos não precisa ser somente em torno da vida escolar, mas a riqueza está expressamente em entrelaçar a fala dos sujeitos e o seu dia a dia da escola, família, trabalho, registrando os dissabores, descobertas e superações...
Para participar é muito simples. Basta entrar no site do Projeto Arquipélago de Memórias e deixar o seu relato no formato mensagem de voz através do WhatsApp. Cada participante pode enviar quantos relatos quiser, de até 5 minutos, contando suas experiências durante a pandemia. É importante estar atendo para que nesse relato o participante não deixe de mencionar a cidade e o estado que mora e principalmente a região do Triângulo Mineiro.
Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Acre e Paraíba
Goiás, Maranhão, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina
Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso
Distrito Federal, Paraná, Tocantins, Sergipe e Roraima