Novo eBook de Reflexões Teológicas.
Você já se sentiu como a ovelha perdida da bíblia? Já se afastou de Deus e se perdeu em seus próprios caminhos? Já experimentou a solidão, o medo e a culpa de estar longe do seu Pastor? Se você já passou por isso ou está passando agora, saiba que há esperança para você. Há um Deus que te ama e que te procura incansavelmente. Há um Deus que te quer de volta e que se alegra quando te encontra.
Jesus contou uma parábola sobre um pastor que tinha cem ovelhas e perdeu uma delas. Ele não ficou satisfeito com as noventa e nove que estavam seguras no aprisco, mas saiu à procura da ovelha perdida até achá-la. Quando a encontrou, ele a colocou sobre os seus ombros com alegria e chamou os seus amigos para celebrar com ele. Jesus disse que assim é o amor de Deus pelos pecadores que se arrependem (Lucas 15:1-7).
A ovelha perdida estava em perigo, exposta aos predadores, ao frio, à fome e à sede. Ela não tinha como voltar sozinha para o rebanho, nem sabia o caminho de casa. Assim somos nós quando nos afastamos de Deus. Ficamos vulneráveis ao pecado, ao mundo e ao diabo. Sofremos as consequências de nossas escolhas erradas e nos sentimos miseráveis e sem direção. Mas Deus não nos ignora nem nos abandona. Ele vê a nossa situação e se compadece de nós.
O pastor não desistiu da ovelha perdida, mas foi atrás dela com determinação e amor. Ele não a castigou nem a rejeitou, mas a acolheu e a carregou nos seus braços. Ele não a deixou sozinha nem a esqueceu, mas a trouxe de volta para o seu lar. Assim é Deus conosco. Ele nos busca com o seu amor e nos salva pela sua graça. Ele não nos condena nem nos despreza, mas nos perdoa e nos restaura. Ele não nos rejeita nem nos desampara, mas nos adota e nos abençoa.
O pastor não ficou triste nem irritado com a ovelha perdida, mas se alegrou e festejou com ela. Ele não a culpou nem a humilhou, mas a valorizou e a honrou. Ele não a tratou como uma estranha nem como uma inimiga, mas como uma amiga e uma filha. Assim é Deus conosco. Ele se alegra e celebra quando nos arrependemos e voltamos para ele. Ele não nos humilha nem nos envergonha, mas nos exalta e nos glorifica. Ele não nos trata como estranhos nem como inimigos, mas como amigos e filhos.
Deus vê o nosso sofrimento, salva com o seu amor e se alegra com o nosso arrependimento. Ele é o nosso Pastor que cuida de nós como suas ovelhas. Ele é o nosso Pai que nos ama como seus filhos.
Você já experimentou esse amor de Deus? Você já se arrependeu dos seus pecados e voltou para ele? Você já faz parte do seu rebanho e da sua família? Se ainda não, hoje é o dia da sua salvação. Hoje é o dia de você deixar de ser uma ovelha perdida e se tornar uma ovelha achada pelo Pastor.