Implantes dentários são pinos de titânio semelhantes a um parafuso, presos no osso maxilar (dentes de cima) ou no mandibular (dentes de baixo). O implante ficará no lugar da raiz do dente que foi extraído ou quebrado, e é nele que será instalado o dente artificial.
O Implante Unitário é indicado quando há ausência de um único dente. É a melhor opção para repor essa perda já que a intervenção é feita somente na região do dente perdido sem afetar os dentes vizinhos. Evita ainda a reabsorção óssea que ocorreria nessa região se o implante não fosse colocado para substituir o dente perdido. Com o implante os dentes vizinhos permanecem intactos, não ocorre perda óssea e a prótese é presa somente no implante o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural.
Também conhecida como Sobredentaduras as Overdentures são próteses sobre implantadas que recuperam a porção dental perdida, o rebordo alveolar e ainda proporcionava suporte aos músculos da face.
As overdentures fazem uso de soldadura biológica, que são implantes dentais ósseo integrados, raízes artificiais implantadas no osso, que criam uma base sólida, possibilitando que sobre esta seja colocada uma prótese dental totalmente removível. Fixam-se no interior da boca, possuem uma capsula na parte interna da sobredentadura, e, por meio de botões de encaixe que são fixados no implante dental resultam em uma prótese confortável e esteticamente agradável.
Esta espécie de sobredentadura é indicada principalmente para pessoas com dificuldades em manter dentaduras instáveis, que se movem, o encaixe existente entre o implante dental e a overdenture, propicia que o paciente tenha facilidade para remover a dentadura no momento da higienização, e quando a mantém no interior da boca, esta, permanece fixa dando maior comodidade ao paciente.
As diferenças entre a sobredentadura ou overdenture e o protocolo fixo são imensas, no entanto a facilidade de o paciente de higienizar as overdentures é maior. Na prática, o paciente apenas retira, limpa e encaixa novamente. Já quem opta pela incorporação de implantes fixos se depara com acúmulos de alimentos nas próteses e há imensa dificuldade em efetuar a limpeza sem o auxilio de um dentista.
Protocolo - Neste tratamento é realizada a colocação de uma prótese fixa total, por intermédio de implantes dentários e se restabelecendo totalmente a mastigação, estética, posição, harmonia facial, conforto e segurança. Por se tratar de uma prótese fixa, que não será removida pelo paciente, se comporta como dentes naturais.