Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre saúde bucal.
Antibiótico estraga os dentes?
❌MITO – O único antibiótico que afeta os dentes é a tetraciclina, quando ingerido na fase de formação dos dentes, provocando uma pigmentação amarelada. Mas mesmo esta pigmentação não enfraquece a estrutura dos dentes.
Cremes dentais para sensibilidade dentária realmente funcionam?
✅VERDADE – Possuem em sua formulação substâncias que selam os túbulos dentinários ("poros" dos dentes), impedindo que estímulos sensíveis (frio, quente, doce) cheguem até o nervo. Esses cremes são uma ótima opção para quem sofre com o problema de dentes sensíveis.
É preciso escovar as bochechas e a língua?
✅VERDADE – As bactérias estão por toda cavidade bucal, não apenas nos dentes. A presença de biofilme nestes locais é a principal causa de mau hálito.
A escova dura limpa melhor os dentes?
❌MITO – Cerdas duras machucam as gengivas e causam erosão no esmalte, contribuindo para o aumento da hipersensibilidade dentinária.
Faz mal escovar os dentes logo após ingerir alimentos?
✅VERDADE – É preciso esperar no mínimo 30 minutos para escovarmos os dentes. Esse é o tempo necessário para que a saliva aja, neutralizando o pH dos alimentos. Alimentos ácidos ou bebidas gaseificadas ocasionam erosão dental, e portanto é importante esperar esses minutinhos para não agravar este quadro.
O enxaguante bucal substitui a escovação?
❌MITO – Somente a escovação + fio dental consegue remover o biofilme dos dentes. Os enxaguantes bucais são para uso específico e temporário. Eles podem até agravar um quadro de má higiene bucal, fazendo com que a placa bacteriana "grude" mais ainda nos dentes.