Observatório Educacional em Rede (OER) /Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas (GEPPOPE)
A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e na rede federal de Ensino Médio
Vigência: 2018-Atual
Coordenação Regional: Valéria Moreira Rezende
Contato: valeria.rezende@ufu.br
Proposta: O projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a reforma do ensino médio produzido por meio da Medida Provisória 746/16, convertida na Lei 13.415/17. Vários dos dispositivos normativos incluídos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96) dependem, para que sejam implementados, de regulamentação no âmbito das redes estaduais e federal de ensino. É o caso da Base Nacional Comum Curricular, da oferta dos itinerários formativos, da atribuição de notório saber para a docência, da carga horária mínima da formação básica comum, das parcerias com o setor privado para oferta do itinerário de formação técnica e profissional, dentre outros. Desse modo, a pesquisa irá se ocupar do processo de regulamentação, bem como da análise dos documentos normativos exarados pelos Conselhos Estaduais de Educação, pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação. Trata-se de pesquisa a ser desenvolvida por grupo interinstitucional composto por Instituições de todas as regiões do País: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com vistas a acompanhar o processo de implementação da reforma, produzir análises acerca desse processo e dos documentos oficiais exarados, bem como compor um banco de dados de acesso público aos dispositivos normativos..
O Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e seus desdobramentos sobre o trabalho docente – 2012-2015
Vigência: 2016-2017
Coordenação: Valéria Moreira Rezende
Contato: valeria.rezende@ufu.br
Proposta: A pesquisa articula-se como um desdobramento de pesquisas sobre o Ensino Médio que vêm sendo desenvolvidas pela pesquisadora desde 2007 e que agora se delineia com o recorte da formação continuada de professores do ensino médio. Esta pesquisa busca deflagrar os reais efeitos da política de formação docente sobre a prática docente. Tomando como referência os programas implementados pelo Governo Federal desde 2012, como o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), a pesquisa busca investigar os aspectos que configuram essa formação e como os professores estão recebendo esses programas e que impactos têm no trabalho que desenvolvem.
Formação de professores do ensino médio no programa de desenvolvimento profissional e seus desdobramentos sobre o trabalho docente: as escolas-referência do Pontal do Triângulo Mineiro
Vigência: 2013-2014
Proposta: As mudanças na sociedade contemporânea indicam a necessidade investigação para compreensão do mundo atual. Tendo em vista esta necessidade este projeto de pesquisa se propõe-se a contribuir com a verticalização de estudos sobre as condições de trabalho do professor face as determinações do estado para o processo de contínua formação e por conseguinte, suas interfaces com o desempenho da docência e com a qualidade do ensino. Como campo da pesquisa, foram selecionadas cinco escolas situadas em três municípios na região do Pontal do Triângulo Mineiro buscando identificar e analisar aspectos concernentes às reconfigurações do trabalho docente; as dimensões relacionadas ao processo de formação continuada; a participação docente nessa formação. As diretrizes que nortearão essa pesquisa são traduzidas nos seguintes questionamentos: que contornos assumem o trabalho docente no âmbito do desenvolvimento de um programa de formação determinado pelo governo do estado? Como se caracterizam as novas demandas de trabalho e como impactam na intensificação do trabalho do professor de ensino médio? Em que condições os professores implementam as ações proposta pelo PDP? Quais os indicadores da correlação entre a formação docente, trabalho docente, ensino médio e a qualidade do ensino?
Objetivo: Analisar o impacto que o Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP), elemento estruturante do Projeto escolas-referência no Estado de Minas Gerais, sobre o trabalho de professores do ensino médio.
Desafios na formação de professores e o impacto sobre o trabalho docente no ensino médio: o “Programa de Desenvolvimento Profissional nas escolas-referência” de Ituiutaba - Minas Gerais
Vigência: 2012-2013
Proposta: O projeto de pesquisa incide sobre a formação de professores do ensino médio, inseridos no Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP), um subprojeto do Projeto Escolas-referência, implantado em escolas de tradição e referência ilibada em todo o estado de Minas Gerais. E em decorrência das atividades desenvolvidas no PDP, perscrutar o impacto desta formação proposta pelo governo mineiro sobre o trabalho do professor. A escola passou a ser vista como um lugar onde o professor não só deve se mobilizar e trabalhar em conjunto para produzir resultados eficazes como também lhe é atribuída a responsabilidade pelo desempenho dos alunos traduzido na qualidade do ensino oferecido. Esta lógica insere-se no processo de regulação se revela a partir das exigências de eficiência, eficácia e responsabilidade dos sujeitos escolares – aqui em cena os professores – em produzir resultados do desempenho dos alunos, condicionado estes resultados à distribuição de recursos financeiros. O trabalho docente sofre efeitos do fenômeno da regulação para identificar e generalizar as práticas consideradas eficazes, revelando uma concepção utilitarista da educação. As condições de trabalho do professor muitas vezes – considerando a organização escolar na rede pública – não permite um trabalho compartilhado, não têm tempo disponível para dar aos alunos a atenção necessária, nem para pensar e refletir sobre o trabalho que realizam.
Objetivo: Compreender as diretrizes políticas definidas em Minas Gerais no campo da formação de professores e trabalho docente, delimitando as principais concepções, temas e aspectos abordados no Projeto Escolas-Referência a partir de experiências desenvolvidas no Programa de Desenvolvimento Profissional nas escolas públicas de ensino médio no município de Ituiutaba.