Novo eBook de Reflexões Teológicas.
Muitas vezes surgiu em minha mente a seguinte pergunta: será que Deus vê o sofrimento que estou passando? Passamos por situações difíceis na vida que nos fazem questionar o amor e o cuidado de Deus por nós. Sofremos com doenças, perdas, injustiças, violências, angústias e medos. Sentimo-nos sozinhos, abandonados e sem esperança. Mas será que Deus realmente se esquece de nós nessas horas? Será que Ele não se importa com o nosso sofrimento? Será que Ele não pode nos livrar das aflições?
Deus vê o sofrimento, salva e guarda os seus filhos. Ele não é indiferente à nossa dor, mas se compadece de nós e nos socorre em nossa necessidade. Ele não é impotente diante dos problemas, mas tem todo o poder para nos libertar e nos restaurar. Ele não é distante ou ausente, mas está sempre conosco e nos protege com a sua graça.
No Salmo 91, o salmista declara que aquele que habita no esconderijo do Altíssimo descansa à sombra do Onipotente. Isso significa que Deus é o nosso refúgio e fortaleza, o nosso abrigo seguro em meio às adversidades. Ele nos cobre com as suas asas e nos livra do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele envia os seus anjos para nos guardar em todos os nossos caminhos e nos faz pisar o leão e a áspide. Ele nos atende quando clamamos e nos honra com a sua salvação.
No Salmo 34, Davi louva a Deus por ter sido livrado de seus inimigos quando fingiu estar louco diante de Abimeleque. Ele testemunha que Deus é bom e fiel, que atende ao clamor dos justos e os livra de todas as suas tribulações. Ele afirma que Deus está perto dos quebrantados de coração e salva os contritos de espírito. Ele reconhece que os justos passam por muitas aflições, mas que Deus os livra de todas elas. Ele convida os que temem a Deus a provarem e verem que Ele é o seu refúgio.
No livro de Daniel, vemos como Deus salvou e guardou três jovens hebreus que foram lançados na fornalha ardente por não se curvarem diante da estátua de Nabucodonosor. Eles confiaram em Deus e declararam que Ele era capaz de livrá-los do fogo, mas mesmo que não o fizesse, eles não adorariam outro deus. Deus enviou um anjo para ficar com eles na fornalha e não permitiu que nenhum mal lhes acontecesse. Eles saíram ilesos, sem cheiro de fumaça ou cabelo chamuscado. Deus foi glorificado diante do rei e de todos os povos.
Esses são apenas alguns exemplos de como Deus vê o sofrimento, salva e guarda os seus filhos. Há muitos outros relatos na Bíblia que mostram o mesmo cuidado e poder de Deus em favor dos que nele confiam. Isso não significa que nós nunca vamos sofrer ou que vamos ser poupados de todas as dificuldades. Significa que Deus está conosco em todas as circunstâncias e que ele tem um propósito maior para a nossa vida.
Portanto, não desanime nem duvide do amor de Deus por você. Ele vê o seu sofrimento, ele salva e guarda você. Ele é a sua sombra, o seu refúgio, a sua salvação. Confie nele e louve-o por tudo o que ele faz.